Curso


Diploma de técnico superior profissional
Um dos seguintes conjuntos de áreas: 03 - Desenho; 10 - Geometria descritiva; 12 - História da Cultura e das Artes; 16 - Matemática; 18 - Português
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 20
Total de alunos inscritos em simultâneo 40
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Portalegre Campus Politécnico 20 40
Descrição geral Planear e desenvolver soluções 3D de modelação e animação recorrendo a tecnologias multimédia e a técnicas que permitam a criação de conteúdos audiovisuais e interativos para visualização em render final ou em tempo real.
Atividades principais
Colaborar na criação de conteúdos animados 3D para audiovisuais e multimédia
Conceber animação de efeitos visuais para suportes vídeo e multimédia
Conceptualizar e modelar em 3D objetos com diferentes densidades poligonais para suportes de vídeo e multimédia
Criar conteúdos 3D fotorrealistas para visualização e simulação arquitetónica e de produto
Criar e aplicar iluminação e texturas em objetos e cenários 3D para produção de modelos texturizados
Editar conteúdos 3D previamente desenvolvidos para criação de um produto audiovisual
Integrar conteúdos 3D em suportes de visualização em tempo real
Integrar e organizar componentes 3D previamente concebidos num produto multimédia interativo
Realizar composição de imagem com base nos princípios da perspetiva, volumetria e iluminação” respetivamente
Conhecimentos
Conhecimento abrangente e teórico da interdisciplinaridade entre diferentes conteúdos gráficos digitais.
Conhecimento especializado em iluminação e texturização de objetos 3D utilizando ferramentas informáticas apropriadas.
Conhecimento especializado sobre conceptualização e criação de modelos 3D para suportes vídeo e multimédia, utilizando ferramentas informáticas apropriadas.
Conhecimento factual, teórico e abrangente da expressão visual e das características conceptuais e técnicas inerentes ao desenvolvimento de projetos multimédia e/ou audiovisuais.
Conhecimento teórico e especializado, dos princípios e técnicas de pós-produção de conteúdos audiovisuais.
Conhecimento teórico e especializado, dos princípios e técnicas para integração de modelos 3D em aplicações de visualização em tempo real.
Conhecimento teórico e prático especializado, em técnicas de animação 3D de câmaras, luzes, objetos e personagens.
Aptidões
Aplicar texturas e mapas de texturas em modelos 3D e desenvolver diferentes tipos de iluminação de objetos e cenários.
Conceptualizar e modelar digitalmente objetos e cenários em 3D.
Conceptualizar e planear trabalhos de produção 3D para suportes multimédia e audiovisuais.
Integrar modelos 3D estáticos ou animados em soluções de visualização em tempo real, recorrendo a tecnologias de Realidade virtual e aumentada.
Organizar e interligar diferentes conteúdos digitais num mesmo projeto multimédia.
Planear e produzir animações 3D de câmaras, luzes, objetos e personagens
Pós-produzir conteúdos audiovisuais recorrendo a software especializado.
Atitudes
Demonstrar capacidade de análise e gestão da integração de conteúdos 3D, bem como resiliência na resolução de problemas.
Demonstrar capacidade de análise e organização e deve demonstrar rigor, versatilidade e pertinência nas soluções encontradas.
Demonstrar capacidade de comunicação e de adaptação a equipas multidisciplinares e de supervisionamento.
Demonstrar capacidade de conceptualização e desenvolvimento de modelos 3D com diferentes densidades poligonais adaptados a diferentes finalidades.
Demonstrar capacidade de organização, planeamento e execução de diferentes tarefas na criação de um conteúdo 3D animado e ter uma atitude criativa face às ferramentas disponíveis.
Demonstrar capacidade de organização, planeamento e uma atitude criativa face às ferramentas disponíveis no campo profissional a que fica apto.
Demonstrar capacidade e minúcia na criação e aplicação de diferentes texturas e luzes, bem como resiliência na resolução de problemas.
Resolver problemas na gestão e produção de diferentes conteúdos.

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Produção 3D (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Belas-Artes (0211) 0211 6 0 0 5%
Audiovisuais e Produção dos Media (0213) 0213 114 0 0 95%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1500h 405h 0h 60
Semestral Texturização Técnica 0213 150h 45h 0h
6
Semestral Realidade Virtual Técnica 0213 150h 45h 0h
6
Semestral Projeto I Técnica 0213 150h 45h 0h
6
Semestral Pintura Digital Técnica 0213 150h 45h 0h
6
Semestral Modelação 3D II Técnica 0213 150h 45h 0h
6
Semestral Modelação 3D I Técnica 0213 150h 45h 0h
6
Semestral Fundamentos do Desenho Geral e científica 0211 150h 0h 0h
6
Semestral Edição e Composição de Vídeo Técnica 0213 150h 45h 0h
6
Semestral Animação 3D II Técnica 0213 150h 45h 0h
6
Semestral Animação 3D I Técnica 0213 150h 45h 0h
6
2º Ano 1550h 224h 0h 60
Semestral Realidade Aumentada Técnica 0213 150h 45h 0h
6
Semestral Projeto II Técnica 0213 150h 45h 0h
6
Semestral Gestão e Produção Técnica 0213 75h 22h 0h
3
Semestral Fotorrealismo 3D Técnica 0213 75h 22h 0h
3
Semestral Estágio Em contexto de trabalho 0213 800h
 (HEP 750h)
0h 0h
30
Semestral Escultura Digital Técnica 0213 150h 45h 0h
6
Semestral Aplicações 3D Técnica 0213 150h 45h 0h
6
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)