Curso


Diploma de técnico superior profissional
Descrição geral Gerir a cadeia de valor das atividades turísticas sob enquadramento organizacional, participando na gestão de planeamento e de desenvolvimento de produtos e de serviços ligados ao setor do turismo.
Atividades principais
Cooperar tecnicamente em equipa e a nível individual para planear e desenvolver produtos e serviços ligados ao setor do turismo sob enquadramento organizacional.
Desenvolver técnicas e competências relacionadas com as TIC e com as Tecnologias de Multimédia e Imagem.
Elaborar orçamentos empresariais.
Elaborar relatórios de análise ao perfil dos visitantes e turistas e apoio à gestão museológica e do património cultural.
Gerir operações turísticas e sistemas de reservas em agências de viagens (GDS - Global Distribution System).
Identificar situações de riscos e segurança na atividade turística.
Planear e organizar eventos de acordo com os segmentos de mercado.
Preparar e desenvolver planos de marketing digital.
Preparar e orientar equipas de trabalho no âmbito de diferentes tipos de atividades do setor turístico.
Realizar e desenvolver estudos de mercado relacionados com a atividade turística.
Conhecimentos
Conhecimento especializado em gestão de operações turísticas e sistemas de reservas em agências de viagens.
Conhecimento especializado em marketing digital e sobre as tendências e mudanças de consumo de produtos turísticos numa perspetiva de gestão comercial.
Conhecimento especializado em planeamento e organização de eventos de acordo com a sua contribuição individual e em grupo beneficiando a qualificação e desempenho profissional nos diversos segmentos de mercado onde atua.
Conhecimento especializado em planos de orçamentação nomeadamente na prestação de serviços no seu setor de desempenho profissional.
Conhecimento especializado em TIC e Tecnologias de Multimédia e Imagem que possibilitem uma elevada intervenção profissional na conceção, promoção, divulgação, operação e avaliação de destinos e produtos.
Conhecimento fundamental dos mercados para desenvolvimento de estudos específicos de mercado relacionados com o setor turístico, numa perspetiva de aplicabilidade aos vários segmentos de mercado.
Conhecimento fundamental em ambiente de identificação e diagnóstico de situações de riscos e participação na elaboração de propostas adequadas, caso a caso, de segurança na atividade turística.
Conhecimento fundamental em análise quantitativa do perfil dos visitantes e turistas em espaços turísticos e patrimoniais.
Conhecimentos abrangentes do sistema turístico, nomeadamente em operação e aplicação dos mesmos na orientação de equipas de trabalho no âmbito de diferentes tipos de atividades do setor turístico.
Conhecimentos fundamentais em turismo, que permitam desenvolver atividades integradas na cadeia de valor da atividade turística.
Aptidões
Analisar, interpretar e apresentar estudos de mercado (oferta e procura do mercado).
Coordenar e aplicar princípios orientadores na gestão de equipas de trabalho no sentido de motivar a proatividade e a autonomia no desempenho profissional no âmbito das atividades a serem desenvolvidas.
Criar e desenvolver técnicas de planeamento, organização e gestão de eventos (nacional e internacional).
Emitir relatórios com análise estatística e apresentação dos seus resultados, propondo produtos turísticos inovadores, contribuindo para a fidelização de visitantes e turistas no reforço da promoção das infraestruturas patrimoniais.
Executar planos financeiros e apresentar orçamentos de acordo com especificidades do setor turístico.
Identificar situações de risco propondo soluções de segurança no trabalho e a segurança dos turistas.
Interpretar, desenvolver e atualizar planos de marketing digital.
Operacionalizar e reservar viagens individuais e de grupo através do Sistema de Distribuição Global de forma eficiente.
Operacionalizar os conteúdos fundamentais em turismo, aplicando-os aos segmentos necessários.
Participar na produção de conteúdos e dominar técnicas que os insiram na prática das TIC e das Tecnologias de Multimédia e Imagem.
Atitudes
Adaptar-se à mudança nos procedimentos ligados às operações turísticas e sistemas de reservas em agências de viagens (GDS), revelando ética profissional e flexibilidade nos diferentes contextos profissionais das agências de viagens.
Demonstrar autonomia e capacidade para desenvolver abordagens de marketing digital orientadas aos diferentes segmentos de mercado.
Demonstrar autonomia e espírito crítico na avaliação dos resultados dos planos financeiros.
Demonstrar autonomia na aplicabilidade de conhecimentos técnicos e científicos em atividades do setor turístico.
Demonstrar autonomia na execução e na liderança de estudos de mercado segundo as necessidades de cada situação concreta do mercado.
Demonstrar capacidade de iniciativa, comunicação e responsabilidade diante de situações de risco/segurança.
Demonstrar capacidade de integração em equipas multidisciplinares mostrando sensibilidade para a proatividade nomeadamente, na atualização de conhecimentos e interação estratégica de execução das atividades.
Demonstrar capacidade e atitude proativa nos procedimentos metodológicos de análise quantitativa do perfil dos visitantes e turistas em espaços turísticos e patrimoniais.
Demonstrar disponibilidade para colaborar nas fases de planeamento, gestão e realização de eventos revelando uma atitude empreendedora na procura de soluções e de acordo com vários perfis.
Revelar uma atitude empreendedora na aplicação de técnicas relacionadas com as TIC e as Tecnologias de Multimédia e Imagem.

--
Gestão de Turismo (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Audiovisuais e Produção dos Media (0213) 0213 5 0 0 4.17%
Línguas e Literaturas Estrangeiras (0222) 0222 4 0 0 3.33%
Língua e Literatura Materna (0223) 0223 4 0 0 3.33%
História e Arqueologia (0225) 0225 6 0 0 5%
Sociologia e Outros Estudos (0312) 0312 5 0 0 4.17%
Marketing e Publicidade (0342) 0342 6 0 0 5%
Gestão e Administração (0345) 0345 16 0 0 13.33%
Matemática (0461) 0461 5 0 0 4.17%
Informática na Ótica do Utilizador (0482) 0482 5 0 0 4.17%
Hotelaria e Restauração (0811) 0811 5 0 0 4.17%
Turismo e Lazer (0812) 0812 59 0 0 49.17%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1620h 406h 0h 60
Semestral Tecnologias de Informação e Comunicação Geral e científica 0482 135h
 (HEP 93h)
0h 0h
5
Semestral Tecnologias Audiovisuais e Interativas Técnica 0213 135h
 (HEP 79h)
56h 0h
5
Semestral Segurança e Riscos no Turismo Técnica 0812 162h
 (HEP 120h)
42h 0h
6
Semestral Princípios de Turismo e Sustentabilidade Técnica 0812 162h
 (HEP 106h)
56h 0h
6
Semestral Princípios de Gestão Financeira Técnica 0345 135h
 (HEP 79h)
56h 0h
5
Semestral Português Geral e científica 0223 108h
 (HEP 52h)
0h 0h
4
Semestral Património e Cultura Gastronómica Técnica 0811 135h
 (HEP 79h)
56h 0h
5
Semestral Organização de Eventos Técnica 0812 135h
 (HEP 93h)
42h 0h
5
Semestral Métodos Quantitativos Geral e científica 0461 135h
 (HEP 79h)
0h 0h
5
Semestral Introdução à Gestão Técnica 0345 135h
 (HEP 93h)
42h 0h
5
Semestral Inglês Geral e científica 0222 108h
 (HEP 52h)
0h 0h
4
Semestral Antropologia do Turismo Técnica 0312 135h
 (HEP 79h)
56h 0h
5
2º Ano 1620h 238h 0h 60
Semestral Projeto Técnica 0812 216h
 (HEP 146h)
70h 0h
8
Semestral Operação Turística e Sistema de Reservas Técnica 0812 108h
 (HEP 52h)
56h 0h
4
Semestral Marketing Digital Geral e científica 0342 162h
 (HEP 92h)
0h 0h
6
Semestral Gestão Museológica Técnica 0225 162h
 (HEP 106h)
56h 0h
6
Semestral Estágio Em contexto de trabalho 0812 810h
 (HEP 720h)
0h 0h
30
Semestral Empreendedorismo na Atividade Turística Técnica 0345 162h
 (HEP 106h)
56h 0h
6
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Diploma de técnico superior profissional
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 55
Total de alunos inscritos em simultâneo 110
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Tomar Quinta do Contador, Estrada da Serra 30 60
Mafra Academia de Ensino Superior de Mafra 25 50

--
Gestão de Turismo (Percurso Geral) 120 ECTS
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)