Conhecimentos |
Conhecimento abrangente das obrigações fiscais e laborais das organizações. |
Conhecimento abrangentes da correta utilização da língua portuguesa na elaboração e análise de informação financeira e não financeira. |
Conhecimentos abrangente do regime jurídico aplicável à atividade empresarial. |
Conhecimentos abrangentes de análise económica e financeira e de avaliação de investimentos. |
Conhecimentos abrangentes do Sistema de Normalização Contabilística e dos diferentes normativos aplicáveis às organizações. |
Conhecimentos abrangentes em empreendedorismo e gestão empresarial. |
Conhecimentos abrangentes relativos a conhecimentos básicos e essenciais à compreensão do direito, à sua importância e aplicação prática. |
Conhecimentos abrangentes relativos à proteção das pessoas singulares no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais e à livre circulação desses dados (RGPD). |
Conhecimentos abrangentes relativos ao alcance das políticas macroeconómicas governamentais. |
Conhecimentos abrangentes relativos aos conceitos associados à gestão da produção e de operações. |
Conhecimentos abrangentes relativos aos conceitos básicos indispensáveis ao conhecimento dos processos e práticas da Gestão de Recursos Humanos. |
Conhecimentos especializado sobre ferramentas de controlo de gestão, de auditoria financeira, de avaliação económico-financeira e de interpretação das demonstrações financeiras e das obrigações declarativas. |
Conhecimentos especializados acerca do Estatuto e Código Deontológico dos Técnicos Oficiais de Contas. |
Conhecimentos especializados da legislação das sociedades comerciais e de fiscalidade. |
Conhecimentos especializados de aplicações informáticas para o cumprimento das obrigações legais e preparação de informação de apoio à gestão. |
Conhecimentos especializados de cálculo financeiro. |
Conhecimentos especializados de contabilidade de gestão e de ferramentas de apoio à gestão. |
Conhecimentos especializados de gestão, contabilidade, fiscalidade, económica e financeira. |
Conhecimentos especializados em auditoria fiscal. |
Conhecimentos especializados sobre a elaboração das demonstrações financeiras e demais documentos de relato financeiro e de prestação de contas. |
Conhecimentos especializados sobre planeamento fiscal, elaboração de orçamentos, planos de negócio e projetos de investimento. |
Aptidões |
Analisar a entidade do ponto de vista económico e financeiro e avaliar oportunidades de investimento e necessidades de financiamento. |
Aplicar as técnicas de elaboração de orçamentos e de planos de investimento, assim como avaliar as diferentes fontes de investimento e financiamento. |
Aplicar os modelos de contabilidade de gestão, participar no processo orçamental e no seu controlo. |
Aplicar os normativos do RGPD à proteção das pessoas singulares no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais e à livre circulação desses dados. |
Conceber informação financeira, contabilística e fiscal com recurso a aplicações informáticas específicas. |
Enquadrar as entidades nos respetivos normativos contabilísticos e fiscais. |
Enquadrar as políticas macroeconómicas governamentais que influenciam o setor de atividade da entidade. |
Enquadrar as técnicas de cálculo financeiro na análise de financiamentos e de investimentos. |
Executar trabalho contabilístico e fiscal e de prestação de contas. |
Identificar as exigências legais das entidades em matéria de contabilidade, fiscalidade e índole laboral. |
Identificar conceitos básicos e essenciais à compreensão do direito, à sua importância e aplicação prática. |
Identificar conceitos básicos indispensáveis ao conhecimento dos processos e práticas da Gestão de Recursos Humanos. |
Identificar conceitos básicos relativos aos conceitos associados à gestão da produção e de operações. |
Identificar potenciais oportunidades de melhoria dos sistemas de informação contabilística, de acordo com as exigências legais e necessidades de informação das entidades. |
Preparar as demonstrações financeiras, redigir relatórios e outra informação, aplicando a língua técnica da área da contabilidade, de fiscalidade e de gestão de acordo com os diferentes públicos e recorrendo às novas formas de comunicação na era digital. |
Preparar relatórios da situação económico-financeira de uma entidade. |
Processar documentação contabilística em softwares de contabilidade e interpretar os seus outputs. |
Validar planos de contas em conformidade com as especificidades das entidades. |
Atitudes |
Demonstrar autonomia na preparação da informação contabilística, fiscal e laboral. |
Demonstrar autonomia no trabalho com aplicações informáticas. |
Demonstrar capacidade de adaptação à evolução tecnológica. |
Demonstrar capacidade de adaptação às especificidades das organizações e de adequação aos diferentes modelos de controlo de gestão. |
Demonstrar capacidade de análise crítica para aplicar os normativos do RGPD, relativos à proteção das pessoas singulares no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais e à livre circulação desses dados. |
Demonstrar capacidade de análise crítica quanto à situação da organização, às diferentes fontes de financiamento e oportunidades de investimento. |
Demonstrar capacidade de liderança e motivação em contexto de trabalho. |
Demonstrar capacidade de organização para o cumprimento integral das obrigações contabilísticas, fiscais e laborais. |
Demonstrar capacidade para trabalhar com orientação para objetivos e cumprimento de prazos. |
Demonstrar confiança e proatividade nas suas ações. |
Demonstrar cortesia e capacidade de adaptar a linguagem aos diferentes utilizadores da informação. |
Demonstrar rigor e responsabilidade no cumprimento das normas e procedimentos dos sistemas de controlo interno, contabilidade e de gestão. |
Revelar consciência da confidencialidade no acesso à informação e no cumprimento do normativo do RGPD. |