Conhecimentos |
Conhecimento especializado em gestão de operações turísticas e sistemas de reservas em agências de viagens. |
Conhecimento especializado em marketing digital e sobre as tendências e mudanças de consumo de produtos turísticos numa perspetiva de gestão comercial. |
Conhecimento especializado em planeamento e organização de eventos de acordo com a sua contribuição individual e em grupo beneficiando a qualificação e desempenho profissional nos diversos segmentos de mercado onde atua. |
Conhecimento especializado em planos de orçamentação nomeadamente na prestação de serviços no seu setor de desempenho profissional. |
Conhecimento especializado em TIC e Tecnologias de Multimédia e Imagem que possibilitem uma elevada intervenção profissional na conceção, promoção, divulgação, operação e avaliação de destinos e produtos. |
Conhecimento fundamental dos mercados para desenvolvimento de estudos específicos de mercado relacionados com o setor turístico, numa perspetiva de aplicabilidade aos vários segmentos de mercado. |
Conhecimento fundamental em ambiente de identificação e diagnóstico de situações de riscos e participação na elaboração de propostas adequadas, caso a caso, de segurança na atividade turística. |
Conhecimento fundamental em análise quantitativa do perfil dos visitantes e turistas em espaços turísticos e patrimoniais. |
Conhecimentos abrangentes do sistema turístico, nomeadamente em operação e aplicação dos mesmos na orientação de equipas de trabalho no âmbito de diferentes tipos de atividades do setor turístico. |
Conhecimentos fundamentais em turismo, que permitam desenvolver atividades integradas na cadeia de valor da atividade turística. |
Aptidões |
Analisar, interpretar e apresentar estudos de mercado (oferta e procura do mercado). |
Coordenar e aplicar princípios orientadores na gestão de equipas de trabalho no sentido de motivar a proatividade e a autonomia no desempenho profissional no âmbito das atividades a serem desenvolvidas. |
Criar e desenvolver técnicas de planeamento, organização e gestão de eventos (nacional e internacional). |
Emitir relatórios com análise estatística e apresentação dos seus resultados, propondo produtos turísticos inovadores, contribuindo para a fidelização de visitantes e turistas no reforço da promoção das infraestruturas patrimoniais. |
Executar planos financeiros e apresentar orçamentos de acordo com especificidades do setor turístico. |
Identificar situações de risco propondo soluções de segurança no trabalho e a segurança dos turistas. |
Interpretar, desenvolver e atualizar planos de marketing digital. |
Operacionalizar e reservar viagens individuais e de grupo através do Sistema de Distribuição Global de forma eficiente. |
Operacionalizar os conteúdos fundamentais em turismo, aplicando-os aos segmentos necessários. |
Participar na produção de conteúdos e dominar técnicas que os insiram na prática das TIC e das Tecnologias de Multimédia e Imagem. |
Atitudes |
Adaptar-se à mudança nos procedimentos ligados às operações turísticas e sistemas de reservas em agências de viagens (GDS), revelando ética profissional e flexibilidade nos diferentes contextos profissionais das agências de viagens. |
Demonstrar autonomia e capacidade para desenvolver abordagens de marketing digital orientadas aos diferentes segmentos de mercado. |
Demonstrar autonomia e espírito crítico na avaliação dos resultados dos planos financeiros. |
Demonstrar autonomia na aplicabilidade de conhecimentos técnicos e científicos em atividades do setor turístico. |
Demonstrar autonomia na execução e na liderança de estudos de mercado segundo as necessidades de cada situação concreta do mercado. |
Demonstrar capacidade de iniciativa, comunicação e responsabilidade diante de situações de risco/segurança. |
Demonstrar capacidade de integração em equipas multidisciplinares mostrando sensibilidade para a proatividade nomeadamente, na atualização de conhecimentos e interação estratégica de execução das atividades. |
Demonstrar capacidade e atitude proativa nos procedimentos metodológicos de análise quantitativa do perfil dos visitantes e turistas em espaços turísticos e patrimoniais. |
Demonstrar disponibilidade para colaborar nas fases de planeamento, gestão e realização de eventos revelando uma atitude empreendedora na procura de soluções e de acordo com vários perfis. |
Revelar uma atitude empreendedora na aplicação de técnicas relacionadas com as TIC e as Tecnologias de Multimédia e Imagem. |