Conhecimentos |
Conhecimentos abrangentes sobre direitos dos utentes |
Conhecimentos abrangentes sobre ética |
Conhecimentos abrangentes sobre garantia da qualidade em serviços de saúde |
Conhecimentos abrangentes sobre logística em saúde |
Conhecimentos abrangentes sobre o processo interno de gestão de reclamações |
Conhecimentos especializados de secretariado clínico no contexto organizacional em que está inserido |
Conhecimentos especializados de secretariado clínico, gestão de processo e proteção de dados |
Conhecimentos especializados sobre comunicação e relações interpessoais e gestão de situações de stresse. |
Conhecimentos especializados sobre os principais sistemas de informação clínicos |
Conhecimentos especializados sobre tecnologias da Informação e Comunicação em Saúde |
Aptidões |
Organizar autonomamente os dados estatísticos em saúde nas diferentes plataformas informáticas |
Aplicar os princípios de higiene e segurança no trabalho |
Aplicar técnicas de comunicação, de relação de ajuda e de coping |
Aplicar técnicas de preparação do atendimento em secretaridado |
Cumprir normas, regulamentos e procedimentos inerentes ao exercício da atividade de secretariado clínico |
Desencadear os procedimentos necessários à gestão de reclamações |
Operar os sistemas de informação clínicos para os cuidados de saúde |
Realizar atividades de secretariado clínico e de atendimento ao público |
Realizar o registo de dados nos respetivos sistemas no seu contexto de trabalho |
Usar os diferentes subsistemas no sistema nacional de saúde, acordos e comparticipações |
Atitudes |
Demonstrar autonomia na diferenciação de dados dos vários subsistemas, acordos e comparticipações |
Demonstrar autonomia na utilização dos sistemas de registo de informação |
Demonstrar autonomia, iniciativa e responsabilidade nas atividades de secretariado |
Demonstrar capacidade de comunicação e de estabelecer relações interpessoais positivas com os utentes e com a equipa de profissionais nos contextos de saúde |
Demonstrar capacidade de reflexão numa perspetiva de desenvolvimento profissional |
Demonstrar capacidade para respeitar procedimentos, normas, regulamentos e princípios éticos |
Demonstrar responsabilidade na gestão de processos |