Curso


Diploma de técnico superior profissional
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 20
Total de alunos inscritos em simultâneo 50
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Braga ETESP | IPCA - Polo de Braga 20 50
Descrição geral Gerir, coordenar e controlar, de forma autónoma ou em equipa, as atividades e as operações dos serviços de alimentação e bebidas (v.g. Food and Beverage), de forma a garantir a qualidade do serviço a prestar, a afetação eficiente dos recursos, assim como a maximização da rentabilidade do negócio, integrados ou não em unidades hoteleiras.
Atividades principais
Controlar a qualidade do serviço e da interação com o cliente.
Gerir operações em unidades de negócio de alimentação e bebidas (F&B).
Gerir os resultados financeiros do serviço de F&B.
Planear e desenvolver a estratégia de promoção e comercialização do serviço de F&B.
Planear e estruturar menus e proceder ao cálculo de custos associado.
Planear, coordenar e organizar as operações de F&B, garantindo a qualidade dos serviços.
Conhecimentos
Conhecimentos abrangentes de promoção e divulgação de um Restaurante e/ou área de Restauração.
Conhecimentos abrangentes de tecnologias de informação e comunicação aplicadas à gestão e produção de F&B.
Conhecimentos abrangentes em indicadores de gestão aplicados a Restaurante e/ou área de Restauração.
Conhecimentos abrangentes para a gestão de compras e negociação com fornecedores de um Restaurante e/ou uma área de Restauração.
Conhecimentos básicos de cozinha e pastelaria.
Conhecimentos especializados de controlo de gestão e análise de custos do negócio de um Restaurante e/ou uma área de Restauração.
Conhecimentos especializados de higiene e segurança alimentar de um Restaurante e/ou área da Restauração.
Conhecimentos especializados de línguas estrangeiras (Inglês e Espanhol)
Conhecimentos especializados em gestão de recursos humanos.
Conhecimentos especializados na gestão e planificação de operações.
Conhecimentos especializados para elaboração de menus do negócio de Restaurante e/ou uma área de Restauração.
Conhecimentos especializados sobre o serviço de vinhos e produção de bebidas compostas quentes e frias.
Conhecimentos fundamentais nas operações de serviço ao cliente de mese e bar.
Conhecimentos fundamentais para gestão de eventos e serviços de Catering.
Conhecimentos fundamentais teóricos sobre hotelaria e turismo.
Aptidões
Analisar os relatórios e orçamentos financeiros, utilizando os sistemas de informação com vista à melhoria dos resultados.
Analisar, avaliar e monitorizar as compras de um Restaurante e/ou área da Restauração e gestão de armazém de Alimentação e Bebidas.
Analisar, avaliar e monitorizar os mais modernos processos, bem como as melhores e corretas práticas na operação do negócio de um Restaurante e/ou área da Restauração.
Aplicar técnicas de comunicação adequadas ao cliente.
Assegurar a aplicação dos princípios e das normas de qualidade, higiene e segurança alimentar nas operação de F&B desde o armazenamento até ao serviço ao cliente.
Construir, organizar e preparar os aspetos operacionais para a realização de eventos, serviços de banquetes e Catering.
Criar com o apoio da cozinha, menus e receitas criativas de acordo as novas tendências e com conhecimento das diversidades locais e nacionais.
Definir sistema de controlo de custos dos menus e de otimização dos recursos disponíveis.
Gerir adequadamente a adega do restaurante, respeitando as caraterísticas dos vinhos e suas proveniências.
Identificar e implementar as principais tendências de novos produtos e serviços de restauração e bebidas para o desenvolvimento do negócio.
Identificar e implementar diferentes opções estratégicas de promoção e divulgação de um Restaurante e/ou área de Restauração de acordo com novas ferramentas de marketing e as novas tecnologias.
Identificar, elaborar, planificar e acompanhar os processos operacionais para a gestão do negócio de um Restaurante e/ou área da Restauração.
Interpretar e implementar diferentes opções estratégicas de promoção e de comercialização.
Preparar bebidas compostas quentes e frias.
Realizar preparações básicas de cozinha e pastelaria de acordo com o especificado.
Servir corretamente alimentos e bebidas ao cliente de acordo com o especificado.
Atitudes
Demonstrar adaptabilidade e flexibilidade na gestão de processos.
Demonstrar assertividade nas relações interpessoais, com colegas, superiores hierárquicos e clientes.
Demonstrar autonomia responsabilidade para assegurar a gestão autónoma de eventos, serviços de banquetes e Catering.
Demonstrar capacidade de adaptação a novas tendências do turismo e hotelaria.
Demonstrar capacidade de adaptação e utilização de novas ferramentas tecnológicas de suporte à organização do negócio de Restauração .
Demonstrar capacidade de análise das necessidades mais relevantes do setor de Restaurante e/ou área da Restauração.
Demonstrar capacidade de assegurar o cumprimento das normas de qualidade, segurança e higiene alimentar.
Demonstrar capacidade de liderança na de gestão de equipas.
Demonstrar capacidade de negociação com os fornecedores e a gestão dos aprovisionamentos.
Demonstrar capacidade de servir corretamente alimentos e bebidas aos clientes.
Demonstrar capacidade estratégica na orientação do negócio.
Demonstrar capacidade para agir em função de princípios éticos e deontológicos.
Demonstrar criatividade e inovação no desenvolvimento e promoção dos produtos.
Demonstrar criatividade para criar menus e serviços com base nas novas tendências da gastronomia, de vinhos e de outras bebidas.

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Gestão de restauração e de bebidas (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Línguas e Literaturas Estrangeiras (0222) 0222 12 0 0 10%
Marketing e Publicidade (0342) 0342 6 0 0 5%
Gestão e Administração (0345) 0345 18 0 0 15%
Informática na Ótica do Utilizador (0482) 0482 6 0 0 5%
Indústrias Alimentares (0541) 0541 6 0 0 5%
Hotelaria e Restauração (0811) 0811 60 0 0 50%
Turismo e Lazer (0812) 0812 6 0 0 5%
Segurança e Higiene no Trabalho (0862) 0862 6 0 0 5%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1680h 300h 0h 60
Semestral Gestão de Alimentos e Bebidas Técnica 0811 168h
 (HEP 108h)
45h 0h
6
Semestral Fundamentos de Gestão Geral e científica 0345 168h
 (HEP 108h)
0h 0h
6
Semestral Espanhol Geral e científica 0222 168h
 (HEP 108h)
0h 0h
6
Semestral Comportamento Organizacional Geral e científica 0345 168h
 (HEP 108h)
0h 0h
6
Semestral Tecnologias de Informação Técnica 0482 168h
 (HEP 108h)
45h 0h
6
Semestral Serviço de restauração e bebidas II Técnica 0811 168h
 (HEP 108h)
60h 0h
6
Semestral Serviço de restauração e bebidas I Técnica 0811 168h
 (HEP 108h)
60h 0h
6
Semestral Introdução às técnicas de cozinha e pastelaria Técnica 0811 168h
 (HEP 108h)
45h 0h
6
Semestral Inglês Geral e científica 0222 168h
 (HEP 108h)
0h 0h
6
Semestral Higiene e segurança Alimentar Técnica 0862 168h
 (HEP 108h)
45h 0h
6
2º Ano 1680h 225h 0h 60
Semestral Gestão de eventos e catering Técnica 0345 168h
 (HEP 108h)
45h 0h
6
Semestral Fundamentos de turismo, hotelaria e restauração Técnica 0812 168h
 (HEP 108h)
45h 0h
6
Semestral Estágio Em contexto de trabalho 0811 840h
 (HEP 840h)
0h 0h
30
Semestral Enologia e cultura do vinho Técnica 0541 168h
 (HEP 108h)
45h 0h
6
Semestral Produção e gestão de serviços de bar Técnica 0811 168h
 (HEP 108h)
45h 0h
6
Semestral Marketing Digital Técnica 0342 168h
 (HEP 108h)
45h 0h
6
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)