Curso


Diploma de técnico superior profissional
Um dos seguintes conjuntos de áreas: Língua Portuguesa; Matemática; Psicologia; Biologia; Economia; Contabilidade; TIC
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 45
Total de alunos inscritos em simultâneo 110
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Lisboa Av. de Ceuta, 1 - Edifício Urbiceuta 6º piso 45 110
Descrição geral Planear, gerir e concretizar atividades de secretariado clínico em instituições de saúde.
Atividades principais
Assegurar uma boa gestão documental, de informação e de stock tendo em conta as características do serviço e garantindo a confidencialidade de dados;
Colaborar em ações de educação para a saúde;
Colaborar no circuito da resposta à audição interna, na sequência de procedimentos institucionais (de rotina) de aferição, de reclamação ou sugestão.
Efetuar registos nas plataformas inerentes à função (requisição, registo, referenciação e protocolos);
Executar as atividades de secretariado inerentes ao funcionamento diário;
Fornecer informação de modo fundamentado, atualizado, explícito e adaptado à condição e contexto de saúde da pessoa;
Gerir reclamações, sugestões e elogios;
Participar na avaliação da qualidade dos serviços prestados, através da avaliação do trabalho desenvolvido, bem como no processo de certificação da instituição, implementando estratégias de melhoria quando necessário;
Participar na elaboração de protocolos e procedimentos facilitadores e funcionais adaptados e personalizados tendo em conta o serviço, a instituição e população utilizadora da mesma.
Planear as atividades de secretariado inerentes ao serviço/unidade de saúde em que está integrado;
Planear e colaborar na organização do espaço bem como na implementação e manutenção de um arquivo documental funcional, confidencial e prático;
Planear o desenvolvimento de atividades, a organização e monitorização do trabalho de modo a garantir um atendimento célere, profissional, cuidado e personalizado à condição e contexto de saúde da pessoa e necessidades específicas do serviço;
Conhecimentos
Conhecimento abrangentes da designação, enquadramento e terminologia mais relevante associada aos principais exames complementares de diagnóstico;
Conhecimento abrangentes das principais linhas orientadoras das políticas de saúde em Portugal e o seu enquadramento a nível europeu;
Conhecimentos abrangentes de contabilidade e faturação;
Conhecimentos abrangentes de logística em saúde;
Conhecimentos abrangentes do movimento internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho;
Conhecimentos abrangentes dos diferentes regimes jurídicos e modelos de organização e funcionamento das unidades de saúde em Portugal.
Conhecimentos abrangentes sobre a certificação de unidade/instituições de saúde;
Conhecimentos abrangentes sobre a terminologia e localização das principais estruturas e funções do corpo humano;
Conhecimentos abrangentes sobre as limitações funcionais que podem advir de diversas condições de saúde;
Conhecimentos abrangentes sobre segurança e saúde no trabalho;
Conhecimentos especializados de comunicação em língua inglesa, com ou sem recurso às tecnologias de informação;
Conhecimentos especializados de procedimentos de comunicação e comunicação alternativa, bem como estratégias facilitadoras ou produtos de apoio neste âmbito;
Conhecimentos especializados sobre metodologia de trabalho de projeto no contexto da formação;
Conhecimentos especializados sobre o regime geral de proteção de dados, com ênfase em dados sensíveis;
Conhecimentos especializados sobre sistemas e fluxos de informação em saúde;
Conhecimentos especializados sobre subsistemas de saúde e comparticipação de atos, tratamentos, intervenções e produtos de apoio;
Conhecimentos fundamentais de informática na ótica utilizador, indispensáveis para o exercício do secretariado clínico;
Conhecimentos fundamentais de sistemas de registo, referenciação, encaminhamento e protocolo usados nos diferentes níveis de cuidados de saúde;
Conhecimentos fundamentais sobre procedimentos específicos em secretariado clínico;
Aptidões
Analisar e interpretar documentação relacionada com aspetos técnicos, legais e éticos associados aos direitos da pessoa com alguma condição de saúde;
Analisar e interpretar documentação relacionada com aspetos técnicos, legais e operacionais associados aos procedimentos e sistemas de informação utilizados no secretariado em saúde;
Aplicar estratégias de modo adequado perante as limitações funcionais e barreiras ambientais que se apresentem à pessoa com alguma condição física, psíquica ou social;
Aplicar técnicas e estratégias de segurança e saúde no trabalho;
Identificar e realizar atividades de secretariado clínico e atendimento ao público, adotando postura e comunicação adequadas;
Interpretar e implementar estratégias específicas às necessidades da pessoa ou população institucional;
Interpretar e implementar planos de resposta a situações particulares, propondo a introdução de ações de melhoria e estratégias facilitadoras;
Organizar a documentação e arquivo propondo a introdução de ações de melhoria e estratégias facilitadoras;
Participar na elaboração de documentos informativos acerca do funcionamento do serviço tendo em conta a facilitação da compreensão da informação por parte dos utilizadores do mesmo;
Participar na integração de novos profissionais.
Produzir indicadores resultantes do serviço de secretariado clínico;
Realizar o registo de níveis de serviço referentes ao trabalho diário desenvolvido na instituição;
Utilizar de forma produtiva e coerente a documentação, ferramentas de gestão de informação para registo e/ou referenciação, bem como demais ferramentas informáticas indispensáveis para a boa execução de todas as tarefas inerentes ao secretariado em saúde;
Atitudes
Adotar as principais técnicas de segurança e saúde no trabalho, sobretudo perante situações de risco ou perigo;
Aplicar e cumprir o Regulamento Geral de Proteção de Dados, de acordo com os princípios éticos e legais;
Demonstrar autonomia e iniciativa de gestão de tarefas, atividades e tempo, em contexto profissional;
Demonstrar capacidade de comunicação e relação interpessoal, adaptando a linguagem à pessoa e à condição e contexto de saúde desta;
Demonstrar capacidade de reflexão na e sobre a prática numa lógica de desenvolvimento pessoal e profissional permanente;
Demonstrar capacidade de relacionar o estado de saúde da pessoa com o circuito da mesma na instituição e eventuais exames complementares de diagnóstico que tenham sido efetuados.
Demonstrar capacidade e disponibilidade para desenvolver as suas atividades integrado numa equipa multiprofissional;
Demonstrar compromisso ético no respeito à pessoa, cuidadores, familiares ou outros profissionais;
Demonstrar iniciativa, interesse, criatividade, responsabilidade e autonomia no desempenho das suas funções;

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Secretariado em Saúde (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Desenvolvimento pessoal (0090) 0090 6 0 0 5%
Línguas e Literaturas Estrangeiras (0222) 0222 3 0 0 2.5%
Filosofia e Ética (0226) 0226 4 0 0 3.33%
Contabilidade e Fiscalidade (0344) 0344 4 0 0 3.33%
Gestão e Administração (0345) 0345 4 0 0 3.33%
Secretariado e Trabalho Administrativo (0346) 0346 15 0 0 12.5%
Enquadramento na Organização/Empresa (0347) 0347 4 0 0 3.33%
Saúde - programas não classificados noutra área de formação (0729) 0729 76 0 0 63.33%
Segurança e Higiene no Trabalho (0862) 0862 4 0 0 3.33%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1620h 245h 0h 60
Semestral Comunicação e Competências Relacionais em Saúde Técnica 0729 162h
 (HEP 102h)
35h 0h
6
Semestral Acessibilidade, Equidade e Humanização em Saúde Técnica 0729 108h
 (HEP 63h)
30h 0h
4
Semestral Segurança e Saúde no Trabalho Geral e científica 0862 108h
 (HEP 63h)
0h 0h
4
Semestral Primeiros Socorros e Suporte Básico de Vida Geral e científica 0729 108h
 (HEP 63h)
0h 0h
4
Semestral Políticas, sistemas e serviços de saúde Técnica 0729 189h
 (HEP 114h)
45h 0h
7
Semestral Pedagogia, Supervisão e Metodologia do Trabalho de Projeto Geral e científica 0090 162h
 (HEP 102h)
0h 0h
6
Semestral Logística em saúde Técnica 0345 108h
 (HEP 63h)
30h 0h
4
Semestral Inglês em Saúde Técnica 0222 81h
 (HEP 41h)
40h 0h
3
Semestral Fundamentos de secretariado clínico Técnica 0346 243h
 (HEP 153h)
65h 0h
9
Semestral Formação Cruz Vermelha Geral e científica 0729 27h
 (HEP 12h)
0h 0h
1
Semestral Ética e Deontologia em Saúde Geral e científica 0226 108h
 (HEP 68h)
0h 0h
4
Semestral Estágio I Em contexto de trabalho 0729 216h
 (HEP 212h)
0h 0h
8
2º Ano 1620h 270h 0h 60
Semestral Terminologia Clínica e de Meios Complementares de Diagnóstico Técnica 0729 162h
 (HEP 102h)
40h 0h
6
Semestral Sistemas de Financiamento em Saúde Técnica 0729 162h
 (HEP 92h)
45h 0h
6
Semestral Sistemas de Certificação e Qualidade em Súde Técnica 0347 108h
 (HEP 68h)
25h 0h
4
Semestral Secretariado Clínico em Urgência, Cirurgia e Internamento Técnica 0346 81h
 (HEP 46h)
35h 0h
3
Semestral Secretariado Clínico em Ambulatório Técnica 0346 81h
 (HEP 46h)
35h 0h
3
Semestral Gestão de Processos e Sistemas e Fluxos de Informação em Saúde Técnica 0729 162h
 (HEP 92h)
55h 0h
6
Semestral Faturação e Fiscalidade Técnica 0344 108h
 (HEP 63h)
35h 0h
4
Semestral Estágio III Em contexto de trabalho 0729 540h
 (HEP 530h)
0h 0h
20
Semestral Estágio II Em contexto de trabalho 0729 216h
 (HEP 212h)
0h 0h
8
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)