Curso


Diploma de técnico superior profissional
Um dos seguintes conjuntos de áreas: Biologia e Geologia
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 21
Total de alunos inscritos em simultâneo 42
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Barcarena Antiga Fábrica da Pólvora de Barcarena-Rua dos Paióis 21 42
Descrição geral Conceber, gerir e desenvolver, individualmente ou integrado numa equipa, no domicílio ou em contexto institucional, intervenções promotoras do bem-estar e da qualidade de vida, numa perspetiva sistémica, a indivíduos de todas as faixas etárias, com deficiência e/ou dependência funcional temporária ou permanente, em contexto familiar e ou comunitário, domiciliário e ou institucional
Atividades principais
Colaborar em atividades decorrentes de projetos ou programas que visem melhorar a qualidade de vida das famílias e comunidades intervencionadas
Elaborar estratégias de intervenção centradas na pessoa, família e comunidade
Implementar estratégias de prevenção de acidentes domésticos em contexto institucional ou domiciliário
Orientar a pessoa, família e comunidade em situação de vulnerabilidade, para respostas sociais, de acordo com a situação/problema
Atender ao princípio da subsidiariedade no apoio à pessoa/família/comunidade
Cooperar com a rede de recursos sociais e com as equipas multidisciplinares na promoção e recuperação da saúde da pessoa e da família
Elaborar atividades lúdico pedagógicas adaptadas à pessoa/família/comunidade
Elaborar um projeto de investigação, tendo por base a tomada de decisão em cada uma das etapas do procedimento científico.
Fomentar a aquisição de hábitos de vida saudáveis e estáveis ao longo do ciclo vital
Gerir as potencialidades e capacidade da pessoa para a manutenção e ou melhoria do bem-estar da pessoa/família/comunidade
Gerir com a pessoa e família a realização de atividades de vida diária
Gerir com a pessoa e família a realização de atividades instrumentais de vida diária
Gerir com a pessoa/família/comunidade a situação a ser intervencionada
Promover a consciencialização da importância da autonomia e independência da pessoa e família estimulando as suas potencialidades e capacidades, com vista à resolução das situações/problema
Conhecimentos
Conhecimentos fundamentais de direito e ética nas intervenções de âmbito comunitário e familiar
Conhecimentos fundamentais na valorização das atividades lúdico pedagógicos e estimulação cognitiva (de acordo com as características da população alvo) promotoras do desenvolvimento harmonioso e manutenção da saúde mental.
Conhecimentos fundamentais sobre investigação e a sua importância para o desenvolvimento da ciência, valorizando a investigação/ação e a reflexão sobre as práticas.
Conhecimentos fundamentais sobre normas de higienização de espaços e equipamentos.
Conhecimentos fundamentais sobre nutrição e dietética adequados às diferentes fases do ciclo vital e situação de saúde/doença
Conhecimentos profundos sobre estratégias de envolvimento de diferentes faixas etárias no seu próprio processo de desenvolvimento, sendo elementos pró-ativos do mesmo.
Conhecimentos profundos sobre manutenção da segurança e prevenção de acidentes em contexto domiciliário e/ou institucional.
Conhecimentos abrangentes sobre a interculturalidade e especificidades inerentes ao papel de género e ao papel social.
Conhecimentos abrangentes sobre o desenvolvimento psicológico, físico, cultural e social da pessoa ao longo do ciclo vital
Conhecimentos aprofundados sobre a importância do trabalho em rede com o envolvimento da comunidade e parceiros em prol da promoção da saúde e a construção de uma sociedade salutogénica.
Conhecimentos aprofundados sobre estratégias de intervenção capazes de fomentar a aquisição de hábitos de vida saudáveis ao longo do ciclo vital
Conhecimentos especializados sobre as intervenções de manutenção das atividades diárias à pessoa ao longo do ciclo vital, nomeadamente àquela com deficiência e/ou dependência funcional temporária ou permanente
Conhecimentos fundamentais em Biologia, Anatomia/Fisiologia e Farmacologia
Conhecimentos fundamentais em comunicação e relacionamento interpessoal
Conhecimentos fundamentais sobre as principais estratégias funcionais para a prestação de cuidados na comunidade, no que se refere à facilitação da realização das Atividades de vida diária e ao seu ensino ao cuidador informal.
Aptidões
Aplicar as estratégias funcionais existentes para a prestação de cuidados à comunidade, no que se refere melhoria da mobilidade da pessoa ao longo do ciclo vital, nomeadamente àquela com deficiência e/ou dependência funcional temporária ou permanente
Aplicar normas e procedimentos na higienização dos espaços e equipamentos promovendo ambientes saudáveis e seguros.
Aplicar técnicas de comunicação e de relacionamento interpessoal, bem como da condução de dinâmicas de grupo, para com a pessoa, família ou comunidade alvo da intervenção
Aplicar técnicas ludicopedagógicas e de estimulação cognitiva facilitadoras do desenvolvimento motor e cognitivo promovendo ainda a prevenção da deterioração mental.
Avaliar o risco de ocorrência de acidentes domésticos e propor medidas corretivas adequadas e atempadas.
Criar, gerir e dinamizar atividades promotoras de hábitos de vida saudáveis ao longo do ciclo vital
Discutir e refletir sobre os princípios e pressupostos do trabalho em rede e do estabelecimento de parcerias eficazes na resolução dos problemas identificados face à população alvo.
Identificar áreas relacionadas com a biologia do corpo humano, a anatomia e fisiologia humana bem como princípios básicos de farmacologia
Identificar as alterações fisiológicas no padrão bio-psico-social e cultural da pessoa ao longo do ciclo vital
Identificar os mecanismos psicossociais e fatores individuais e socioculturais suscetíveis de dificultar ou promover as relações e a comunicação intercultural, assim como o papel de género e o papel social.
Identificar os principais passos de um projeto de investigação.
Identificar, preparar e confecionar os alimentos de forma saudável, garantindo a manutenção das suas características nutricionais e a segurança alimentar
Intervir, analisar e refletir sobre os aspetos éticos e legais das ações e abordagens a desenvolver com pessoas, comunidades e instituições
Preparar, organizar e executar as tarefas necessárias ao desenvolvimento das atividades diárias da pessoa ao longo do ciclo vital, nomeadamente àquela com deficiência e/ou dependência funcional temporária ou permanente
Propor o envolvimento das pessoas, famílias e comunidade no seu processo de crescimento reconhecendo e valorizando o potencial de cada um enquanto agente de direitos e deveres.
Atitudes
Demonstrar interesse e curiosidade que lhe permita valorizar a investigação e a sua aplicação em contexto de trabalho.
Demonstrar atitude não discriminatória face à deficiência, à multiculturalidade, à exclusão social e promovendo o bem-estar e a saúde da pessoa, família e comunidade
Demonstrar capacidade e iniciativa na adaptação das ementas de acordo com a faixa etária e com os problemas de saúde/doença da pessoa e família, seguindo as orientações dos profissionais de saúde sempre que especificado.
Demonstrar capacidade e iniciativa para desenvolver atividades de preservação e manutenção da saúde ao longo do ciclo vital
Demonstrar capacidade e iniciativa para incentivar a pessoa com necessidades ao nível da sua mobilidade, a adotar comportamentos que a melhorem.
Demonstrar capacidade e interesse no cumprimento rigoroso da medicação, conservação e prevenção de riscos inerentes à polimedicação
Demonstrar disponibilidade, cortesia e respeito no atendimento ao outro respeitando os valores e crenças individuais
Demonstrar flexibilidade para trabalhar com diferentes parceiros e contextos na adequação de recursos e materiais necessários à resolução das situações detetadas
Demonstrar flexibilidade, capacidade de iniciativa e persuasão no estabelecimento de relações de confiança e empatia indutoras de hábitos de vida saudáveis
Demonstrar iniciativa na tomada de decisão e priorização das ações a implementar junto da pessoa ao longo do ciclo vital
Demonstrar iniciativa no desenvolvimento de atividades de valorização de aptidões individuais capazes de fomentar o desenvolvimento salutogénico da pessoa, família e comunidade
Demonstrar respeito para com os direitos da pessoa, nomeadamente em situação de vulnerabilidade reconhecendo os limites da sua área de competência
Demonstrar responsabilidade na adequação dos recursos apropriados para a correta higienização dos espaços e equipamentos.
Evidenciar autonomia na intervenção com a pessoa e a família que conduza à sua estimulação cognitiva.
Evidenciar capacidade de lidar com o imprevisto

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Serviço Familiar e Comunitário (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Filosofia e Ética (0226) 0226 7 0 0 5.83%
Psicologia (0311) 0311 7 0 0 5.83%
Enfermagem (0723) 0723 13 0 0 10.83%
Terapia e Reabilitação (0726) 0726 14 0 0 11.67%
Ciências Farmacêuticas (0727) 0727 7 0 0 5.83%
Saúde - programas não classificados noutra área de formação (0729) 0729 12 0 0 10%
Trabalho Social e Orientação (0762) 0762 54 0 0 45%
Segurança e Higiene no Trabalho (0862) 0862 6 0 0 5%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1500h 275h 0h 60
Semestral Princípios de farmacologia Técnica 0727 175h
 (HEP 115h)
30h 0h
7
Semestral Nutrição e Dietética Técnica 0726 175h
 (HEP 125h)
30h 0h
7
Semestral Noções Básicas de investigação em saúde Técnica 0729 125h
 (HEP 95h)
30h 0h
5
Semestral Estratégias funcionais para a prestação de cuidados na comunidade: facilitação e ensino Técnica 0726 175h
 (HEP 115h)
30h 0h
7
Semestral Educação para a saúde e qualidade de vida Técnica 0723 175h
 (HEP 125h)
50h 0h
7
Semestral Desenvolvimento da Pessoa ao Longo do Ciclo Vital Técnica 0762 150h
 (HEP 105h)
45h 0h
6
Semestral Bases Anatomo-fisiológicas Geral e científica 0729 175h
 (HEP 115h)
0h 0h
7
Semestral Aspetos éticos na intervenção comunitária e familiar Técnica 0226 175h
 (HEP 115h)
60h 0h
7
Semestral Técnicas de relacionamento e comunicação Geral e científica 0311 175h
 (HEP 115h)
0h 0h
7
2º Ano 1500h 195h 0h 60
Semestral Prestação de cuidados à pessoa ao longo do ciclo vital Técnica 0723 150h
 (HEP 105h)
45h 0h
6
Semestral Intervenção em grupos Vulneráveis Técnica 0762 150h
 (HEP 105h)
45h 0h
6
Semestral Higienização e manutenção de espaços, materiais e equipamentos Técnica 0862 150h
 (HEP 105h)
45h 0h
6
Semestral Estágio Em contexto de trabalho 0762 750h
 (HEP 700h)
0h 0h
30
Semestral Técnicas de Animação Sociocultural Técnica 0762 150h
 (HEP 105h)
45h 0h
6
Semestral Problemas sociais contemporâneos Técnica 0762 150h
 (HEP 105h)
15h 0h
6
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)