Curso


Diploma de técnico superior profissional
Um dos seguintes conjuntos de áreas: Biologia e Geologia; Espanhol; Geografia; História; Inglês; Matemática; Português
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 25
Total de alunos inscritos em simultâneo 50
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Guarda Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, 50 25 50
Descrição geral Realizar, de uma forma autónoma ou integrados em equipas, projetos de interpretação e educação patrimonial, natural e cultural, contribuindo para a promoção e a conciencialização da sustentabilidade e conhecimento dos territórios.
Atividades principais
Acompanhar grupos heterogéneos, interessados no conhecimento da natureza;
Classificar territórios de acordo com as suas características geomorfológicas, biológicas e culturais;
Consciencializar para a importância de comportamentos sustentáveis na manutenção e valorização dos territórios ;
Coordenar projetos e ou programas de investigação na natureza quer relacionados com os recursos geológicos, quer com os recursos biológicos;
Desenvolver projetos relacionados com a preservação e promoção turística dos recursos endógenos, com respeito pela conservação e valorização patrimonial;
Gerir e coordenar visitas de grupos de pessoas a parques e reservas naturais, assim como outras áreas classificadas do território, como as Reservas Biosfera e os Geoparques Mundiais da Unesco;
Identificar a fauna, a flora e a geomorfologia de um território e da sua paisagem;
Inventariar e georreferenciar recursos patrimoniais, naturais e culturais;
Planear e executar atividades de interpretação potenciadoras da valorização do património natural, inserido no seu contexto;
Planear, executar e avaliar atividades de educação ambiental que potencializem a valorização de territórios classificados;
Realizar trabalhos de interpretação e educação patrimonial, natural e cultural, ajustados a vários públicos e múltiplos contextos;
Supervisionar e acompanhar trabalhos de inventariação, recenseamento e distribuição de recursos patrimoniais naturais e culturais;
Valorizar de uma forma educativa, turística e social o conhecimento dos territórios.
Conhecimentos
Conhecimentos especializados de educação ambiental para o desenvolvimento sustentável;
Conhecimentos abrangentes de empreendedorismo.
Conhecimentos abrangentes de meteorologia no planeamento de atividades;
Conhecimentos abrangentes sobre a gestão e conservação da natureza e legislação relacionada;
Conhecimentos especializados ao nível das diferentes classificações territoriais (nacionais e internacionais);
Conhecimentos especializados das metodologias de inventariação, recenseamento e distribuição dos elementos do património natural e cultural;
Conhecimentos especializados de ecologia, distribuição e características das principais espécies e comunidades de fauna e flora;
Conhecimentos especializados de geomorfologia e análise da paisagem;
Conhecimentos especializados de língua materna e de língua estrangeira;
Conhecimentos especializados de procedimentos em caso de emergência, de primeiros socorros, de suporte básico de vida e de técnicas de sobrevivência;
Conhecimentos especializados de psicologia de grupo e de gestão de conflitos;
Conhecimentos especializados de realização e planeamento de atividades na natureza;
Conhecimentos especializados dos modos de vida e do património cultural;
Conhecimentos especializados em património geológico, biológico e cultural;
Conhecimentos especializados na elaboração, caracterização e definição de rotas e itinerários na natureza;
Conhecimentos especializados nas formas de identificação e caracterização da fauna e flora terrestre;
Conhecimentos fundamentais de animação turística e desenvolvimento local;
Conhecimentos fundamentais de metodologias de valorização dos elementos patrimoniais e as potencialidades da sua exploração, em particular, no campo do geoturismo;
Conhecimentos fundamentais em marketing e tecnologias multimédia na valorização e promoção dos territórios;
Aptidões
Adaptar o discurso, oral e escrito, e os conteúdos às características dos diferentes contextos e públicos;
Analisar documentos e ações de referência no âmbito da educação para o desenvolvimento sustentável;
Analisar os problemas ambientais e aplicar metodologias adequadas para os resolver;
Analisar, em contexto natural, os ecossistemas da fauna e da flora existentes;
Avaliar e analisar a importância do património natural e cultural existente para a promoção e valorização dos territórios onde se encontram;
Avaliar e propor soluções criativas para uma melhor articulação entre os diferentes agentes que atuam no mesmo espaço regional ao nível da promoção das suas potencialidades naturais e culturais;
Colaborar em atividades de investigação e de monitorização de áreas naturais.
Comunicar informação sobre o património natural e cultural;
Criar estratégias de valorização do potencial endógeno natural e cultural dos territórios;
Identificar e georreferenciar elementos do património cultural;
Identificar e georreferenciar elementos do património geomorfológico e biológico;
Implementar ações no âmbito da educação para o desenvolvimento sustentável em diversos contextos;
Interpretar e caracterizar elementos do património geomorfológico e biológico;
Interpretar e caracterizar os elementos do património cultural;
Pesquisar e interpretar documentação técnica respeitante aos normativos de proteção e conservação da natureza e do património;
Planear ações no âmbito da educação para o desenvolvimento sustentável em diversos contextos;
Selecionar e utilizar as novas tecnologias para promoção, valorização e potencialização dos territórios e dos seus recursos endógenos;
Utilizar ferramentas SIG para a construção de rotas e itinerários sustentáveis;
Atitudes
Demonstrar capacidade de adaptação à evolução dos procedimentos e das tecnologias;
Demonstrar capacidade de adaptação aos diferentes contextos, sociais, culturais e naturais;
Demonstrar capacidade de autonomia, sentido crítico e autoiniciativa;
Demonstrar capacidade de estabelecer compromissos assentes na ética profissional com sentido de responsabilidade;
Demonstrar capacidade de iniciativa e responsabilidade;
Demonstrar capacidade de proatividade relativamente às intervenções a desenvolver no território em colaboração e mediação com as comunidades locais;
Demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, nomeadamente ao nível da motivação e da gestão de conflitos;
Demonstrar capacidade de respeitar e valorizar a diversidade ambiental;
Demonstrar capacidade de respeitar os princípios ambientalmente sustentáveis à escala local e global;
Demonstrar capacidade de respeitar os valores do património e da diversidade cultural;
Demonstrar capacidade de trabalhar cooperativamente com pessoas, grupos e comunidades;
Demonstrar capacidade de trabalhar em equipas interdisciplinares;
Demonstrar capacidade reflexiva sobre as potencialidades e limitações da promoção dos recursos locais como mecanismo de valorização do desenvolvimento sustentável dos territórios.

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Guias de Natureza (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Línguas e Literaturas Estrangeiras (0222) 0222 9 0 0 7.5%
Língua e Literatura Materna (0223) 0223 4.5 0 0 3.75%
Sociologia e Outros Estudos (0312) 0312 5 0 0 4.17%
Marketing e Publicidade (0342) 0342 5 0 0 4.17%
Gestão e Administração (0345) 0345 5 0 0 4.17%
Ciências do Ambiente (0422) 0422 51 0 0 42.5%
Ciências da Terra (0443) 0443 20.5 0 0 17.08%
Estatística (0462) 0462 4.5 0 0 3.75%
Arquitetura e Urbanismo (0581) 0581 6 0 0 5%
Enfermagem (0723) 0723 5.5 0 0 4.58%
Turismo e Lazer (0812) 0812 4 0 0 3.33%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1507h 420h 0h 60
Semestral Socorrismo Técnica 0723 137h
 (HEP 92h)
45h 0h
5.5
Semestral Recursos Naturais e Hidrologia Técnica 0443 112h
 (HEP 67h)
45h 0h
4.5
Semestral Língua Portuguesa Geral e científica 0223 112h
 (HEP 67h)
0h 0h
4.5
Semestral Geologia e Geomorfologia Técnica 0443 135h
 (HEP 75h)
60h 0h
5
Semestral Geodiversidade e Património Técnica 0443 150h
 (HEP 90h)
60h 0h
6
Semestral Estatística Geral e científica 0462 112h
 (HEP 67h)
0h 0h
4.5
Semestral Sim Espanhol Técnico II
Leque de Escolha:
Espanhol Técnico II
Inglês Técnico II
Geral e científica 0222 112h

112h
112h

 (HEP 67h)
0h 0h

0h
0h
4.5

4
4
Semestral Sim Espanhol Técnico I
Leque de Escolha:
Espanhol Técnico I
Inglês Técnico I
Geral e científica 0222 112h

112h
112h

 (HEP 67h)
0h 0h

0h
0h
4.5

4
4
Semestral Educação e Interpretação Patrimonial Técnica 0312 125h
 (HEP 80h)
45h 0h
5
Semestral Ecologia Geral Técnica 0422 125h
 (HEP 65h)
60h 0h
5
Semestral Clima e Meteorologia Técnica 0443 125h
 (HEP 80h)
45h 0h
5
Semestral Biodiversidade e Conservação Técnica 0422 150h
 (HEP 90h)
60h 0h
6
2º Ano 1500h 300h 0h 60
Semestral Sistemas de Informação Geográfica Técnica 0581 150h
 (HEP 90h)
60h 0h
6
Semestral Ética e Cidadania Ambiental Técnica 0422 125h
 (HEP 80h)
45h 0h
5
Semestral Estágio Em contexto de trabalho 0422 750h
 (HEP 750h)
0h 0h
30
Semestral Empreendedorismo Aplicado ao Turismo de Natureza Técnica 0345 125h
 (HEP 65h)
60h 0h
5
Semestral Educação para a Sustentabilidade Técnica 0422 125h
 (HEP 80h)
45h 0h
5
Semestral Comunicação e Marketing Técnica 0342 125h
 (HEP 80h)
45h 0h
5
Semestral Animação turística Técnica 0812 100h
 (HEP 55h)
45h 0h
4
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)