Curso


Diploma de técnico superior profissional
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 27
Total de alunos inscritos em simultâneo 54
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Lisboa Quinta do Bom Nome Estrada da Correia, 53 27 54
Descrição geral Planear, gerir, executar e avaliar estratégias de marketing digital, que permitam potenciar a presença das empresas, produtos e marcas no meio online. Editar, conceber, publicar, gerir e monitorizar conteúdos digitais em redes sociais e plataformas de comunicação digital.
Atividades principais
Criar conteúdos para o meio digital alinhados com as necessidades dos consumidores.
Desenvolver e executar o planeamento de marketing e comunicação de uma estratégia de mercado online.
Elaborar e coordenar campanhas de marketing digital.
Gerir a identidade da marca, posicionamento e principais critérios de segmentação de mercados em âmbito digital.
Gerir as necessidades, recursos e capacidades digitais da organização.
Gerir e utilizar os novos meios digitais disponíveis com recurso a técnicas novas para venda de produtos, serviços e ideias.
Gerir, planear e implementar estratégias de marketing digital numa organização.
Monitorizar a aplicação da legislação comercial no planeamento de marketing e comunicação de uma estratégia de mercado online.
Monitorizar e gerir o impacto de campanhas de marketing digital.
Selecionar e coordenar os sistemas de informação e comunicação de suporte ao comércio eletrónico.
Conhecimentos
Conhecimento aprofundado sobre o processo de relacionamento e de gestão de reclamações.
Conhecimento especializado de análise da concorrência dentro dos meios digitais;
Conhecimento especializado de legislação comercial
Conhecimento especializado sobre a utilização da técnicas de companhas digitais
Conhecimento especializado sobre marketing digital;
Conhecimento especializado sobre o funcionamento das plataformas digitais e de gestão de redes sociais.
Conhecimento profundo sobre técnicas de elaboração de conteúdo digital.
Conhecimentos abrangentes de comportamento do consumidor;
Conhecimentos abrangentes de marketing estratégico e operacional.
Conhecimentos abrangentes em língua portuguesa e inglesa;
Conhecimentos especializados sobre desenvolvimento e lançamento de produtos digitais
Conhecimentos especializados sobre merchandinsing e animação do ponto de venda online.
Conhecimentos fundamentais de gestão de empresas, incluindo comunicação e empreendedorismo;
Conhecimentos fundamentais sobre a realização de eventos online, nomeadamente promocionais.
Conhecimentos fundamentais sobre as principais vertentes técnicas e relacionais do comércio eletrónico
Aptidões
Analisar as plataformas digitais, para potenciar a relação com os clientes.
Analisar e avaliar a prospeção.
Analisar e controlar os custos no apoio de atividades comerciais e de vendas;
Analisar informação em língua portuguesa e língua inglesa;
Aplicar as tecnologias de informação como suporte de gestão
Aplicar e dinamizar campanhas de comunicação online, usando as diferentes plataformas e redes sociais para esse efeito.
Aplicar melhorias no portefólio dos produtos, criando novas propostas e otimizando outras dentro dos meios digitais;
Aplicar técnicas de comércio eletrónico no desenho de um plano de marketing digital;
Avaliar processos relacionados com a aplicação do direito comercial
Dinamizar a informação nas redes sociais.
Dinamizar e implementar planos de marketing digital;
Dinamizar os processos de gestão inerentes ao comércio eletrónico, articulando diferentes perfis profissionais;
Identificar e selecionar os mercados-alvo, de acordo com as necessidades e características específicas dos clientes.
Preparar as estratégias de comunicação às diferentes formas e para diferentes públicos;
Preparar um portefólio de produtos e serviços diferenciados;
Atitudes
Demonstrar autonomia na tomada de decisão.
Demonstrar capacidade analítica e pensamento lógico;
Demonstrar capacidade criativa e facilidade na resolução de problemas técnicos;
Demonstrar capacidade de iniciativa e responsabilidade na resolução de problemas, nas ações junto do mercado e nos resultados.
Demonstrar capacidade de prioritizar as tarefas em função dos objetivos da organização.
Demonstrar capacidade para a utilização de plataformas físicas e digitais.
Demonstrar flexibilidade e capacidade de estabelecer relações cordiais entre colegas e clientes
Demonstrar flexibilidade para se adaptar a situações e contextos voláteis e disponibilidade para a inovação e a aprendizagem contínua.
Demonstrar responsabilidade e sentido ético, indo ao encontro às necessidades da organização e dos clientes.
Demonstrar um perfil empreendedor.

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Marketing Digital (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Desenvolvimento pessoal (0090) 0090 8 0 0 6.67%
Audiovisuais e Produção dos Media (0213) 0213 10 0 0 8.33%
Psicologia (0311) 0311 4 0 0 3.33%
Comércio (0341) 0341 6 0 0 5%
Marketing e Publicidade (0342) 0342 82 0 0 68.33%
Direito (0380) 0380 4 0 0 3.33%
Estatística (0462) 0462 6 0 0 5%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1620h 255h 0h 60
Semestral Técnicas de Comunicação Geral e científica 0090 108h
 (HEP 78h)
0h 0h
4
Semestral Social Media Marketing Técnica 0342 162h
 (HEP 102h)
45h 0h
6
Semestral Mobile Marketing Técnica 0342 108h
 (HEP 78h)
15h 0h
4
Semestral Marketing de Conteúdo Técnica 0342 162h
 (HEP 102h)
45h 0h
6
Semestral Google Marketing Técnica 0342 135h
 (HEP 90h)
30h 0h
5
Semestral Gestão de Marketing Técnica 0342 162h
 (HEP 102h)
30h 0h
6
Semestral Ferramentas de Web Design Técnica 0213 135h
 (HEP 90h)
30h 0h
5
Semestral Ferramentas de Marketing Intelligence Técnica 0342 135h
 (HEP 90h)
30h 0h
5
Semestral Estudos de Mercado Técnica 0342 135h
 (HEP 90h)
30h 0h
5
Semestral Direito em Ambiente Digital Geral e científica 0380 108h
 (HEP 78h)
0h 0h
4
Semestral Comportamento de Consumidores Digitais Geral e científica 0311 108h
 (HEP 78h)
0h 0h
4
Semestral Análise e Tratamento de Informação e Inteligência Artificial Geral e científica 0462 162h
 (HEP 102h)
0h 0h
6
2º Ano 1580h 165h 0h 60
Semestral Projeto Técnica 0342 270h
 (HEP 210h)
60h 0h
10
Semestral Ferramentas de Video Marketing Técnica 0213 135h
 (HEP 90h)
30h 0h
5
Semestral Ferramentas de Display Advertising & Email Marketing Técnica 0342 135h
 (HEP 90h)
30h 0h
5
Semestral Estágio Em contexto de trabalho 0342 770h
 (HEP 770h)
0h 0h
30
Semestral E-Commerce e Gestão de Lojas Virtuais Técnica 0341 162h
 (HEP 102h)
45h 0h
6
Semestral Criatividade Digital Geral e científica 0090 108h
 (HEP 78h)
0h 0h
4
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)