Conhecimentos |
Conhecimentos fundamentais de ética nas intervenções de âmbito institucional, comunitário e familiar |
Conhecimentos fundamentais de gestão em instituições e serviços para pessoas idosas. |
Conhecimentos fundamentais em Biologia, Anatomia/Fisiologia e Farmacologia |
Conhecimentos fundamentais na valorização das atividades lúdico-pedagógicos e estimulação cognitiva, de acordo com as características da população alvo, promotoras do desenvolvimento harmonioso e manutenção da saúde mental |
Conhecimentos especializados sobre as intervenções de manutenção das atividades diárias à pessoas idosas, nomeadamente àquelas com deficiência e/ou dependência funcional temporária ou permanente |
Conhecimentos fundamentais em comunicação e relacionamento interpessoal |
Conhecimentos fundamentais sobre as principais perturbações de saúde física e mental nas pessoas idosas |
Conhecimentos fundamentais sobre normas de higienização de espaços e equipamentos |
Conhecimentos fundamentais sobre os aspetos biológicos, psicológicos e socioculturais do envelhecimento humano |
Conhecimentos profundos sobre manutenção da segurança e prevenção de acidentes em contexto domiciliário e/ou institucional |
Aptidões |
Aplicar técnicas de comunicação e de relacionamento interpessoal, bem como da condução de dinâmicas de grupo, para com a pessoa, família, comunidade ou pessoas institucionalizadas, alvo da intervenção |
Identificaras áreas relacionadas com o envelhecimento humano e os princípios básicos de intervenção junto das pessoas idosas. |
Preparar, organizar e executar as tarefas necessárias ao desenvolvimento das atividades diárias das pessoas idosas, nomeadamente àquela com deficiência e/ou dependência funcional temporária ou permanente |
Aplicar normas e procedimentos na higienização dos espaços e equipamentos promovendo ambientes saudáveis e seguros |
Aplicar técnicas lúdico-pedagógicas e de estimulação cognitiva facilitadoras do desenvolvimento motor e cognitivo promovendo ainda a prevenção da deterioração mental |
Avaliar o risco de ocorrência de acidentes das pessoas idosas e propor medidas preventivas ou corretivas adequadas e atempadas |
Identificar áreas relacionadas com a biologia do corpo humano, a anatomia e fisiologia humana bem como princípios básicos de farmacologia |
Identificar problemas de gestão na instituição ou serviço com vista à sua resolução ou cooperação com especialistas ou com os órgãos de gestão. |
Identificar problemas relacionados com doenças físicas e/ou perturbações mentais nas pessoas idosas e encaminhá-las para especialistas na área da saúde. |
Intervir, analisar e refletir sobre os aspetos éticos e legais das ações e abordagens a desenvolver com pessoas, comunidades e instituições |
Atitudes |
Demonstrar capacidade e interesse no cumprimento rigoroso da medicação prescrita, conservação e prevenção de riscos inerentes à polimedicação |
Demonstrar iniciativa na tomada de decisão e priorização das ações a implementar junto das pessoas idosas |
Demonstrar responsabilidade na adequação dos recursos apropriados para a correta higienização dos espaços e equipamentos |
Estar atento aos riscos de acidentes devidos a fatores ambientais |
Estar recetivo à aprendizagem de novos conhecimentos sobre o envelhecimento humano numa perspetiva bio-psíquico-sociocultural. |
Demonstrar disponibilidade, cortesia e respeito pela diversidade no atendimento ao outro, respeitando os valores e crenças individuais |
Demonstrar respeito e defender os direitos os direitos da pessoa idosa, nomeadamente em situação de vulnerabilidade reconhecendo os limites da sua área de competência |
Estar atento aos aspetos de gestão organizacional na prevenção de riscos e no impacto para bem estar-estar das pessoas idosas utentes da instituição. |
Estar atento aos sintomas de alteração da saúde física ou mental, das pessoas idosas com quem trabalha. |
Estar atento às mudanças qualitativas no comportamento, atitudes e emoções das pessoas idosas com quem trabalha e que participam regularmente em atividades lúdico-pedagógicas ou de estimulação cognitiva |