Conhecimentos |
Conhecimento abrangente e conceptual das ciências da vida respetivas (biologia, farmacologia, química, bioquímica ou ciências sociais) |
Conhecimento abrangente e conceptual das Tecnologias de Informação e Comunicação |
Conhecimentos abrangentes de anatomia funcional, fisiologia do exercício, morfologia e composição corporal e condições musculosquelética e cardiorrespiratória. |
Conhecimentos abrangentes de biomecânica, psicologia e pedagogia do exercício. |
Conhecimentos abrangentes de metodologias e técnicas das atividades físicas para diferentes populações. |
Conhecimentos abrangentes de nutrição no exercício. |
Conhecimentos abrangentes de técnicas de comunicação, relações públicas e interpessoais. |
Conhecimentos abrangentes e conhecimentos especializados sobre a organização e gestão de eventos relacionados com a prática de atividades físicas em diferentes contextos. |
Conhecimentos abrangentes sobre ética e deontologia desportiva. |
Conhecimentos especializados de metodologias e técnicas das atividades de grupo e individuais. |
Conhecimentos especializados de metodologias e técnicas das atividades em equipamentos de saúde, desportivo de exercício e em meio aquático. |
Conhecimentos especializados de modelos e protocolos de avaliação física e postural. |
Conhecimentos especializados de regras de manutenção e organização do espaço e dos equipamentos e das normas de qualidade dos serviços. |
Conhecimentos especializados de técnicas de planeamento e prescrição de exercícios e atividades conducentes à promoção da saúde física e psicossocial, condição física, de saúde e estilos de vida saudáveis. |
Conhecimentos especializados de teoria e metodologia do treino. |
Conhecimentos especializados de tipologias de exercícios e atividades que atuam nas componentes específicas da condição física e de saúde. |
Conhecimentos especializados sobre segurança e saúde aplicadas à atividade profissional. |
Aptidões |
Gerir e executar a organização de eventos relacionados com a prática de atividades físicas em diferentes contextos. |
Acompanhar o progresso dos programas de controlo de peso. |
Analisar e compreender o decorrer da sessão e, em função da mesma e dos praticantes, adequar e adaptar os exercícios, aplicando as instruções necessárias à correta execução das atividades. |
Aplicar as normas de segurança e saúde no trabalho e de proteção do ambiente respeitante à atividade profissional. |
Aplicar as técnicas e estratégias de intervenção pedagógica mais adequadas às atividades e às condições dos praticantes. |
Aplicar estratégias de gestão e informatização dos dados e ações decorrentes da atividade. |
Aplicar os princípios de teoria e metodologia do treino, realizando uma sessão de treino de acordo as diferentes fases da mesma. |
Compreender e aplicar as técnicas de comunicação, de negociação e de relações interpessoais, com vista à resolução e ou tratamento de reclamações e sugestões de praticantes. |
Estruturar, manter e utilizar adequadamente os equipamentos espaços desportivos. |
Executar as técnicas, os métodos e os procedimentos de controlo da qualidade do exercício físico, de acordo com o perfil de saúde e o estilo de vida do praticante. |
Executar protocolos e testes de avaliação da condição física e questionários de identificação de contraindicação para o exercício e necessidade de supervisão médica, identificando e prevenindo situações de risco para a saúde. |
Implementar e promover estratégias de alteração de comportamento e motivação face ao exercício, visando a retenção dos praticantes num programa de treino, utilizando estratégias motivacionais adequadas às condições de saúde, motivações, expectativas e ati |
Informar o praticante acerca das consequências do uso de suplementos alimentares no âmbito da prática de exercício físico. |
Promover exercícios adequados às diferentes populações, tendo em consideração o seu perfil de saúde e de funcionalidade/aptidão. |
Promover sessões de treino das diferentes atividades de modalidades em relação aos objetivos da atividade e da condição física e de saúde dos praticantes. |
Realizar programas de atividade física em sala de exercício e em meio aquático. |
Atitudes |
Demonstrar a capacidade de desenvolver pensamento sociológico para a análise crítica da realidade organizacional da saúde e exercício |
Demonstrar a capacidade de formular estratégias alternativas para o controlo, prevenção e vigilância epidemiológica de problemas de Saúde e Bem-Estar. |
Demonstrar a capacidade de mobilizar os recursos cognitivos e analíticos para a compreensão da saúde/doença |
Demonstrar a capacidade de reconhecer a importância da alimentação e nutrição humana na promoção e manutenção da saúde |
Demonstrar capacidade de autonomia na tomada da decisão. |
Demonstrar capacidade de espírito crítico e pró-ativo para a avaliação dos resultados. |
Demonstrar capacidade de espírito crítico, responsabilidade e pró-atividade para as questões das boas práticas. |
Demonstrar capacidade de espírito de equipa e capacidade de adaptação, evitando situações de conflito. |
Demonstrar capacidade de espírito de liderança nas atividades associadas à prática. |
Demonstrar capacidade de estabelecer relações de confiança com clientes, fornecedores e outros prestadores de serviços. |
Demonstrar capacidade de iniciativa e responsabilidade em situações diversas. |
Demonstrar capacidade de responsabilidade e disponibilidade para as questões de higiene e segurança no trabalho. |