Conhecimentos |
Conhecimentos fundamentais de psicologia da saúde |
Conhecimentos abrangentes de língua inglesa aplicada a ciências e serviços de saúde |
Conhecimentos abrangentes sobre cuidados de saúde primários e gestão de centros de saúde |
Conhecimentos abrangentes sobre gestão de equipas em serviços de saúde |
Conhecimentos aprofundados sobre estratégias de comunicação de Marketing capazes de influenciar comportamentos e cultura organizacional |
Conhecimentos aprofundados sobre meios complementares de diagnóstico (MCDCTs) e tecnologias da saúde |
Conhecimentos especializados sobre as intervenções de manutenção das atividades administrativas em organizações de saúde |
Conhecimentos fundamentais de direito e ética nas intervenções no setor da saúde |
Conhecimentos fundamentais em comunicação e relacionamento interpessoal |
Conhecimentos fundamentais em contabilidade |
Conhecimentos fundamentais na valorização da investigação em organizações saúde e ensaios clínicos |
Conhecimentos fundamentais sobre normas de qualidade e segurança do doente |
Conhecimentos fundamentais sobre sistemas de gestão da informação em geral e aplicados aos serviços de saúde |
Conhecimentos profundos sobre políticas de saúde e Saúde Pública |
Conhecimentos profundos sobre Serviços de Saúde Pública e gestão hospitalar |
Aptidões |
Aplicar normas e procedimentos de gestão de qualidade em saúde para programs de certificação e Acreditação de serviços de saúde |
Aplicar técnicas de comunicação e de relacionamento interpessoal, bem como da condução de dinâmicas de grupo, para com a pessoa, família ou comunidade alvo da intervenção |
Avaliar a relavância de tendências e recomendações nacionais e internacionais em políticas de saúde |
Avaliar e distinguir técnicas de investigação em serviços de saúde e investigação clínica |
Capacidade de interagir com profissionais e utentes em contexto de serviços de saúde |
Criar, gerir e dinamizar atividades de comunicação organizacional em serviços de saúde |
Discutir e refletir sobre os princípios, natureza e pressupostos dos diferentes meios compelmentares de diagnóstico |
Identificar as especificdades das dinâmicas de grupo e equipas em serviços de saúde |
Identificar os mecanismos especificos de gestão de cuidados de saúde primários e promover as relações e a comunicação inter-instituciuonal em sistemas de saúde |
Identificar os modelos e relevantes práticas relacionadas com Contabilidade, Fiscalidade e Financiamento em sistemas de saúde |
Identificar, analisar a avaliar diferentes sistemas de gestão dainformação para oraganizações de saúde |
Intervir, analisar e refletir sobre os aspetos éticos e legais das ações e abordagens a desenvolver com pessoas, comunidades e instituições |
Preparar, organizar e estabelecer comunicação na forma oral e escrita, em inglês, numa perspetiva intercultural e aplicada |
Preparar, organizar e executar as tarefas necessárias ao desenvolvimento das atividades organizacionais em serviços de saúde |
Propor a aplicação de métodos e instrumentos de gestão hospitalar em contextos de saúde pública e hospitalar |
Atitudes |
Adaptar a comunicação oral e escrita às características dos serviçso de saúde |
Adaptar as atividades e comportamento ás circunstâncias emocionais dos serviços de saúde |
Adaptar as atividades organizacionais e administrativas na consolidação da mais valia dos sistemas de informação em saúde |
Adaptar e aplicar metodologias e técnicas de investigação em serviço de saúde |
Demonstar flexibilidade para trabalhar com diferentes processos e equipas envolvidas no diagnóstico num sistema de saúde |
Demonstrar capacidade dde entender a especificidade dos cuidados de saúde primários nas suas várias vertentes de prestação de serviços |
Demonstrar capacidade de aplicar recomendações em políticas de saúde nas orfanizações de saúde |
Demonstrar capacidade e iniciativa para desenvolver e liderar equipas em contexto de serviços de saúde |
Demonstrar capacidade e interesse no cumprimento rigoroso de contratos e regulamentação contabilistica em serviços de saúde |
Demonstrar disponibilidade, cortesia e respeito no atendimento ao outro respeitando os valores e crenças individuais |
Demonstrar flexibilidade, capacidade de iniciativa e persuasão no estabelecimento de relações de confiança e empatia em contexto de serviços de saúde |
Demonstrar iniciativa na tomada de decisão e priorização das ações a implementar em serviços de saúde |
Demonstrar iniciativa no desenvolvimento de atividades de valorização da organização hospitalar e de saúde pública |
Demonstrar respeito para com os direitos da pessoa, nomeadamente em situação de vulnerabilidade na utilização dos serviços de saúde |
Demonstrar responsabilidade na adequação dos recursos apropriados para as políticas de qualidade em serviços de saúde |