Conhecimentos |
Conhecimentos abrangentes da gestão de carreira e as respetivas exigências |
Conhecimentos abrangentes da pedagogia, ética e deontologia do treinador |
Conhecimentos abrangentes das práticas de implementação de ideias de negócio |
Conhecimentos abrangentes de avaliação e gestão do processo de treino, competição e de talentos. |
Conhecimentos abrangentes de psicologia do desporto |
Conhecimentos abrangentes na comunicação |
Conhecimentos abrangentes na manutenção e organização de espaços desportivos |
Conhecimentos básicos da gestão de eventos e entidades desportivas |
Conhecimentos básicos de criação e gestão de eventos |
Conhecimentos básicos de expressão oral e escrita inglesa |
Conhecimentos especializados da organização, da gestão e da avaliação e de controlo do treino |
Conhecimentos especializados das componentes e da estrutura do treino e do exercício para a otimização do processo de treino e de competição |
Conhecimentos especializados das estratégias, dos estilos e dos métodos de ensino em treino desportivo que visem o enquadramento de talentos desportivos, tendo em vista a formação desportiva a longo prazo |
Conhecimentos especializados dos diferentes modelos de planeamento e periodização anual do processo de treino |
Conhecimentos especializados dos fundamentos de uma educação para a saúde |
Conhecimentos especializados dos métodos de avaliação dos parâmetros e índices físicos e da execução das habilidades desportivas de atletas e desportistas |
Conhecimentos especializados dos princípios de desenvolvimento desportivo do praticante a longo prazo |
Conhecimentos especializados na formulação de objetivos de preparação e de competição na modalidade. |
Conhecimentos especializados nas atividades de ginásio na área do treino a força e cardiofitness |
Conhecimentos fundamentais da anatomia, fisiologia e da nutrição humana no desporto |
Conhecimentos fundamentais da atividade física com populações especiais |
Conhecimentos fundamentais da avaliação e controlo do treino e da competição |
Conhecimentos fundamentais da criação de ambientes favoráveis e positivos para a aprendizagem |
Conhecimentos fundamentais das etapas de formação a longo prazo a nível cognitivo, afetivo e motor e as suas implicações para a prática |
Conhecimentos fundamentais de expressão oral e escrita portuguesa |
Conhecimentos fundamentais de traumatologia e técnicas de primeiros socorros |
Conhecimentos fundamentais do papel do desporto na formação pessoal e social dos desportistas e a relevância da fidelização à prática desportiva a longo prazo |
Conhecimentos fundamentais sobre as etapas de desenvolvimento do praticante e as suas implicações na prática |
Conhecimentos fundamentais sobre as instituições e regras que regem o desporto |
Aptidões |
Avaliar e corrigir, através da explicação, demonstração, observação e correção, as execuções técnicas, que ponham em causa a prestação desportiva e a condição física |
Avaliar e orientar o treino dos praticantes nas etapas iniciais e intermédias de desenvolvimento desportivo, analisando as atitudes e os resultados alcançados |
Coadjuvar treinadores de grau superior |
Efetuar avaliações periódicas e adaptar o seu desempenho na liderança do processo de treino e gestão do exercício |
Identificar ameaças e potencialidades às ideias de negócio ou aos modelos de negócios estabelecidos - SWAT |
Identificar as diferentes necessidades fisiológicas decorrentes da prática desportiva e a sua supressão nutricional |
Identificar as diferentes partes, estruturas e componentes anatómicas e o seu modo básico de funcionamento esquelético e muscular |
Identificar as diversas dinâmicas organizativas e hierarquias em organizações desportivas |
Identificar as motivações pessoais para a prática desportiva e/ou os sinais de stress competitivo |
Identificar e eliminar possíveis atividades que não sejam adequadas à prática específica de determinada modalidade |
Identificar e eliminar/reduzir potenciais fatores de risco de lesão que possam advir de materiais, espaços e ambientes desportivos do processo de treino e em competição |
Identificar e selecionar as técnicas de treino e de comunicação adequadas ao grupo e ao público com quem é desenvolvido o trabalho. |
Identificar, registar e corrigir lacunas presentes no processo de treino e na competição para a obtenção de rendimento desportivo |
Interpretar a relação entre as componentes do treino e adaptá-las ao grupo de trabalho |
Interpretar as leis de jogo da modalidade específica escolhida |
Interpretar situações de lesão e selecionar as técnicas de primeiros socorros a aplicar. |
Participar na construção e monitorização, a longo prazo, da carreira desportiva dos praticantes |
Planear, organizar e gerir eventos desportivos, de prática formal ou informal, que permitam a identificação de talentos e o recrutamento para a modalidade. |
Reconhecer, identificar e recrutar potenciais talentos e oportunidades de carreira dos praticantes |
Registar aspetos da unidade de treino e da competição que permitam a monitorização da atividade desportiva do praticante e a correção do processo de treino |
Selecionar e aplicar os métodos de treino atendendo às diferenças da sua aplicação no trabalho com jovens, adultos e populações especiais |
Selecionar espaços e materiais de treino adequados ao desenvolvimento equilibrado e seguro dos atletas/desportistas |
Utilizar a base teórica adquirida adaptando-a às especificidades de cada modalidade |
Utilizar métodos de treino e estratégias de comunicação adequados aos diferentes tipos de população que pratica desporto |
Atitudes |
Acompanhar a evolução do estado da arte adquirindo métodos de trabalho inovadores e atualizados, adaptando-se a diferentes culturas e contextos. |
Assumir boas práticas profissionais, eticamente fundadas, no exercício das suas atividades em equipas técnicas em níveis de prática de Grau I, Grau II e Grau III |
Demonstrar autonomia no exercício das suas funções transmitindo valores de proatividade, autonomia e responsabilidade aos praticantes |
Demonstrar capacidade de adaptação a diferentes ambientes, contextos e grupos de trabalho assumindo atitudes e comportamentos adequados com a função social que desempenha |
Demonstrar capacidade de aplicar o seu conhecimento teórico, adaptando-o às exigências da tarefa, competição, motivação e capacidade dos praticantes |
Demonstrar competência na relação pessoal, valorizando o espírito desportivo, com todos os que o rodeiam e com quem desenvolve atividades de forma direta ou indireta |
Demonstrar iniciativa na resolução de desafios/problemas, promovendo a fidelização do praticante à modalidade, à equipa e ao clube |
Expressar a sua opinião com recurso a formas de comunicação compreensíveis, acessíveis e adaptadas às circunstâncias e praticantes |
Orientar praticantes nas estapas inicias e intermédias de desenvolvimento desportivo, desenvolvendo nos praticantes atitudes e comportamentos concordantes com a exigência da prática desportiva a longo prazo |
Ser um elemento dinamizador no seu grupo de trabalho, promovendo os valores do Desporto |
Ter motivação e capacidade para liderar e para ser liderado em função do seu cargo e posição hierárquica dentro de determinada instituição desportiva |
Trabalhar em função dos objectivos do cliente, fidelizando-o à prática desportiva, sendo um ponto de referência de conhecimento sólido e de motivação |