| Conhecimentos |
| Conhecimento abrangente das normas de conduta definidas pela organização, fundamentais ao exercício da atividade de assessoria e comunicação organizacional |
| Conhecimento abrangente das regras gramaticais da língua portuguesa e inglesa |
| Conhecimento abrangente e especializado da orgânica, do funcionamento e das relações internas e externas da organização |
| Conhecimento abrangente e especializado das atividades inerentes à assessoria, selecionando e adaptando os instrumentos adequados à execução de tarefas de gestão, administrativas e de secretariado |
| Conhecimento abrangente e especializado dos sistemas de informação de apoio à assessoria e comunicação empresarial |
| Conhecimento especializado das regras protocolares e de comunicação oral e escrita |
| Conhecimento especializado das técnicas de arquivo e indexação |
| Conhecimento especializado sobre documentação empresarial e institucional |
| Conhecimentos especializados de elaboração de planos estratégicos de comunicação |
| Conhecimentos especializados de técnicas de comunicação tradicional e online |
| Conhecimentos especializados na gestão de empresas |
| Conhecimentos especializados sobre informação contabilística e fiscal |
| Conhecimentos especializados sobre o comportamento organizacional e práticas de gestão de recursos humanos |
| Aptidões |
| Criar, gerir e actualizar a agenda e a rede de contactos |
| Dinamizar a logística inerente aos eventos, reuniões, assembleias e outros |
| Dominar e aplicar as regras protocolares e de comunicação oral e escrita adaptadas aos diferentes contextos |
| Identificar e aplicar as ferramentas adequadas ao relacionamento interpessoal, intra e inter-organizacional |
| Identificar e aplicar os instrumentos e técnicas fundamentais à comunicação eficaz |
| Identificar e monitorizar planos de comunicação com as técnicas mais adequadas, tendo em conta o canal de comunicação e o público |
| Identificar, conceber e monitorizar técnicas de comunicação e de negociação empresarial |
| Interpretar as normas de conduta definidas pela organização e aplicá-las ao exercício da sua actividade |
| Planear, conceber e elaborar documentos empresariais e institucionais |
| Preparar e organizar eventos, reuniões e assembleias e outros |
| Preparar estratégias de comunicação às diferentes dimensões organizacionais Implementar planos de desenvolvimento organizacional, aplicando princípios de liderança, motivação e gestão de conflitos |
| Seleccionar e aplicar as técnicas e instrumentos de arquivo e indexação |
| Seleccionar, adaptar e gerir os sistemas informação de assessoria e comunicação empresarial, utilizando adequadamente as aplicações informáticas |
| Atitudes |
| Adaptar a linguagem às características dos interlocutores |
| Adoptar postura criativa, demonstrando atitude empreendedora, dinâmica e proactiva |
| Adoptar um sentido de ética profissional |
| Adoptar uma Imagem cuidada e formal |
| Comunicar em língua portuguesa e inglesa e demonstrar crescente autonomia na sua utilização |
| Demonstrar capacidade de iniciativa e responsabilidade |
| Demonstrar capacidade de organização, gestão do tempo e disciplina |
| Demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal e trabalho em equipa |
| Demonstrar capacidade de utilização dos sistemas de informação de apoio à gestão e de adaptação à evolução tecnológica na área profissional |
| Demonstrar facilidade na comunicação oral e escrita |
| Demonstrar qualidades diplomáticas e noções protocolares |
| Demonstrar, no âmbito das suas competências, capacidade de negociação, decisão, liderança e gestão de pessoas |