Curso


Diploma de técnico superior profissional
Uma das seguintes áreas: Geografia; História; Português
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 30
Total de alunos inscritos em simultâneo 70
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Viana do Castelo EPRAMI Monção 30 70
Descrição geral Planear, supervisionar e executar a comercialização da gastronomia e vinhos, assente em valores culturais com atratividade turística através de serviços personalizados em empreendimentos enoturísticos.
Atividades principais
Promover as tradições e cultura locais associadas à produção de vinho e à gastronomia
Colaborar na gestão das atividades de controlo de qualidade e de sustentabilidade
Comunicar em diferentes línguas e por meios digitais
Criar itinerários e rotas enogastronómicas regionais
Criar e promover experiências de turismo e bem-estar associadas à natureza, termas e vinoterapia.
Dinamizar atividades de visita às adegas e quintas
Organizar eventos
Organizar sessões de divulgação de produtos endógenos, designadamente, vinho e alimentos no contexto do turismo
Promover a colaboração entre os intervenientes na oferta.
Realizar visitas guiadas em quintas e em território mais alargado
Conhecimentos
Conhecimentos abrangentes de comunicação digital
Conhecimentos abrangentes de gastronomia e de produtos alimentares endógenos
Conhecimentos abrangentes de línguas estrangeiras, envolvendo temáticas e abordagens específicas de gastronomia e vinhos que facilitam a comunicação
Conhecimentos abrangentes e especializados de relações interpessoais
Conhecimentos abrangentes e especializados de serviço de guia intérprete regional de enogastronomia
Conhecimentos abrangentes sobre o setor turístico, aspetos técnicos e organizativos ligados à oferta e à procura turísticas
Conhecimentos especializados em vinhos e em identificação da viticultura regional
Conhecimentos especializados sobre o marketing para unidades de enogastronomia, gestão de serviços e avaliação de necessidades dos clientes
Conhecimentos fundamentais das normas de segurança, higiene e saúde respeitantes à atividade profissional
Conhecimentos fundamentais de operações e serviços de cozinha, mesa e vinhos de estabelecimentos de restauração e similares
Conhecimentos fundamentais de planeamento, organização e gestão de eventos e de atividades de animação em unidades de enogastronomia
Aptidões
Identificar diferentes tipos de vinhos e práticas vitivinícolas
Aplicar as normas de segurança, higiene e saúde respeitantes à atividade profissional
Criar e dinamizar programas de animação e eventos ligados à enogastronomia
Desenhar planos de comercialização de pacotes e ações turísticas aplicando estratégias de marketing operacional
Dinamizar e conduzir diálogos e relacionamentos que promovam a interação entre turistas, bem como o conhecimento e o respeito pelos valores culturais dos locais visitados
Manter níveis de comunicação fluente com turistas e outros tipos de utilizadores/clientes que possam empregar os idiomas Inglês e francês
Organizar e coordenar atividades no espaço da cozinha e prestar serviços personalizados de mesa e vinhos de estabelecimentos de restauração e similares
Planificar e implementar iniciativas e opções de comunicação digital
Planificar, dirigir e coordenar unidades de enogastronomia e colaborar com o departamento de marketing na pesquisa de mercados e na estratégia de marketing direcionada para os canais de distribuição e consumidores finais
Preparar deslocações e orientar turistas em itinerários rurais, percursos em áreas vinhateiras e quintas para dar a conhecer a cultura enogastronómica regional
Propor a redefinição das orientações comerciais em função dos resultados, da satisfação dos clientes e dos vários grupos de stakeholders das unidades enogastronómicas
Propor o uso de bens alimentares locais na gastronomia específica das regiões visitadas
Atitudes
Demonstrar capacidade de adaptação à evolução das ferramentas de comunicação digital
Demonstrar autonomia na escolha e planificação de percursos e na identificação de locais e contextos
Demonstrar capacidade de autonomia na comunicação com turistas
Demonstrar capacidade de implementar atividades de enogastronomia
Demonstrar capacidade de iniciativa e de responsabilidade
Demonstrar capacidade de liderança e supervisão de equipas de trabalho
Demonstrar capacidade de resolução de problemas
Demonstrar capacidade para identificar oportunidades e soluções para diferentes contextos
Demonstrar flexibilidade, adaptando-se a diferentes situações e contextos profissionais
Demonstrar interesse na preservação e valorização dos recursos endógenos

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Turismo de Gastronomia e Vinhos (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Línguas e Literaturas Estrangeiras (0222) 0222 6 0 0 5%
Ciências Empresariais (0340) 0340 6 0 0 5%
Marketing e Publicidade (0342) 0342 12 0 0 10%
Informática (0480) 0480 3 0 0 2.5%
Indústrias Alimentares (0541) 0541 15 0 0 12.5%
Produção Agrícola e Animal (0621) 0621 6 0 0 5%
Hotelaria e Restauração (0811) 0811 12 0 0 10%
Turismo e Lazer (0812) 0812 60 0 0 50%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1620h 308h 0h 60
Semestral Cultura Gastronómica Portuguesa Técnica 0812 162h 48h 0h
6
Semestral Análise Sensorial Técnica 0541 162h 40h 0h
6
Semestral Turismo Enogastronómico Técnica 0812 162h 48h 0h
6
Semestral Sistemas de Restauração Técnica 0811 162h 48h 0h
6
Semestral Produções e Matérias Primas Técnica 0541 162h 36h 0h
6
Semestral Património Vitivinícola e Enologia Técnica 0621 162h 40h 0h
6
Semestral Organização e Gestão de Empresas Geral e científica 0340 162h 0h 0h
6
Semestral Marketing Geral e científica 0342 162h 0h 0h
6
Semestral Introdução ao Turismo Técnica 0812 162h 48h 0h
6
Semestral Inglês Técnico Geral e científica 0222 81h 0h 0h
3
Semestral Ferramentas de Comunicação e Promoção Digital Geral e científica 0480 81h 0h 0h
3
2º Ano 1610h 186h 0h 60
Semestral Técnicas de Serviço de Vinhos e Fine Dining Técnica 0811 162h 48h 0h
6
Semestral Storytelling na Era Digital Técnica 0342 162h 48h 0h
6
Semestral Itinerários e Circuitos Turísticos Técnica 0812 81h 24h 0h
3
Semestral Higiene e segurança Alimentar Geral e científica 0541 81h 0h 0h
3
Semestral Francês Técnico Geral e científica 0222 81h 0h 0h
3
Trimestral Eventos Enogastronómicos e Protocolo Técnica 0812 81h 18h 0h
3
Semestral Estágio Em contexto de trabalho 0812 800h
 (HEP 640h)
0h 0h
30
Semestral Design de Experiências Turísticas Técnica 0812 162h 48h 0h
6
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)