Conhecimentos |
Conhecimentos abrangentes sobre a geografia física, turismo e património natural. |
Conhecimentos abrangentes sobre o património cultural e a história da arte. |
Conhecimentos abrangentes sobre os sistemas de transportes turísticos. |
Conhecimentos abrangentes sobre técnicas de comunicação oral e escrita em língua espanhola. |
Conhecimentos abrangentes sobre técnicas de comunicação oral e escrita em língua inglesa. |
Conhecimentos abrangentes sobre tecnologias de informação e comunicação. |
Conhecimentos especializados de organização de eventos e animação turística. |
Conhecimentos especializados em itinerários turísticos. |
Conhecimentos especializados sobre a prática profissional de guia de turismo. |
Conhecimentos especializados sobre as técnicas associadas ao guia de turismo. |
Conhecimentos especializados sobre informações turísticas. |
Conhecimentos especializados sobre marketing digital e inovação turística. |
Conhecimentos especializados sobre os procedimentos da atividade de guia de turismo. |
Conhecimentos fundamentais sobre a história de Portugal. |
Conhecimentos fundamentais sobre as tendências do turismo na atualidade. |
Aptidões |
Aplicar as técnicas e as ferramentas adequadas à criação de itinerários turísticos de acordo com as necessidades do mercado alvo, a satisfação dos clientes e de outras partes interessadas integrando nos mesmos os aspetos históricos geográficos e culturais |
Aplicar as técnicas, os métodos e as ferramentas adequadas às atividades de guia de turismo e assistência turística integrando os aspetos relevantes relacionados com os sistemas de transportes (aéreos, rodoviários, marítimos, fluviais e ferroviários). |
Aplicar técnicas de comunicação oral e escrita numa língua estrangeira, adaptando a comunicação às exigências da situação. |
Desenvolver e acompanhar a implementação de um plano de marketing, incluindo o marketing digital, visando atingir os objetivos da empresa e assegurando a criação de materiais promocionais adequados às atividades propostas. |
Dinamizar os processos de organização e gestão de eventos tendo em conta as especificidades dos clientes/mercados e as caraterísticas dos locais e pontos turísticos envolvidos. |
Pesquisar, selecionar e interpretar dados e informações nomeadamente no que se refere a produtos e a serviços, clientes, concorrentes e fornecedores, apoiando a definição e a implementação da estratégia da empresa. |
Utilizar os procedimentos adequados aos contextos, situações e públicos alvo, assegurando o cumprimento das normas de preservação do património e os cuidados no acesso ao mesmo. |
Atitudes |
Demonstrar flexibilidade adaptando -se a diferentes situações e contextos profissionais e evitando situações de conflito ou de confronto. |
Demonstrar capacidade de definição de prioridades e de organização do trabalho. |
Demonstrar capacidade de persuasão e de estabelecimento de relações estáveis com clientes, fornecedores e outros prestadores de serviços. |
Demonstrar capacidade de polivalência e espírito de iniciativa. |
Demonstrar capacidade para capitalizar a sua experiência e implementar boas práticas. |
Demonstrar capacidade para trabalhar em equipa e cooperar para objetivos comuns. |
Demonstrar inovação e criatividade na resolução e na antecipação de problemas ou na abordagem a situações novas. |
Demonstrar princípios e práticas de autonomia, rigor, sentido de responsabilidade e comportamento ético. |