Conhecimentos |
Conhecimentos abrangentes de primeiros socorros e suporte básico de vida |
Conhecimentos abrangentes e conceptuais em terminologia das estruturas e funções do corpo humano |
Conhecimentos abrangentes em comunicação em língua inglesa |
Conhecimentos abrangentes em desenvolvimento pessoal e comportamento organizacional |
Conhecimentos abrangentes em Higiene e Segurança no Trabalho, e logística em saúde |
Conhecimentos abrangentes em recolha e tratamento de dados |
Conhecimentos abrangentes na área das TIC e segurança informática |
Conhecimentos abrangentes sobre ética e deontologia profissional na área da saúde |
Conhecimentos abrangentes sobre qualidade, inovação e humanização do atendimento em saúde |
Conhecimentos especializados de secretariado no contexto das instituições de saúde |
Conhecimentos especializados em comunicação oral e escrita, e relacionamento interpessoal com utentes e demais agentes em saúde |
Conhecimentos especializados em gestão de processos e proteção de dados |
Conhecimentos especializados sobre o Sistema de Saúde Português, os seus subsistemas, acordos e comparticipações |
Conhecimentos especializados sobre sistemas informáticos de registo e referenciação em saúde |
Aptidões |
Analisar e interpretar documentação relacionada com aspetos técnicos, legais e éticos associados aos direitos da pessoa com alguma condição de saúde |
Aplicar as técnicas de comunicação na relação com a pessoa, família e equipa multiprofissional |
Cumprir as normas, regulamentos, procedimentos e princípios éticos e deontológicos, inerentes ao exercício da atividade |
Desenvolver e aplicar estratégias de resposta e acompanhamento adequadas às limitações apresentadas por pessoa com condição física, psíquica ou social identificada |
Desenvolver estratégias de desenvolvimento pessoal com repercussão no contexto organizacional |
Interpretar e implementar planos de resposta a situações particulares, propondo a introdução de ações de melhoria contínua da qualidade e estratégias facilitadoras |
Organizar a documentação e arquivo propondo a introdução de ações de melhoria e estratégias facilitadoras |
Planear, organizar e executar atividades e procedimentos de secretariado clínico e de atendimento ao público, atendendo ao respeito pela proteção de dados |
Realizar o registo de dados, nas plataformas de registos de saúde, referentes ao trabalho diário desenvolvido no serviço |
Recolher dados e produzir análises quantitativas decorrentes do serviço de secretariado clínico |
Atitudes |
Demonstrar autonomia e iniciativa de gestão de tarefas, atividades e tempo, em contexto profissional |
Demonstrar autonomia na diferenciação de dados dos vários subsistemas, acordos e comparticipações |
Demonstrar autonomia nos registos nos diferentes sistemas de informação |
Demonstrar autonomia, iniciativa e responsabilidade nas atividades de secretariado clínico no seio de uma equipa multiprofissional |
Demonstrar capacidade de comunicação e relação interpessoal com os utentes dos serviços de saúde e equipa multiprofissional |
Demonstrar capacidade de reflexão numa lógica de desenvolvimento pessoal e profissional |
Demonstrar capacidade e disponibilidade para trabalhar integrado numa equipa multiprofissional |
Demonstrar capacidades para respeitar normas, regulamentos, procedimentos e princípios éticos e deontológicos |
Demonstrar respeito e cuidado com a pessoa, evidenciando compromisso ético |
Demonstrar responsabilidade na implementação e cumprimento do Regulamento Geral de Proteção de Dados |
Tomar iniciativa no fornecimento de informação que potencie a atividade da instituição |
Usar com confiança e sob orientação de uma equipa, as principais técnicas de higiene e segurança no trabalho e de primeiros socorros, sobretudo perante situações de risco ou perigo |