Curso


Diploma de técnico superior profissional
Um dos seguintes conjuntos de áreas: Biologia e Geologia; Espanhol; Geografia; História; Inglês; Matemática; Português
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 25
Total de alunos inscritos em simultâneo 50
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Guarda Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, 50 25 50
Descrição geral Realizar, de uma forma autónoma ou integrados em equipas, projetos de interpretação e educação patrimonial, natural e cultural, contribuindo para a promoção e a conciencialização da sustentabilidade e conhecimento dos territórios.
Atividades principais
Acompanhar grupos heterogéneos, interessados no conhecimento da natureza;
Classificar territórios de acordo com as suas características geomorfológicas, biológicas e culturais;
Consciencializar para a importância de comportamentos sustentáveis na manutenção e valorização dos territórios ;
Coordenar projetos e ou programas de investigação na natureza quer relacionados com os recursos geológicos, quer com os recursos biológicos;
Desenvolver projetos relacionados com a preservação e promoção turística dos recursos endógenos, com respeito pela conservação e valorização patrimonial;
Gerir e coordenar visitas de grupos de pessoas a parques e reservas naturais, assim como outras áreas classificadas do território, como as Reservas Biosfera e os Geoparques Mundiais da Unesco;
Identificar a fauna, a flora e a geomorfologia de um território e da sua paisagem;
Inventariar e georreferenciar recursos patrimoniais, naturais e culturais;
Planear e executar atividades de interpretação potenciadoras da valorização do património natural, inserido no seu contexto;
Planear, executar e avaliar atividades de educação ambiental que potencializem a valorização de territórios classificados;
Realizar trabalhos de interpretação e educação patrimonial, natural e cultural, ajustados a vários públicos e múltiplos contextos;
Supervisionar e acompanhar trabalhos de inventariação, recenseamento e distribuição de recursos patrimoniais naturais e culturais;
Valorizar de uma forma educativa, turística e social o conhecimento dos territórios.
Conhecimentos
Conhecimentos especializados de educação ambiental para o desenvolvimento sustentável;
Conhecimentos abrangentes de empreendedorismo.
Conhecimentos abrangentes de meteorologia no planeamento de atividades;
Conhecimentos abrangentes sobre a gestão e conservação da natureza e legislação relacionada;
Conhecimentos especializados ao nível das diferentes classificações territoriais (nacionais e internacionais);
Conhecimentos especializados das metodologias de inventariação, recenseamento e distribuição dos elementos do património natural e cultural;
Conhecimentos especializados de ecologia, distribuição e características das principais espécies e comunidades de fauna e flora;
Conhecimentos especializados de geomorfologia e análise da paisagem;
Conhecimentos especializados de língua materna e de língua estrangeira;
Conhecimentos especializados de procedimentos em caso de emergência, de primeiros socorros, de suporte básico de vida e de técnicas de sobrevivência;
Conhecimentos especializados de psicologia de grupo e de gestão de conflitos;
Conhecimentos especializados de realização e planeamento de atividades na natureza;
Conhecimentos especializados dos modos de vida e do património cultural;
Conhecimentos especializados em património geológico, biológico e cultural;
Conhecimentos especializados na elaboração, caracterização e definição de rotas e itinerários na natureza;
Conhecimentos especializados nas formas de identificação e caracterização da fauna e flora terrestre;
Conhecimentos fundamentais de animação turística e desenvolvimento local;
Conhecimentos fundamentais de metodologias de valorização dos elementos patrimoniais e as potencialidades da sua exploração, em particular, no campo do geoturismo;
Conhecimentos fundamentais em marketing e tecnologias multimédia na valorização e promoção dos territórios;
Aptidões
Adaptar o discurso, oral e escrito, e os conteúdos às características dos diferentes contextos e públicos;
Analisar documentos e ações de referência no âmbito da educação para o desenvolvimento sustentável;
Analisar os problemas ambientais e aplicar metodologias adequadas para os resolver;
Analisar, em contexto natural, os ecossistemas da fauna e da flora existentes;
Avaliar e analisar a importância do património natural e cultural existente para a promoção e valorização dos territórios onde se encontram;
Avaliar e propor soluções criativas para uma melhor articulação entre os diferentes agentes que atuam no mesmo espaço regional ao nível da promoção das suas potencialidades naturais e culturais;
Colaborar em atividades de investigação e de monitorização de áreas naturais.
Comunicar informação sobre o património natural e cultural;
Criar estratégias de valorização do potencial endógeno natural e cultural dos territórios;
Identificar e georreferenciar elementos do património cultural;
Identificar e georreferenciar elementos do património geomorfológico e biológico;
Implementar ações no âmbito da educação para o desenvolvimento sustentável em diversos contextos;
Interpretar e caracterizar elementos do património geomorfológico e biológico;
Interpretar e caracterizar os elementos do património cultural;
Pesquisar e interpretar documentação técnica respeitante aos normativos de proteção e conservação da natureza e do património;
Planear ações no âmbito da educação para o desenvolvimento sustentável em diversos contextos;
Selecionar e utilizar as novas tecnologias para promoção, valorização e potencialização dos territórios e dos seus recursos endógenos;
Utilizar ferramentas SIG para a construção de rotas e itinerários sustentáveis;
Atitudes
Demonstrar capacidade de adaptação à evolução dos procedimentos e das tecnologias;
Demonstrar capacidade de adaptação aos diferentes contextos, sociais, culturais e naturais;
Demonstrar capacidade de autonomia, sentido crítico e autoiniciativa;
Demonstrar capacidade de estabelecer compromissos assentes na ética profissional com sentido de responsabilidade;
Demonstrar capacidade de iniciativa e responsabilidade;
Demonstrar capacidade de proatividade relativamente às intervenções a desenvolver no território em colaboração e mediação com as comunidades locais;
Demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, nomeadamente ao nível da motivação e da gestão de conflitos;
Demonstrar capacidade de respeitar e valorizar a diversidade ambiental;
Demonstrar capacidade de respeitar os princípios ambientalmente sustentáveis à escala local e global;
Demonstrar capacidade de respeitar os valores do património e da diversidade cultural;
Demonstrar capacidade de trabalhar cooperativamente com pessoas, grupos e comunidades;
Demonstrar capacidade de trabalhar em equipas interdisciplinares;
Demonstrar capacidade reflexiva sobre as potencialidades e limitações da promoção dos recursos locais como mecanismo de valorização do desenvolvimento sustentável dos territórios.

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Guias de Natureza (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Línguas e Literaturas Estrangeiras (0222) 0222 9 0 0 7.5%
Língua e Literatura Materna (0223) 0223 4.5 0 0 3.75%
Sociologia e Outros Estudos (0312) 0312 5 0 0 4.17%
Marketing e Publicidade (0342) 0342 5 0 0 4.17%
Gestão e Administração (0345) 0345 5 0 0 4.17%
Ciências do Ambiente (0422) 0422 51 0 0 42.5%
Ciências da Terra (0443) 0443 20.5 0 0 17.08%
Estatística (0462) 0462 4.5 0 0 3.75%
Arquitetura e Urbanismo (0581) 0581 6 0 0 5%
Enfermagem (0723) 0723 5.5 0 0 4.58%
Turismo e Lazer (0812) 0812 4 0 0 3.33%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1507h 420h 0h 60
Semestral Estatística Geral e científica 0462 112h
 (HEP 67h)
0h 0h
4.5
Semestral Sim Espanhol Técnico II
Leque de Escolha:
Espanhol Técnico II
Inglês Técnico II
Geral e científica 0222 112h

112h
112h

 (HEP 67h)
0h 0h

0h
0h
4.5

4
4
Semestral Sim Espanhol Técnico I
Leque de Escolha:
Espanhol Técnico I
Inglês Técnico I
Geral e científica 0222 112h

112h
112h

 (HEP 67h)
0h 0h

0h
0h
4.5

4
4
Semestral Educação e Interpretação Patrimonial Técnica 0312 125h
 (HEP 80h)
45h 0h
5
Semestral Ecologia Geral Técnica 0422 125h
 (HEP 65h)
60h 0h
5
Semestral Clima e Meteorologia Técnica 0443 125h
 (HEP 80h)
45h 0h
5
Semestral Biodiversidade e Conservação Técnica 0422 150h
 (HEP 90h)
60h 0h
6
Semestral Socorrismo Técnica 0723 137h
 (HEP 92h)
45h 0h
5.5
Semestral Recursos Naturais e Hidrologia Técnica 0443 112h
 (HEP 67h)
45h 0h
4.5
Semestral Língua Portuguesa Geral e científica 0223 112h
 (HEP 67h)
0h 0h
4.5
Semestral Geologia e Geomorfologia Técnica 0443 135h
 (HEP 75h)
60h 0h
5
Semestral Geodiversidade e Património Técnica 0443 150h
 (HEP 90h)
60h 0h
6
2º Ano 1500h 300h 0h 60
Semestral Estágio Em contexto de trabalho 0422 750h
 (HEP 750h)
0h 0h
30
Semestral Empreendedorismo Aplicado ao Turismo de Natureza Técnica 0345 125h
 (HEP 65h)
60h 0h
5
Semestral Educação para a Sustentabilidade Técnica 0422 125h
 (HEP 80h)
45h 0h
5
Semestral Comunicação e Marketing Técnica 0342 125h
 (HEP 80h)
45h 0h
5
Semestral Animação turística Técnica 0812 100h
 (HEP 55h)
45h 0h
4
Semestral Sistemas de Informação Geográfica Técnica 0581 150h
 (HEP 90h)
60h 0h
6
Semestral Ética e Cidadania Ambiental Técnica 0422 125h
 (HEP 80h)
45h 0h
5
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)