Conhecimentos |
Conhecimentos abrangentes, teóricos, factuais e procedimentais sobre alimentação, hidratação, nutrição e dietética. |
Conhecimentos conceptuais e fundamentais em anatomia, fisiologia e biopatologia. |
Conhecimentos conceptuais e fundamentais sobre o desenvolvimento da pessoa e família ao longo do ciclo vital. |
Conhecimentos especializados sobre as intervenções de manutenção das atividades diárias à pessoa ao longo do ciclo vital, nomeadamente àquela com deficiência e ou dependência funcional temporária ou permanente. |
Conhecimentos especializados sobre estratégias de intervenção para a promoção do bem-estar e qualidade de vida à pessoa, família e comunidade. |
Conhecimentos fundamentais de comunicação, relações interpessoais, língua materna e inglesa aplicada. |
Conhecimentos fundamentais e conceptuais sobre princípios éticos e responsabilidade profissional. |
Conhecimentos fundamentais na valorização de atividades lúdico-pedagógicas e estimulação cognitiva promotoras do desenvolvimento harmonioso e manutenção da saúde mental. |
Conhecimentos fundamentais sobre contextos e situações vulneráveis. |
Conhecimentos fundamentais, conceptuais e procedimentais sobre primeiros socorros. |
Conhecimentos fundamentais, concetuais e procedimentais de higienização e segurança de espaços, materiais e equipamentos; |
Conhecimentos teóricos, factuais, procedimentais e especializados sobre prestação de serviços e cuidados à pessoa, família e comunidade ao longo do Ciclo vital. |
Aptidões |
Aplicar princípios e técnicas de comunicação e relação interpessoal, bem como da condução de dinâmicas de grupo, para com a pessoa, família ou comunidade alvo da intervenção. |
Aplicar princípios e técnicas de prestação de serviços e cuidados à pessoa, família e comunidade, em diferentes contextos, de forma individualizada, segura e com qualidade, promovendo o autocuidado. |
Aplicar princípios e técnicas de trabalho em equipa, de forma eficaz e eficiente. |
Aplicar técnicas de primeiros socorros em situações de doença súbita ou acidente. |
Consultar e interpretar documentação sobre questões éticas e legais inerentes à sua atividade profissional. |
Criar, gerir e dinamizar atividades promotoras de hábitos de vida saudáveis ao longo do ciclo vital. |
Identificar áreas relacionadas com a biologia do corpo humano, a anatomia e fisiologia humana bem como princípios básicos de farmacologia e nutrição. |
Identificar as alterações fisiológicas no padrão biopsicossocial e cultural da pessoa ao longo do ciclo vital. |
Implementar os princípios de higiene dos espaços e equipamentos, segurança no trabalho e ergonomia na prevenção de acidentes e ou incidentes laborais; |
Preparar, organizar e aplicar estratégias de intervenção necessárias ao desenvolvimento de atividades da vida diária à pessoa, família e comunidade de acordo com as necessidades e ou problemas identificados. |
Propor e aplicar estratégias lúdico-pedagógicas e de estimulação cognitiva, facilitadoras do desenvolvimento motor e cognitivo promovendo ainda a prevenção da deterioração mental. |
Atitudes |
Demonstrar capacidade de adaptação e integração nas equipas e locais de trabalho. |
Demonstrar capacidade de adequação das ementas de acordo com a faixa etária e com os problemas de saúde e ou doença da pessoa e família, seguindo as orientações dos profissionais de saúde sempre que especificado. |
Demonstrar capacidade de autonomia, iniciativa e responsabilidade. |
Demonstrar capacidade de resolução de conflitos, de problemas e de situações imprevistas. |
Demonstrar capacidade de utilizar estratégias de prevenção de acidentes domésticos. |
Demonstrar capacidade para adequar as atitudes de ajuda e competências comunicacionais às diferentes características da pessoa, família e comunidade. |
Demonstrar capacidade para ajustar os princípios éticos e legais no exercício das suas funções. |
Demonstrar capacidade para fundamentar a sua prática profissional. |
Demonstrar capacidade para organizar as suas tarefas de forma metódica. |
Demonstrar espírito crítico, adaptabilidade e flexibilidade no exercício das suas funções. |
Demonstrar rigor e responsabilidade no cumprimento das normas e procedimentos de segurança e higiene no trabalho. |