Conhecimentos |
Conhecimentos abrangentes sobre os perigos e riscos associados às diferentes atividades a desenvolver |
Conhecimentos especializados de eletricidade (saber verificar e manipular quadros elétricos, fazer ligações de cabos e reparar fichas e projetores) |
Conhecimentos especializados de equipamentos de som, suas características e formas de operação, assim como as diferenças entre os diversos tipos de equipamentos de áudio |
Conhecimentos especializados de iluminação e respetivos equipamentos |
Conhecimentos especializados de programação de mesa de luzes |
Conhecimentos especializados de si e do outro nas inter-relações |
Conhecimentos especializados de técnicas de montagem, afinação, calibragem, captação e mistura de som |
Conhecimentos fundamentais de acústica |
Conhecimentos fundamentais de compreensão e gestão de conflitos |
Conhecimentos fundamentais de história da iluminação |
Conhecimentos fundamentais de história das artes performativas, sonoras e visuais |
Conhecimentos fundamentais de inglês que permitam a articulação oral, assim como a leitura de livros e manuais sobre elementos técnicos de luz e de som, e sobre artes performativas, visuais e sonoras. |
Conhecimentos fundamentais de leitura de plantas de luzes, e de montagem e afinação de equipamentos |
Conhecimentos fundamentais de organização, planeamento, segurança e programação de trabalho |
Conhecimentos fundamentais dos vários elementos técnicos e artísticos, do espetáculo |
Aptidões |
Aplicar as técnicas de montagem da maquinaria de cena, em função dos materiais e equipamentos selecionados consentâneos com as características do espaço e dos objetivos pretendidos |
Aplicar as técnicas de montagem, afinação e operação do equipamento de luz e som |
Assegurar a manutenção permanente do material e proceder às intervenções de emergência em caso de mau funcionamento do material |
Compreender o conceito de inter-relação e perceber a importância dos grupos e a sua dinâmica |
Identificar as características acústicas de um espaço (interior ou exterior) |
Identificar as características da luz (espetro, registos, intensidades, mudanças) de um lugar e a forma como esta interfere com os objetos e as pessoas |
Identificar e compreender necessidades e interagir com outras especialidades relativamente à utilização de equipamentos elétricos |
Identificar e utilizar as aplicações informáticas específicas da luz e som |
Identificar e utilizar os termos técnicos em inglês relativos a equipamentos de luz e som, e às Artes do Espetáculo, em geral |
Organizar e manipular os materiais e fontes de luz e som, de forma a encontrar as melhores soluções para cada espetáculo |
Promover a autoestima e o autoconceito |
Selecionar os materiais e equipamentos de luz e som, em função das características do espaço e dos objetivos pretendidos |
Ser capaz de identificar perigos e riscos para a segurança e saúde no trabalho |
Utilizar as técnicas de operação do equipamento de áudio na captação, mistura e amplificação de som |
Verificar e manter o material técnico existente |
Atitudes |
Adaptar-se à evolução das tecnologias e dos equipamentos |
Demonstrar autonomia na resolução de problemas |
Demonstrar capacidade de adaptação à variedade de estilos e exigências das produções |
Demonstrar capacidade de comunicação e relação interpessoal (em português e em inglês), tendo por base a qualidade e rigor da comunicação oral e escrita |
Demonstrar capacidade de iniciativa |
Demonstrar capacidade de organização e de concentração no trabalho |
Demonstrar flexibilidade para trabalhar em equipa multidisciplinar |
Demonstrar sentido de responsabilidade |
Demonstrar sentido estético, imaginação e criatividade |