Conhecimentos |
Conhecimentos fundamentais sobre promoção e educação para a saúde e Psicologia da Saúde. |
Conhecimento abrangentes sobre saúde e a pessoa numa perspetiva biopsicossocial. |
Conhecimentos abrangentes sobre as diversas áreas terapêuticas e das tecnologias da saúde e o seu contributo para a saúde, da prevenção primordial à quaternária. |
Conhecimentos abrangentes sobre o funcionamento do corpo humano, seus órgãos e sistemas, principais patologias e mecanismos fisiológicos associados. |
Conhecimentos abrangentes sobre os efeitos psicossociais da doença física e mental, incluindo o risco de exclusão social. |
Conhecimentos abrangentes sobre saúde mental e psicopatologia. |
Conhecimentos especializados de suporte básico de vida e atuação em situações de emergência médica e psicológica. |
Conhecimentos especializados na área da segurança e dos cuidados básicos de saúde, nos diversos contextos de desenvolvimento. |
Conhecimentos especializados sobre a atividade humana e tecnologias de apoio às diversas atividades humanas. |
Conhecimentos especializados sobre prestação de cuidados de saúde, apoio às atividades de vida diária e atividades instrumentais, em contexto domicilário e em serviços de apoio. |
Conhecimentos especializados sobre reabilitação e neuropsicologia. |
Conhecimentos fundamentais sobre a deteção de situações de risco físico e psicossocial, planeando e desenvolvendo ações de proteção à pessoa cuidada, em diferentes contextos. |
Conhecimentos fundamentais sobre doenças crónicas, cuidados continuados e paliativos. |
Conhecimentos fundamentais sobre ética e deontologia, políticas e sistemas de saúde, organização do serviço nacional de saúde, acordos, comparticipações e políticas de proteção social. |
Conhecimentos fundamentais sobre farmacologia geral e terapêutica. |
Conhecimentos fundamentais sobre intervenção social e comunitária e desenvolvimento de projetos. |
Conhecimentos profundos sobre o desenvolvimento do indivíduo, a saúde e a doença o longo do ciclo vital. |
Aptidões |
Aplicar princípios de segurança e minimização de risco e perigo para o doente em diferentes contextos de atuação. |
Apoiar a pessoa cuidada nas diversas atividades de vida diária (e.g., autocuidado, higiene pessoal, mobilidade, alimentação) e atividades instrumentais (e.g., deslocações, acesso e utilização para serviços sociais e de saúde, compras), em diferentes conte |
Apoiar cuidadores informais, a família e outros profissionais no exercício da sua atividade, tendo como objetivo otimizar a qualidade dos serviços prestados. |
Atuar na promoção da qualidade de vida e do bem-estar de indivíduos, grupos ou comunidades, ao longo do ciclo vital e em diferentes contextos de desenvolvimento. |
Comunicar e consultar literatura, com conhecimento de termos técnicos na área da saúde (jargão) em diferentes línguas (português e inglês). |
Comunicar eficazmente em diferentes contextos e com diferentes interlocutores, incluindo pessoas com dificuldades de comunicação. |
Cuidar de si próprio, minimizando o risco de sobrecarga do cuidador. |
Implementar a intervenção tendo em consideração o papel potenciador ou inibidor das dinâmicas do sistema familiar. |
Intervir sobre as dimensões física, psicológica, sócio-relacional, existencial e espiritual do sofrimento da pessoa. |
Optimizar a atividade humana para promover a saúde, o bem-estar, a autonomia e a independência. |
Prestar cuidado à pessoa doente, de acordo com as suas necessidades, nível de dependência e etapa de desenvolvimento, numa perspetiva biopsicossocial, em diferentes contextos. |
Prestar suporte básico de vida e atuar em situações de emergência médica e psicológica. |
Propor projetos inovadores na sua área de atuação, mobilizando competências multidisciplinares. |
Trabalhar em equipas multidisciplinares e interdisciplinares, em diferentes contextos (domiciliários e em serviços e redes de apoio), respeitando e potenciando as competências dos diversos intervenientes. |
Atitudes |
Demonstar uma perspetiva holística da pessoa ao longo do ciclo vital na sua prática profissional. |
Demonstrar autonomia e espírito crítico no exercício das suas funções. |
Demonstrar capacidade de reflexão numa lógica de desenvolvimento pessoal e profissional. |
Demonstrar e mobilizar competências transversais no exercício da sua atividade profissional. |
Demonstrar no exercício das suas funções a aplicação de princípios éticos e deontológicos em saúde. |
Demonstrar reconhecimento do impacto da comunicação junto de pacientes, familiares, colegas e grupos de trabalho. |
Demonstrar uma atitude pessoal de respeito, não discriminação e autonomia. |
Evidenciar a valorização de desafios associados à prestação de cuidados formais e informais, propondo soluções. |
Evidenciar autocuidado na sua prática profissional, valorizando-o como um requisito à prestação de cuidados. |
Evidenciar respeito pelo sofrimento da pessoa. |
Evidenciar respeito pelos diferentes papéis e agentes no seio de grupos e equipas de trabalho. |
Valorizar dimensões biológicas, psicológicas e sociais e sua interação na gestão da saúde e do bem-estar da pessoa. |