Conhecimentos |
Conhecimento abrangentes da designação, enquadramento e terminologia mais relevante associada aos principais exames complementares de diagnóstico; |
Conhecimento abrangentes das principais linhas orientadoras das políticas de saúde em Portugal e o seu enquadramento a nível europeu; |
Conhecimentos abrangentes de contabilidade e faturação; |
Conhecimentos abrangentes de logística em saúde; |
Conhecimentos abrangentes do movimento internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho; |
Conhecimentos abrangentes dos diferentes regimes jurídicos e modelos de organização e funcionamento das unidades de saúde em Portugal. |
Conhecimentos abrangentes sobre a certificação de unidade/instituições de saúde; |
Conhecimentos abrangentes sobre a terminologia e localização das principais estruturas e funções do corpo humano; |
Conhecimentos abrangentes sobre as limitações funcionais que podem advir de diversas condições de saúde; |
Conhecimentos abrangentes sobre segurança e saúde no trabalho; |
Conhecimentos especializados de comunicação em língua inglesa, com ou sem recurso às tecnologias de informação; |
Conhecimentos especializados de procedimentos de comunicação e comunicação alternativa, bem como estratégias facilitadoras ou produtos de apoio neste âmbito; |
Conhecimentos especializados sobre metodologia de trabalho de projeto no contexto da formação; |
Conhecimentos especializados sobre o regime geral de proteção de dados, com ênfase em dados sensíveis; |
Conhecimentos especializados sobre sistemas e fluxos de informação em saúde; |
Conhecimentos especializados sobre subsistemas de saúde e comparticipação de atos, tratamentos, intervenções e produtos de apoio; |
Conhecimentos fundamentais de informática na ótica utilizador, indispensáveis para o exercício do secretariado clínico; |
Conhecimentos fundamentais de sistemas de registo, referenciação, encaminhamento e protocolo usados nos diferentes níveis de cuidados de saúde; |
Conhecimentos fundamentais sobre procedimentos específicos em secretariado clínico; |
Aptidões |
Analisar e interpretar documentação relacionada com aspetos técnicos, legais e éticos associados aos direitos da pessoa com alguma condição de saúde; |
Analisar e interpretar documentação relacionada com aspetos técnicos, legais e operacionais associados aos procedimentos e sistemas de informação utilizados no secretariado em saúde; |
Aplicar estratégias de modo adequado perante as limitações funcionais e barreiras ambientais que se apresentem à pessoa com alguma condição física, psíquica ou social; |
Aplicar técnicas e estratégias de segurança e saúde no trabalho; |
Identificar e realizar atividades de secretariado clínico e atendimento ao público, adotando postura e comunicação adequadas; |
Interpretar e implementar estratégias específicas às necessidades da pessoa ou população institucional; |
Interpretar e implementar planos de resposta a situações particulares, propondo a introdução de ações de melhoria e estratégias facilitadoras; |
Organizar a documentação e arquivo propondo a introdução de ações de melhoria e estratégias facilitadoras; |
Participar na elaboração de documentos informativos acerca do funcionamento do serviço tendo em conta a facilitação da compreensão da informação por parte dos utilizadores do mesmo; |
Participar na integração de novos profissionais. |
Produzir indicadores resultantes do serviço de secretariado clínico; |
Realizar o registo de níveis de serviço referentes ao trabalho diário desenvolvido na instituição; |
Utilizar de forma produtiva e coerente a documentação, ferramentas de gestão de informação para registo e/ou referenciação, bem como demais ferramentas informáticas indispensáveis para a boa execução de todas as tarefas inerentes ao secretariado em saúde; |
Atitudes |
Adotar as principais técnicas de segurança e saúde no trabalho, sobretudo perante situações de risco ou perigo; |
Aplicar e cumprir o Regulamento Geral de Proteção de Dados, de acordo com os princípios éticos e legais; |
Demonstrar autonomia e iniciativa de gestão de tarefas, atividades e tempo, em contexto profissional; |
Demonstrar capacidade de comunicação e relação interpessoal, adaptando a linguagem à pessoa e à condição e contexto de saúde desta; |
Demonstrar capacidade de reflexão na e sobre a prática numa lógica de desenvolvimento pessoal e profissional permanente; |
Demonstrar capacidade de relacionar o estado de saúde da pessoa com o circuito da mesma na instituição e eventuais exames complementares de diagnóstico que tenham sido efetuados. |
Demonstrar capacidade e disponibilidade para desenvolver as suas atividades integrado numa equipa multiprofissional; |
Demonstrar compromisso ético no respeito à pessoa, cuidadores, familiares ou outros profissionais; |
Demonstrar iniciativa, interesse, criatividade, responsabilidade e autonomia no desempenho das suas funções; |