Curso


Diploma de técnico superior profissional
Um dos seguintes conjuntos de áreas: Economia; Filosofia; Geografia; História; Matemática; Português
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 20
Total de alunos inscritos em simultâneo 50
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Guarda Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, 50 20 50
Descrição geral Planear, desenvolver e implementar estratégias de comunicação e marketing, na envolvente organizacional, através de uma abordagem comunicacional que permita construir uma relação de confiança com os respetivos públicos.
Atividades principais
Aferir o grau de satisfação dos clientes, gerindo conflitos e situações imprevistas, promovendo a qualidade do serviço prestado.
Aplicar técnicas de comunicação na produção de conteúdos digitais;
Criar produtos turísticos a partir do levantamento do património natural e cultural da região;
Efetuar análises de mercado a nível da oferta e procura turística;
Efetuar o acolhimento, atendimento e acompanhamento de clientes individuais e em grupo;
Elaborar materiais de promoção multilingue no âmbito de estratégias de internacionalização;
Gerir os processos de atendimento ao cliente;
Interagir com o cliente em diferentes idiomas;
Operacionalizar ações de relações públicas;
Produzir planos de relações públicas, por forma a aumentar a notoriedade e a credibilidade;
Conhecimentos
Conhecimentos abrangentes da língua materna e da língua estrangeira ao nível oral e escrito;
Conhecimentos abrangentes do património natural e cultural;
Conhecimentos aprofundados na elaboração de planos de relações públicas;
Conhecimentos aprofundados relativos ao planeamento, organização e gestão de todas as operações de receção e alojamento turístico;
Conhecimentos especializados de práticas em contexto de trabalho.
Conhecimentos especializados de tecnologias e de softwares específicos inerentes à gestão turística;
Conhecimentos especializados na análise da informação referente à comunicação organizacional e adaptação aos diferentes suportes;
Conhecimentos especializados sobre contexto interculturais e multiculturais;
Conhecimentos fundamentais de estratégias e técnicas de promoção turística;
Conhecimentos fundamentais de organização e gestão de eventos;
Conhecimentos fundamentais em estratégias de comunicação para a construção da notoriedade;
Conhecimentos fundamentais sobre técnicas de atendimento e acolhimento diferenciado de clientes de acordo com a etiqueta e protocolo;
Conhecimentos fundamentais sobre terminologia técnica e conceitos básicos de turismo;
Aptidões
Comunicar em diferentes idiomas;
Analisar a origem e a natureza do fenómeno turístico;
Aplicar ferramentas que potenciam uma transformação digital;
Aplicar técnicas de atendimento e comunicação adequadas;
Aplicar técnicas de comunicação e de promoção turística;
Articular diferentes ofertas turísticas em rede;
Colaborar com equipas multidisciplinares na comunicação e promoção do turismo;
Construir estratégias de comunicação adequadas à promoção organizacional
Criar produtos turísticos diferenciados;
Disponibilizar informação turística em multiplataforma por forma a potenciar o impacto;
Identificar os intervenientes no sistema turístico e as suas dinâmicas;
Implementar estratégias de relacionamento interpessoal;
Interagir com os diferentes stakeholders em funções das necessidades específicas promovendo o turismo em rede;
Inventariar e promover o património através de um crescimento sustentável da atividade turística baseada na regeneração dos recursos e ativos endógenos da região;
Planear e executar atividades inerentes aos serviços de receção e atendimento;
Utilizar ferramentas digitais nas diferentes áreas do turismo;
Atitudes
Aplicar soft skills e a comunicação na relação com o público;
Compreender a origem e a natureza do fenómeno turístico
Demonstrar capacidade de adequação e utilização das diferentes tecnologias;
Demonstrar capacidade de estabelecer relações estáveis com diferentes entidades e parceiros com quem tenha de articular as suas atividades;
Demonstrar capacidade de resolução de conflitos, problemas e de situações imprevistas;
Demonstrar capacidade para agir em função de princípios éticos, deontológicos e de responsabilidade social.
Demonstrar cuidado com a sua apresentação pessoal;
Demonstrar flexibilidade e capacidade de adaptação a diferentes públicos e contextos de trabalho, promovendo o bom relacionamento interpessoal;
Demonstrar interesse em compreender e respeitar as expetativas e necessidades dos clientes;
Demonstrar organização, disciplina e capacidade de gestão do tempo;
Demonstrar poder de comunicação, adaptando a linguagem às características dos diferentes interlocutores;
Demonstrar proatividade na preservação e regeneração dos recursos através de uma postura socio-ambiental responsável;
Demonstrar responsabilidade e autonomia na tomada de decisão e capacidade de resolução de problemas de forma adequada;
Demonstrar zelo, respeito e bom senso no desenvolvimento de trabalho colaborativo;
Revelar iniciativa, dinamismo e espírito inovador e empreendedor;
Valorizar o património através de um crescimento sustentável da atividade turística baseada na regeneração dos recursos e ativos endógenos da região;

--
Relações Públicas para o Turismo (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Desenvolvimento pessoal (0090) 0090 5 0 0 4.17%
Audiovisuais e Produção dos Media (0213) 0213 5 0 0 4.17%
Línguas e Literaturas Estrangeiras (0222) 0222 13.5 0 0 11.25%
Língua e Literatura Materna (0223) 0223 4.5 0 0 3.75%
Sociologia e Outros Estudos (0312) 0312 4 0 0 3.33%
Ciência Política e Cidadania (0313) 0313 5 0 0 4.17%
Marketing e Publicidade (0342) 0342 63 0 0 52.5%
Hotelaria e Restauração (0811) 0811 5 0 0 4.17%
Turismo e Lazer (0812) 0812 15 0 0 12.5%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1498h 270h 0h 60
Semestral Património Cultural Geral e científica 0312 100h
 (HEP 55h)
0h 0h
4
Semestral Língua Portuguesa Geral e científica 0223 112h
 (HEP 67h)
0h 0h
4.5
Semestral Sim Língua Estrangeira Alemão
Leque de Escolha:
Língua Estrangeira (Inglês)
Língua Estrangeira Alemão
Geral e científica 0222 112h

112h
112h

 (HEP 67h)
0h 0h

0h
0h
4.5

4
4
Semestral Inglês Aplicado II Geral e científica 0222 112h
 (HEP 67h)
0h 0h
4.5
Semestral Inglês Aplicado I Geral e científica 0222 112h
 (HEP 67h)
0h 0h
4.5
Semestral Gestão do Alojamento Técnica 0811 125h
 (HEP 65h)
45h 0h
5
Semestral e-Turismo Técnica 0812 125h
 (HEP 80h)
30h 0h
5
Semestral Comunicação e Organização de Eventos Técnica 0342 150h
 (HEP 90h)
45h 0h
6
Semestral Assessoria de Comunicação Técnica 0342 150h
 (HEP 90h)
30h 0h
6
Semestral Turismo Técnica 0812 125h
 (HEP 65h)
45h 0h
5
Semestral Relações Públicas Técnica 0342 150h
 (HEP 90h)
45h 0h
6
Semestral Relações Interpessoais Técnica 0090 125h
 (HEP 80h)
30h 0h
5
2º Ano 1550h 215h 0h 60
Semestral Marketing Turístico Técnica 0342 125h
 (HEP 65h)
45h 0h
5
Semestral Estágio Em contexto de trabalho 0342 800h
 (HEP 750h)
0h 0h
30
Semestral Destinos e Produtos Turísticos Técnica 0812 125h
 (HEP 65h)
45h 0h
5
Semestral Relações Públicas e Protocolo Técnica 0342 125h
 (HEP 80h)
30h 0h
5
Semestral Relações Públicas e Interculturalidade Técnica 0342 125h
 (HEP 80h)
30h 0h
5
Semestral Relações Internacionais Técnica 0313 125h
 (HEP 80h)
35h 0h
5
Semestral Produção Multimédia Técnica 0213 125h
 (HEP 80h)
30h 0h
5
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)