Curso


Diploma de técnico superior profissional
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 25
Total de alunos inscritos em simultâneo 50
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Setúbal Campus do IPS - Estefanilha 25 50
Descrição geral Planear e gerir um ponto de venda, em particular as suas atividades operacionais e comercais, através da implementação de um plano de negócios, da idealização e implementação de ações de marketing e da gestão da força de vendas, contribuindo para a satisfação e fidelização dos clientes.
Atividades principais
Colaborar na análise do comportamento dos produtos/serviços em função do layout e da procura
Coordenar a receção e o tratamento de reclamações e de apoio pós-venda
Desenvolver e implementar ferramentas de gestão da inovação
Desenvolver e implementar serviços de acolhimento aos clientes
Diagnosticar as necessidades dos clientes e implementar técnicas de marketing relacional
Elaborar relatórios de atividades operacionais/comerciais
Estudar a implementação de processos operacionais
Gerir, potenciar e organizar a força de vendas
Implementar e coordenar ações de marketing e acompanhar os seus resultados
Implementar e gerir sistemas de gestão de stocks e aprovisionamento
Implementar o plano de negócios no ponto de venda
Implementar técnicas de venda e de negociação
Implementar uma estratégia omnicanal e acompanhar os seus resultados
Planear a aplicação da legislação comercial em vigor aplicável ao contexto da empresa
Planear e implementar ações de comunicação no ponto de venda
Recolher informação, desenvolver e analisar estudos sobre os perfis de clientes, concorrência e o mercado em geral
Conhecimentos
Conhecimento especializado de gestão de equipas de vendas
Conhecimento especializado na gestão comercial
Conhecimentos especializados de distribuição, transportes e gestão de stocks num cenário omnicanal
Conhecimentos especializados de marketing
Conhecimentos fundamentais de análise de dados quantitativos de suporte à gestão de categorias
Conhecimentos fundamentais de gestão de empresas
Conhecimentos fundamentais de Marketing Relacional
Conhecimentos fundamentais em análise financeira
Conhecimentos fundamentais em direito comercial
Conhecimentos fundamentais em economia
Conhecimentos fundamentais em informática para as Organizações
Conhecimentos fundamentais em língua inglesa
Conhecimentos fundamentais sobre gestão omnicanal
Conhecimentos profundos sobre ferramentas e técnicas de comunicação e de divulgação no ponto de venda
Aptidões
Analisar a informação em língua inglesa
Analisar dados de processos de compra para gerir categorias e lojas
Analisar informação económica aplicada à atividade comercial
Analisar, conceber e aplicar planos e ações de comunicação no ponto de venda
Aplicar as tecnologias de informação como suporte de gestão comercial do ponto de venda
Aplicar e aceder a sistemas de informação comercial, retirando informação útil aos processos de gestão comercial
Aplicar ferramentas de gestão de inovação
Aplicar o enquadramento legal do ponto de venda
Colaborar nos diferentes processos de gestão de equipas de vendas
Conceber e planear o controlo de custos de atividades comerciais e de vendas
Gerir processos omnicanal
Planear e aplicar ações de marketing
Preparar e executar processos de gestão comercial e da força de vendas
Propor melhorias nos processos de gestão comercial e da força de vendas
Atitudes
Demonstrar aprendizagem ao longo da vida e a partilha constante de conhecimentos nos diferentes domínios da gestão empresarial
Demonstrar autonomia na resolução de problemas e na tomada de decisões
Demonstrar capacidade analítica e de pensamento lógico
Demonstrar capacidade de adaptar a linguagem aos seus interlocutores e demonstrar cooperação e respeito no relacionamento com os outros
Demonstrar capacidade de análise crítica da informação e proatividade na gestão de processos
Demonstrar capacidade de análise metódica de informação crítica
Demonstrar capacidade de gerir e integrar equipas multidisciplinares
Demonstrar capacidade de organização e planeamento
Demonstrar capacidade para inovar e empreender novos projetos
Demonstrar espírito de equipa e capacidade de liderança
Demonstrar flexibilidade adaptando-se a diferentes situações e contextos profissionais e evitando situações de conflito ou confronto
Demonstrar responsabilidade e capacidade de iniciativa

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Gestão Retalhista (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Línguas e Literaturas Estrangeiras (0222) 0222 6 0 0 5%
Ciências Sociais e do Comportamento (0310) 0310 6 0 0 5%
Economia (0314) 0314 6 0 0 5%
Ciências Empresariais (0340) 0340 6 0 0 5%
Comércio (0341) 0341 42 0 0 35%
Marketing e Publicidade (0342) 0342 24 0 0 20%
Finanças, Banca e Seguros (0343) 0343 6 0 0 5%
Gestão e Administração (0345) 0345 12 0 0 10%
Direito (0380) 0380 6 0 0 5%
Informática na Ótica do Utilizador (0482) 0482 6 0 0 5%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1500h 210h 0h 60
Semestral Fundamentos de Retalho Técnica 0341 150h
 (HEP 100h)
35h 0h
6
Semestral Equipas, Liderança e Diversidade nas Organizações Técnica 0310 150h
 (HEP 100h)
35h 0h
6
Semestral Direito Empresarial Geral e científica 0380 150h
 (HEP 100h)
0h 0h
6
Semestral Tópicos de análise financeira Técnica 0343 150h
 (HEP 100h)
35h 0h
6
Semestral Princípios de gestão e inovação Geral e científica 0345 150h
 (HEP 100h)
0h 0h
6
Semestral O consumidor e a economia Geral e científica 0314 150h
 (HEP 100h)
0h 0h
6
Semestral Marketing Research em Retalho Técnica 0342 150h
 (HEP 100h)
35h 0h
6
Semestral Introdução ao Marketing Geral e científica 0342 150h
 (HEP 100h)
0h 0h
6
Semestral Inglês técnico para o retalho Técnica 0222 150h
 (HEP 100h)
35h 0h
6
Semestral Gestão Omnicanal Técnica 0341 150h
 (HEP 100h)
35h 0h
6
2º Ano 1500h 175h 0h 60
Semestral Gestão de pessoas e operações Técnica 0340 150h
 (HEP 100h)
35h 0h
6
Semestral Estágio Em contexto de trabalho 0341 750h
 (HEP 750h)
0h 0h
30
Semestral Comunicação no Ponto de Venda Técnica 0342 150h
 (HEP 100h)
35h 0h
6
Semestral Marketing Relacional Técnica 0342 150h
 (HEP 100h)
35h 0h
6
Semestral Informática para as Organizações Técnica 0482 150h
 (HEP 100h)
35h 0h
6
Semestral Gestão de stocks e aprovisionamento Técnica 0345 150h
 (HEP 100h)
35h 0h
6
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)