Curso


Diploma de técnico superior profissional
Um dos seguintes conjuntos de áreas: Economia; Português; Matemática
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 60
Total de alunos inscritos em simultâneo 140
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Braga ETESP | IPCA - Polo de Braga 30 70
Vila Nova de Famalicão ETESP | IPCA - Polo de Famalicão 30 10
Descrição geral Planear, elaborar e gerir estratégias de marketing digital e social media em contexto empresarial, controlar e avaliar o impacto das campanhas de marketing digital e social media através da aplicação de métricas de avaliação e monitorização de resultados de web analytics.
Atividades principais
Definir e implementar um plano estratégico de marketing digital e social media adaptado às exigências do mercado e às características da organização
Definir procedimentos e ferramentas de controlo e monitorização das redes sociais
Desenvolver e coordenar campanhas de marketing digital
Gerir e avaliar o impacto de campanhas de marketing digital e social media
Gerir, operacionalizar e interpretar, a informação recebida e produzida através de aplicações informáticas adequadas;
Pesquisar, selecionar e implementar estratégias de Marketing Analytics e Marketing Intelligence
Produzir conteúdos digitais que promovam a marca e que correspondam às necessidades dos consumidores
Conhecimentos
Conhecimentos especializados de estatística descritiva e processamento estatístico por software
Conhecimentos especializados de técnicas de comunicação tradicional e online
Conhecimentos especializados em design e multimédia
Conhecimentos especializados em direito da imagem, privacidade, proteção de dados em ambiente digital
Conhecimentos especializados em instrumentos de monitorização e gestão de redes sociais
Conhecimentos especializados em língua inglesa
Conhecimentos especializados em marketing e marketing digital
Conhecimentos especializados em metodologias de desenvolvimento de key performance indicadores aplicados ao marketing digital e social media
Conhecimentos especializados em métodos de previsão, vendas outros indicadores do comportamento dos mercados
Conhecimentos especializados na elaboração de estudos de mercado e comportamento do consumidor
Conhecimentos especializados na gestão de empresas
Conhecimentos especializados sobre desenvolvimento organizacional
Conhecimentos especializados sobre email e mobile marketing
Conhecimentos especializados sobre organização e gestão de conteúdos
Conhecimentos especializados sobre search engine marketing
Conhecimentos especializados sobre search engine optimisation
Conhecimentos especializados sobre técnicas de pesquisa de informação
Aptidões
Analisar e avaliar processos relacionados com a aplicação do direito no mundo digital
Analisar informação em língua portuguesa e língua inglesa
Conceber medidas e ações corretivas necessárias para dinamização dos resultados;
Definir ações de marketing digital, designadamente criação de emails e banners promocionais;
Executar o processo de relacionamento comercial com o cliente
Identificar, analisar e tratar informação para a elaboração de estudos de mercado
Implementar metodologias e técnicas para a análise e tratamento de dados qualitativos e quantitativos
Implementar planos de desenvolvimento organizacional, aplicando princípios de liderança, motivação e gestão de conflitos
Interpretar as tendências de mercado, recorrendo a sistemas de marketing intelligence e a ações de benchmarking.
Preparar estratégias de comunicação às diferentes dimensões organizacionais
Produzir conteúdos digitais e alinhar a estrutura do site de forma a que este se apresente apelativo e conveniente para o utilizador.
Utilizar as plataformas digitais como serviço de suporte ao cliente, de proximidade e interação com o consumidor.
Atitudes
Adoptar postura criativa, demonstrando atitude empreendedora, dinâmica e proactiva
Adoptar uma conduta de ética profissional
Demonstrar capacidade de planeamento e organização
Demonstrar capacidade de trabalho em equipa
Demonstrar espírito crítico na conceção e desenvolvimento de campanhas de marketing digital
Demonstrar facilidade na comunicação oral e escrita
Demonstrar responsabilidade e autonomia no desenvolvimento de tarefas relacionadas com as operações de marketing e comercial
Demonstrar sensibilidade para a antecipação de novas tendências e oportunidades.
Demonstrar uma atitude crítica e de vigilância permanente em relação à interpretação dos resultados das ações.
Demonstrar, no âmbito das suas competências, capacidade de negociação, decisão e liderança

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Marketing Digital e Social Media (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Audiovisuais e Produção dos Media (0213) 0213 9 0 0 7.5%
Línguas e Literaturas Estrangeiras (0222) 0222 6 0 0 5%
Comércio (0341) 0341 3 0 0 2.5%
Marketing e Publicidade (0342) 0342 81 0 0 67.5%
Gestão e Administração (0345) 0345 6 0 0 5%
Direito (0380) 0380 3 0 0 2.5%
Estatística (0462) 0462 6 0 0 5%
Ciências Informáticas (0481) 0481 6 0 0 5%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1680h 360h 0h 60
Semestral Introdução ao Design Gráfico Técnica 0213 84h
 (HEP 54h)
30h 0h
3
Semestral Inglês Geral e científica 0222 168h
 (HEP 108h)
0h 0h
6
Semestral Gestão Comercial de Vendas Técnica 0341 84h
 (HEP 54h)
30h 0h
3
Semestral Fundamentos de Marketing e Redes Sociais Geral e científica 0342 168h
 (HEP 108h)
0h 0h
6
Semestral Estudo do Consumidor e Tendências de Consumo Técnica 0342 168h
 (HEP 108h)
45h 0h
6
Semestral Estatística Técnica 0462 168h
 (HEP 108h)
45h 0h
6
Semestral Direito aplicado ao Digital Geral e científica 0380 84h
 (HEP 54h)
0h 0h
3
Semestral Conteúdos Multimédia e Web Design Técnica 0213 168h
 (HEP 108h)
45h 0h
6
Semestral Planeamento e Gestão de Redes Sociais Técnica 0342 168h
 (HEP 108h)
45h 0h
6
Semestral Mobile Marketing Técnica 0342 84h
 (HEP 54h)
30h 0h
3
Semestral Métricas e Analytics de Marketing Técnica 0342 168h
 (HEP 108h)
45h 0h
6
Semestral Marketing de Conteúdo e Copywriting Técnica 0342 168h
 (HEP 108h)
45h 0h
6
2º Ano 1680h 240h 0h 60
Semestral Inboud Marketing e Marketing Automation Técnica 0342 168h
 (HEP 108h)
45h 0h
6
Semestral Estágio Em contexto de trabalho 0342 840h
 (HEP 840h)
0h 0h
30
Semestral E-mail Marketing e Landing Pages Técnica 0342 168h
 (HEP 108h)
45h 0h
6
Semestral Desenvolvimento Organizacional Técnica 0345 168h
 (HEP 108h)
45h 0h
6
Semestral Search Engine Optimization Técnica 0481 84h
 (HEP 54h)
30h 0h
3
Semestral Search Engine Marketing Técnica 0481 84h
 (HEP 54h)
30h 0h
3
Semestral Projeto Aplicado ao Marketing Digital e Social Media Técnica 0342 168h
 (HEP 108h)
45h 0h
6
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)