Curso


Diploma de técnico superior profissional
Um dos seguintes conjuntos de áreas: Biologia; Filosofia; Geografia; História; Literatura Portuguesa; Matemática; Português; Geologia
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 20
Total de alunos inscritos em simultâneo 55
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Guarda Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, 50 20 55
Descrição geral Planear, desenvolver, acompanhar, mediar e avaliar atividades de educação de adultos, de forma autónoma ou sob orientação, contribuindo com respostas adaptadas e específicas no que se refere às oportunidades para tornar bem-sucedidas as mudanças ao longo da vida e à construção de sociedades sustentáveis.
Atividades principais
Conceber e desenvolver projetos e atividades promotores de oportunidades de mudanças bem-sucedidas.
Conceber, operacionalizar e avaliar ações promotoras de alfabetização e literacias, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida.
Desenvolver a autonomia na aprendizagem das pessoas adultas, nos diversos contextos de vida.
Desenvolver práticas educativas alicerçadas em métodos de ensino inovadores.
Gerir atividades e projetos educativos em conformidade com a ética e deontologia.
Mediar interculturalmente.
Conhecimentos
Conhecimentos abrangentes da língua materna e da língua estrangeira ao nível oral e escrito.
Conhecimentos abrangentes das características sociais e éticas em contexto organizacional.
Conhecimentos abrangentes de matemática funcional.
Conhecimentos abrangentes do papel do indivíduo na construção de sociedades sustentáveis.
Conhecimentos abrangentes dos conceitos de risco e o papel da educação.
Conhecimentos aprofundados com enquadramento na educação de adultos em consonância com as políticas europeias de aprendizagem ao longo da vida.
Conhecimentos aprofundados da influência dos estilos de vida na saúde dos indivíduos.
Conhecimentos aprofundados de diferentes contextos de aprendizagem ao longo da vida.
Conhecimentos aprofundados de processos de observação, planificação e avaliação de intervenção em contextos profissionais.
Conhecimentos especializados das tecnologias de informação e comunicação com fins formativos.
Conhecimentos especializados de diferentes formas de expressão e atitudes criativas com o público-alvo, valorizando a tradição cultural portuguesa.
Conhecimentos especializados do papel dos indivíduos, da comunidade e das instituições na promoção de estilos de vida saudáveis indissociados de contextos societais sustentáveis.
Conhecimentos especializados em seleção, preparação e confeção de alimentos na promoção de um estilo de vida saudável, dos produtos endógenos e da gastronomia identitária.
Conhecimentos especializados em técnicas do ensino e aprendizagem da leitura, da escrita e de novas formas de comunicação para a participação ativa na sociedade.
Conhecimentos fundamentais de técnicas aplicadas no domínio das atividades lúdico-desportivas e jogos tradicionais para adultos.
Conhecimentos fundamentais do património cultural imaterial da sociedade.
Conhecimentos fundamentais sobre os princípios da andragogia.
Aptidões
Avaliar as ações educativas desenvolvidas e efetuar as adaptações necessárias, em função dos resultados obtidos.
Avaliar as necessidades do meio profissional e saber aplicar as técnicas de comunicação adequadas.
Colaborar com equipas multidisciplinares na promoção da saúde.
Conceber e executar receitas, no cumprimento das regras de higiene e de segurança alimentar.
Dinamizar atividades práticas de hortofloricultura enquadradas nos princípios da valorização dos produtos autóctones e da eficiente gestão multifuncional dos espaços.
Dinamizar e promover o empoderamento das populações excluídas e vulneráveis socialmente.
Dinamizar métodos educativos, psicológicos, sociológicos relevantes, adequando-os ao trabalho desenvolvido.
Efetuar a correta adequação das atividades à motivação e condição física dos praticantes e suas necessidades.
Estabelecer relações em contextos profissionais, agindo de forma congruente.
Gerir os recursos necessários com vista à construção de uma sociedade sustentável.
Mobilizar uma escuta ativa capaz de detetar e identificar problemáticas relacionadas com a vulnerabilidade e/ou exclusão social.
Promover a partilha intercultural.
Promover uma dimensão cívica e formativa relativa às exigências éticas e deontológicas da atividade profissional.
Promover, na comunidade, valores de relacionamento interpessoal.
Propor e dinamizar criativamente práticas culturais e artísticas.
Selecionar as metodologias e técnicas apropriadas aos contextos e públicos-alvo.
Utilizar ferramentas digitais que fomentem a integração e as dinâmicas de grupo.
Atitudes
Adotar atitudes interculturais no desenvolvimento de ações educativas.
Agir com responsabilidade e autonomia.
Agir em função de princípios de ética.
Demonstrar atitude pró-ativa com o cumprimento das normas de segurança, de higiene e de saúde aplicadas à atividade gastronómica, valorizando a cultura gastronómica tradicional indissociada da alimentação saudável.
Demonstrar capacidade de aprendizagem contínua e cooperativa.
Demonstrar capacidade de estabelecer relações estáveis com diferentes entidades e parceiros com quem tenha de articular as suas atividades.
Demonstrar capacidade na utilização dos diferentes instrumentos de comunicação.
Demonstrar criatividade e respeito pela identidade cultural e pela biodiversidade.
Demonstrar disponibilidade para trabalhar cooperativamente na realização de mudanças inovadoras.
Demonstrar poder de comunicação, adaptando a linguagem às características dos diferentes interlocutores.
Favorecer a inclusão social, respeitando princípios e valores éticos e relacionais, contribuindo para a construção de sociedades mais justas e sustentáveis.
Favorecer a inclusão social, respeitando princípios e valores éticos e relacionais, contribuindo para um envelhecimento ativo.
Mostrar disponibilidade na colaboração em atividades propostas pela instituição de estágio.
Revelar capacidade para conceção e desenvolvimento de projetos criativos.

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Educação de Adultos (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Ciências da Educação (0142) 0142 60.5 0 0 50.42%
Belas-Artes (0211) 0211 5 0 0 4.17%
Artes do Espetáculo (0212) 0212 5 0 0 4.17%
Audiovisuais e Produção dos Media (0213) 0213 5.5 0 0 4.58%
Línguas e Literaturas Estrangeiras (0222) 0222 4.5 0 0 3.75%
Língua e Literatura Materna (0223) 0223 9.5 0 0 7.92%
Filosofia e Ética (0226) 0226 5 0 0 4.17%
Psicologia (0311) 0311 5 0 0 4.17%
Sociologia e Outros Estudos (0312) 0312 5 0 0 4.17%
Floricultura e Jardinagem (0622) 0622 5 0 0 4.17%
Hotelaria e Restauração (0811) 0811 5 0 0 4.17%
Desporto (0813) 0813 5 0 0 4.17%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1498h 199h 0h 60
Semestral Ambiente, Cidadania e Educação Social Geral e científica 0142 125h
 (HEP 80h)
0h 0h
5
Semestral Sim Língua Estrangeira (Espanhol)
Leque de Escolha:
Língua Estrangeira (Espanhol)
Língua Estrangeira (Francês)
Geral e científica 0222 112h

112h
112h

 (HEP 67h)
0h 0h

0h
0h
4.5

4
4
Semestral Sociologia da Pobreza e da Inclusão Social Geral e científica 0312 125h
 (HEP 80h)
0h 0h
5
Semestral Psicologia da Educação e Teorias da Aprendizagem Geral e científica 0311 125h
 (HEP 80h)
0h 0h
5
Semestral Modelos e Práticas de Educação de Adultos Técnica 0142 137h
 (HEP 85h)
30h 0h
5.5
Semestral Matemática para a Vida Técnica 0142 125h
 (HEP 72h)
40h 0h
5
Semestral Literatura Oral e Tradicional Técnica 0223 125h
 (HEP 80h)
20h 0h
5
Semestral Língua Portuguesa Geral e científica 0223 112h
 (HEP 67h)
0h 0h
4.5
Semestral Introdução à Educação de Adultos Técnica 0142 125h
 (HEP 72h)
20h 0h
5
Semestral Ética e Comportamento Organizacional Técnica 0226 125h
 (HEP 80h)
15h 0h
5
Semestral Educação, Saúde e Envelhecimento Técnica 0142 125h
 (HEP 80h)
22h 0h
5
Semestral Atelier de Ferramentas Digitais Técnica 0213 137h
 (HEP 77h)
52h 0h
5.5
2º Ano 1500h 270h 0h 60
Semestral Estágio Em contexto de trabalho 0142 750h
 (HEP 700h)
0h 0h
30
Semestral Atelier de Movimento, Música e Drama Técnica 0212 125h
 (HEP 72h)
45h 0h
5
Semestral Atelier de Hortofloricultura Técnica 0622 125h
 (HEP 72h)
45h 0h
5
Semestral Atelier de Gastronomia Tradicional e Sustentável Técnica 0811 125h
 (HEP 72h)
45h 0h
5
Semestral Atelier de Expressão Plástica Técnica 0211 125h
 (HEP 72h)
45h 0h
5
Semestral Atelier de Expressão Físico-Motora Técnica 0813 125h
 (HEP 72h)
45h 0h
5
Semestral Atelier de Alfabetização e Literacias Técnica 0142 125h
 (HEP 72h)
45h 0h
5
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)