Curso


Diploma de técnico superior profissional
Um dos seguintes conjuntos de áreas: Informática; Multimédia; Matemática
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 25
Total de alunos inscritos em simultâneo 65
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Castelo Branco Av. do Empresário 25 65
Descrição geral Analisar, conceber, planear e desenvolver de uma forma autónoma ou integrado em equipa, produtos web e multimédia com recurso a tecnologias e ferramentas de vanguarda.
Atividades principais
Capturar, editar e manipular sons, imagens e vídeos utilizando programas específicos
Conceber guiões e storyboards para aplicações e conteúdos multimédia
Conceber, implementar e gerir bases de dados
Conceber, projetar e desenvolver aplicações informáticas
Conceber, projetar e desenvolver aplicações multimédia para dispositivos móveis
Conceber, projetar e desenvolver conteúdos multimédia
Efetuar levantamento de requisitos e acompanhar o processo de desenvolvimento de aplicações web
Integrar conteúdos multimédia em soluções informáticas
Conhecimentos
Conhecimentos abrangentes da produção de documentação técnica recorrendo a diversos meios: relatório, apresentação e audiovisual.
Conhecimentos abrangentes de desenvolvimento de sítios Web dinâmicos e de criação de objetos gráficos sobre o browser.
Conhecimentos abrangentes na organização do trabalho, orientada ao projeto. 
Conhecimentos especializados de desenvolvimento de jogos de vídeo, incluindo a documentação de suporte.
Conhecimentos especializados de elementos de construção, modelação e animação tridimensional e correspondentes ferramentas de desenvolvimento.
Conhecimentos especializados sobre criação de elementos gráficos para animações 2D e 3D.
Conhecimentos específicos de usabilidade considerando diversos tipos de avaliação, incluíndo avaliação preditiva e com os utilizadores.
Conhecimentos fundamentais da língua inglesa, com ênfase em linguagem técnica.
Conhecimentos fundamentais de conceção de interfaces homem-máquina e das metodologias de avaliação.
Conhecimentos fundamentais de desenvolvimento de jogos baseados no motor Unity.
Conhecimentos fundamentais de matrizes, probabilidade e estatística, cálculo combinatório e álgebras de Boole. 
Conhecimentos fundamentais de processamento e manipulação de imagem.
Conhecimentos fundamentais de programação, abstração de dados e processos utilizando a linguagem JAVA.
Conhecimentos fundamentais do processo de criação de interfaces multimodais.
Conhecimentos fundamentais dos elementos de pré-produção, produção e programação de páginas WEB segundo normas W3C.
Conhecimentos fundamentais dos standards de codificação de áudio, imagem e vídeo, incluindo técnicas de compressão de informação multimédia.
Conhecimentos fundamentais para a concepção de aplicações para dispositivos móveis. 
Conhecimentos fundamentais para aquisição e edição de áudio e vídeo digital e correspondentes ferramentas.
Conhecimentos fundamentais sobre arquitectura de sistemas computacionais na vertente de hardware.
Conhecimentos profundos da linguagem de modelação UML.
Conhecimentos profundos das linguagens e frameworks JavaScript e PHP.
Conhecimentos profundos de modelos lógicos e físicos de bases de dados e linguagens de consulta SQL.
Conhecimentos profundos de programação orientada por objetos com recurso a linguagem JAVA.
Aptidões
Adquirir e editar áudio e vídeo digital usando as ferramentas adequadas.
Adquirir e efetuar reconhecimento de objetos em imagens.
Analisar e integrar de forma eficiente código produzido por terceiros, ou classes nativas, no desenvolvimento de soluções próprias. 
Analisar e produzir documentos em língua inglesa. 
Analisar problemas usando metodologias da matemática adequadas. 
Aplicar ferramentas de gestão de projeto e elaborar WBS e matrizes operacionais.
Aplicar normas de produção no desenvolvimento de páginas WEB estáticas e dinâmicas.
Aplicar técnicas de compressão para áudio, imagem e vídeo. 
Codificar informação relacionada com áudio, imagem e vídeo para produtos multimédia. 
Comunicar tecnicamente em lingua inglesa.
Criar diagramas de modelação de sistemas, com recurso à linguagem UML. 
Criar e interpretar documentação adequada para desenvolvimento de jogos.
Criar modelos entidade-relacionamento e modelos relacionais. 
Criar testes de usabilidade, aplicando os diferentes tipos de avaliação da usabilidade. 
Criar, combinar e animar elementos gráficos tridimensionais com recurso às ferramentas adequadas, aplicando as diferentes técnicas de modelação e animação 3D.
Desenvolver algoritmos e criar programas em linguagem JAVA.
Desenvolver animações 2D e 3D para ser utilizadas em jogos.
Desenvolver aplicações para dispositivos móveis com recurso a metodologias de desenvolvimento de software adequadas.
Desenvolver interfaces centrados no utilizador, que satisfaçam os critérios de acessibilidade e usabilidade adequados.
Desenvolver jogos com recurso ao game engine Unity.
Desenvolver jogos sobre o browser com recurso a JavaScript e biblioteca Phaser.
Desenvolver páginas web dinâmicas e interativas, recorrendo frameworks JavaScript.
Identificar o impacto e a diversidade de utilizadores e tarefas de acordo com as características específicas dos sistemas no design de interfaces.
Inserir, atualizar, remover e selecionar dados com recurso à linguagem SQL . 
Instalar e configurar um sistema computacional como um todo ou por componentes.
Instalar e configurar um sistema operativo pessoal. 
Projetar e desenvolver programas, modelados segundo os princípios da programação orientada por objetos, recorrendo a linguagem JAVA.
Saber comunicar de forma oral e escrita informação técnica de forma adequada ao público-alvo.
Atitudes
Adaptar a comunicação às características dos interlocutores, nomeadamente utilizadores com necessidades especiais.
Demonstrar capacidade de adaptação às evoluções tecnológicas.
Demonstrar capacidade de auto-atualização e extrapolação de capacidades técnicas para cenários de formação em contexto de trabalho.
Demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita.
Demonstrar capacidade de iniciativa e responsabilidade.
Demonstrar capacidade de integração numa equipa de desenvolvimento.
Demonstrar capacidade de interpretação e melhoramento de algoritmos.
Demonstrar capacidade de organização na resolução de tarefas e abertura na discussão de soluções durante o trabalho de equipa.
Demonstrar capacidade e criatividade na modelação e animação tridimensional.
Demonstrar capacidade na organização e na execução de projetos.
Demonstrar criatividade na construção de páginas WEB.
Demonstrar espirito critico no processamento de imagem e extração de características.
Demonstrar esprito critico no avaliação do design de interfaces.
Demonstrar pensamento crítico sobre diferentes soluções para resolução de um problema.
Demonstrar raciocício lógico e analítico. 

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Desenvolvimento Web e Multimédia (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Audiovisuais e Produção dos Media (0213) 0213 15 0 0 12.5%
Línguas e Literaturas Estrangeiras (0222) 0222 2 0 0 1.67%
Gestão e Administração (0345) 0345 2 0 0 1.67%
Matemática (0461) 0461 2 0 0 1.67%
Ciências Informáticas (0481) 0481 99 0 0 82.5%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1620h 449h 0h 60
Semestral Desenvolvimento de Aplicações de Entretenimento Técnica 0481 135h 45h 0h
5
Semestral Bases de Dados Técnica 0481 135h 45h 0h
5
Semestral Tecnologias de Compressão Multimédia Técnica 0481 135h 45h 0h
5
Semestral Programação Orientada por Objetos Técnica 0481 135h 45h 0h
5
Semestral Modelação de Sistemas Técnica 0481 135h 45h 0h
5
Semestral Matemática Geral e científica 0461 54h 0h 0h
2
Semestral Introdução aos Sistemas Computacionais Técnica 0481 108h 22h 0h
4
Semestral Introdução à Programação Técnica 0481 135h 45h 0h
5
Semestral Introdução à Computação Gráfica e Animação 2D Técnica 0481 135h 45h 0h
5
Semestral Inglês Técnico Geral e científica 0222 54h 0h 0h
2
Semestral Gestão de Projetos em Multimédia Geral e científica 0345 54h 0h 0h
2
Semestral Documentação Técnica Geral e científica 0213 54h 0h 0h
2
Semestral Design de Interfaces e Usabilidade Técnica 0481 135h 45h 0h
5
Semestral Design de Conteúdos Técnica 0213 81h 22h 0h
3
Semestral Desenvolvimento WEB Front-End Técnica 0481 135h 45h 0h
5
2º Ano 1620h 270h 0h 60
Semestral Programação Web com Bases de Dados Técnica 0481 135h 45h 0h
5
Semestral Programação para Dispositivos Móveis Técnica 0481 135h 45h 0h
5
Semestral Processamento Multimédia Técnica 0213 135h 45h 0h
5
Semestral Processamento de imagem Técnica 0481 135h 45h 0h
5
Semestral Modelação e Animação 3D Técnica 0213 135h 45h 0h
5
Semestral Estágio Em contexto de trabalho 0481 810h
 (HEP 810h)
0h 0h
30
Semestral Desenvolvimento WEB Back-End Técnica 0481 135h 45h 0h
5
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)