| Conhecimentos |
| Conhecimentos abrangentes sobre direitos dos utentes |
| Conhecimentos abrangentes sobre ética |
| Conhecimentos abrangentes sobre garantia da qualidade em serviços de saúde |
| Conhecimentos abrangentes sobre logística em saúde |
| Conhecimentos abrangentes sobre o processo interno de gestão de reclamações |
| Conhecimentos especializados de secretariado clínico no contexto organizacional em que está inserido |
| Conhecimentos especializados de secretariado clínico, gestão de processo e proteção de dados |
| Conhecimentos especializados sobre comunicação e relações interpessoais e gestão de situações de stresse. |
| Conhecimentos especializados sobre os principais sistemas de informação clínicos |
| Conhecimentos especializados sobre tecnologias da Informação e Comunicação em Saúde |
| Aptidões |
| Organizar autonomamente os dados estatísticos em saúde nas diferentes plataformas informáticas |
| Aplicar os princípios de higiene e segurança no trabalho |
| Aplicar técnicas de comunicação, de relação de ajuda e de coping |
| Aplicar técnicas de preparação do atendimento em secretaridado |
| Cumprir normas, regulamentos e procedimentos inerentes ao exercício da atividade de secretariado clínico |
| Desencadear os procedimentos necessários à gestão de reclamações |
| Operar os sistemas de informação clínicos para os cuidados de saúde |
| Realizar atividades de secretariado clínico e de atendimento ao público |
| Realizar o registo de dados nos respetivos sistemas no seu contexto de trabalho |
| Usar os diferentes subsistemas no sistema nacional de saúde, acordos e comparticipações |
| Atitudes |
| Demonstrar autonomia na diferenciação de dados dos vários subsistemas, acordos e comparticipações |
| Demonstrar autonomia na utilização dos sistemas de registo de informação |
| Demonstrar autonomia, iniciativa e responsabilidade nas atividades de secretariado |
| Demonstrar capacidade de comunicação e de estabelecer relações interpessoais positivas com os utentes e com a equipa de profissionais nos contextos de saúde |
| Demonstrar capacidade de reflexão numa perspetiva de desenvolvimento profissional |
| Demonstrar capacidade para respeitar procedimentos, normas, regulamentos e princípios éticos |
| Demonstrar responsabilidade na gestão de processos |