Conhecimentos |
Conhecimentos abrangentes da língua materna e da língua estrangeira ao nível oral e escrito; |
Conhecimentos abrangentes do património natural e cultural; |
Conhecimentos aprofundados na elaboração de planos de relações públicas; |
Conhecimentos aprofundados relativos ao planeamento, organização e gestão de todas as operações de receção e alojamento turístico; |
Conhecimentos especializados de práticas em contexto de trabalho. |
Conhecimentos especializados de tecnologias e de softwares específicos inerentes à gestão turística; |
Conhecimentos especializados na análise da informação referente à comunicação organizacional e adaptação aos diferentes suportes; |
Conhecimentos especializados sobre contexto interculturais e multiculturais; |
Conhecimentos fundamentais de estratégias e técnicas de promoção turística; |
Conhecimentos fundamentais de organização e gestão de eventos; |
Conhecimentos fundamentais em estratégias de comunicação para a construção da notoriedade; |
Conhecimentos fundamentais sobre técnicas de atendimento e acolhimento diferenciado de clientes de acordo com a etiqueta e protocolo; |
Conhecimentos fundamentais sobre terminologia técnica e conceitos básicos de turismo; |
Aptidões |
Comunicar em diferentes idiomas; |
Analisar a origem e a natureza do fenómeno turístico; |
Aplicar ferramentas que potenciam uma transformação digital; |
Aplicar técnicas de atendimento e comunicação adequadas; |
Aplicar técnicas de comunicação e de promoção turística; |
Articular diferentes ofertas turísticas em rede; |
Colaborar com equipas multidisciplinares na comunicação e promoção do turismo; |
Construir estratégias de comunicação adequadas à promoção organizacional |
Criar produtos turísticos diferenciados; |
Disponibilizar informação turística em multiplataforma por forma a potenciar o impacto; |
Identificar os intervenientes no sistema turístico e as suas dinâmicas; |
Implementar estratégias de relacionamento interpessoal; |
Interagir com os diferentes stakeholders em funções das necessidades específicas promovendo o turismo em rede; |
Inventariar e promover o património através de um crescimento sustentável da atividade turística baseada na regeneração dos recursos e ativos endógenos da região; |
Planear e executar atividades inerentes aos serviços de receção e atendimento; |
Utilizar ferramentas digitais nas diferentes áreas do turismo; |
Atitudes |
Aplicar soft skills e a comunicação na relação com o público; |
Compreender a origem e a natureza do fenómeno turístico |
Demonstrar capacidade de adequação e utilização das diferentes tecnologias; |
Demonstrar capacidade de estabelecer relações estáveis com diferentes entidades e parceiros com quem tenha de articular as suas atividades; |
Demonstrar capacidade de resolução de conflitos, problemas e de situações imprevistas; |
Demonstrar capacidade para agir em função de princípios éticos, deontológicos e de responsabilidade social. |
Demonstrar cuidado com a sua apresentação pessoal; |
Demonstrar flexibilidade e capacidade de adaptação a diferentes públicos e contextos de trabalho, promovendo o bom relacionamento interpessoal; |
Demonstrar interesse em compreender e respeitar as expetativas e necessidades dos clientes; |
Demonstrar organização, disciplina e capacidade de gestão do tempo; |
Demonstrar poder de comunicação, adaptando a linguagem às características dos diferentes interlocutores; |
Demonstrar proatividade na preservação e regeneração dos recursos através de uma postura socio-ambiental responsável; |
Demonstrar responsabilidade e autonomia na tomada de decisão e capacidade de resolução de problemas de forma adequada; |
Demonstrar zelo, respeito e bom senso no desenvolvimento de trabalho colaborativo; |
Revelar iniciativa, dinamismo e espírito inovador e empreendedor; |
Valorizar o património através de um crescimento sustentável da atividade turística baseada na regeneração dos recursos e ativos endógenos da região; |