Curso


Diploma de técnico superior profissional
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 80
Total de alunos inscritos em simultâneo 180
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Santarém Largo Cândido dos Reis / Edifício do Antigo Hospital 40 90
Descrição geral Coordenar e executar as operações associadas às atividades turísticas e de transporte aéreo nomeadamente no que diz respeito à seleção do destino turístico, reserva/venda de bilhetes, atividades de acolhimento, check-in, embarque, desembarque, transferência de passageiros, tratamento de irregularidades operacionais e respetivo tratamento documental e de faturação.
Atividades principais
Coordenar as atividades de embarque, desembarque e transferência de passageiros e bagagens.
Coordenar e executar o processamento do expediente relativo a cargas importadas e exportadas.
Emitir bilhetes relativos a viagens aéreas de passageiros e os respetivos documentos de bagagens.
Gerir o tráfego de pessoas, de cargas e de equipamentos, organizando a distribuição dos meios humanos e materiais.
Gerir operações turísticas em agências de viagens e outros operadores.
Gerir reservas através de sistemas informáticos de distribuição turística (GDS).
Planear e desenvolver atividades turísticas alinhadas com a estratégia da organização/empresa.
Planear e desenvolver planos de marketing turístico para diferentes mercados e produtos turísticos.
Solucionar ou encaminhar situações irregulares relativas ao trânsito de passageiros e bagagens, nomeadamente as resultantes de perda ou extravio de bagagens (lost & found), cancelamento de voos ou ligações perdidas.
Conhecimentos
Conhecimentos abrangentes sobre técnicas de comunicação oral e escrita em língua inglesa.
Conhecimentos abrangentes sobre legislação turística e direito do transporte aéreo.
Conhecimentos especializados sobre a prática profissional.
Conhecimentos especializados sobre assistência a passageiros em escala.
Conhecimentos especializados sobre gestão de empresas turísticas.
Conhecimentos especializados sobre gestão de marketing no turismo e na aviação civil.
Conhecimentos especializados sobre gestão de pessoas nas organizações.
Conhecimentos especializados sobre gestão de projetos e empreendedorismo.
Conhecimentos especializados sobre gestão e planeamento de tráfego e transportes complexos.
Conhecimentos especializados sobre gestão estratégica.
Conhecimentos especializados sobre inovação e oportunidades no turismo e no transporte aéreo.
Conhecimentos especializados sobre mercados e produtos turísticos.
Conhecimentos especializados sobre o transporte aéreo.
Conhecimentos especializados sobre operações turísticas e sistemas de reserva.
Conhecimentos especializados sobre planeamento e desenvolvimento da atividade turística.
Conhecimentos especializados sobre tecnologias de informação e comunicação.
Conhecimentos fundamentais sobre técnicas de comunicação oral e escrita em língua espanhola.
Aptidões
Aplicar a legislação adequada ao contexto da atividade turística e do transporte aéreo.
Aplicar técnicas de comunicação oral e escrita numa língua estrangeira, adaptando a comunicação às exigências da situação.
Criar mecanismos de gestão e avaliação dos recursos humanos das empresas turísticas e organizações envolvidas na atividade turística e/ou transporte aéreo oriendados para a melhoria contínua.
Desenvolver operações turísticas e reservas através de sistemas informáticos de distribuição turística (GDS).
Identificar e aplicar conceitos de inovação aplicada à gestão das atividades turísticas e do transporte aéreo.
Pesquisar, selecionar e interpretar dados e informações nomeadamente no que se refere a mercados, produtos turísticos, clientes, fornecedores e concorrentes apoiando a definição e a implementação da estratégia da empresa.
Planear, organizar e gerir atividades turísticas utilizando os procedimentos adequados aos contextos, situações e públicos alvo.
Planear, organizar e gerir o tráfego de transportes complexos observando a segurança e o cumprimento da legislação e de outras normas aplicáveis.
Planear, organizar e gerir operações de assistência a passageiros em escala observando as regras e normas aplicáveis a cada uma das situações, nomeadamente no que se refere à segurança, legislação e comodidade dos envolvidos.
Preparar e implementar um plano de marketing, incluindo o marketing digital, visando atingir os objetivos das empresas e organizações turísticas e da aviação civil envolvidas, assegurando a criação de materiais promocionais adequados.
Atitudes
Demonstrar capacidade para trabalhar em equipa e cooperar para objetivos comuns.
Demonstrar capacidade de definição de prioridades e de organização do trabalho.
Demonstrar capacidade de persuasão e de estabelecimento de relações estáveis com clientes, fornecedores e outros prestadores de serviços.
Demonstrar capacidade de polivalência e espírito de iniciativa.
Demonstrar capacidade para capitalizar a sua experiência e implementar boas práticas.
Demonstrar flexibilidade adaptando -se a diferentes situações e contextos profissionais e evitando situações de conflito ou de confronto.
Demonstrar inovação e criatividade na resolução e na antecipação de problemas ou na abordagem a situações novas.
Demonstrar princípios e práticas de autonomia, rigor, sentido de responsabilidade e comportamento ético.

--
Turismo e Transporte Aéreo (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Línguas e Literaturas Estrangeiras (0222) 0222 15 0 0 12.5%
Marketing e Publicidade (0342) 0342 5 0 0 4.17%
Gestão e Administração (0345) 0345 27 0 0 22.5%
Direito (0380) 0380 4 0 0 3.33%
Informática na Ótica do Utilizador (0482) 0482 4 0 0 3.33%
Turismo e Lazer (0812) 0812 56 0 0 46.67%
Serviços de Transporte (0840) 0840 9 0 0 7.5%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1500h 290h 0h 60
Semestral Operações Turísticas e Sistemas de Reserva Técnica 0812 125h
 (HEP 80h)
35h 0h
5
Semestral Mercados e Produtos Turísticos Técnica 0812 125h
 (HEP 80h)
35h 0h
5
Semestral Língua Inglesa II Geral e científica 0222 125h
 (HEP 80h)
0h 0h
5
Semestral Língua Inglesa I Geral e científica 0222 125h
 (HEP 80h)
0h 0h
5
Semestral Língua Espanhola Geral e científica 0222 125h
 (HEP 80h)
0h 0h
5
Semestral Inovação e Oportunidades no Turismo e no Transporte Aéreo Técnica 0812 125h
 (HEP 80h)
35h 0h
5
Semestral Gestão e Planeamento de Tráfego e Transportes Complexos Técnica 0345 150h
 (HEP 90h)
45h 0h
6
Semestral Gestão de Pessoas nas Organizações Técnica 0345 125h
 (HEP 80h)
35h 0h
5
Semestral Gestão de Empresas Turísticas Técnica 0345 150h
 (HEP 105h)
35h 0h
6
Semestral Fundamentos de Transporte Aéreo Técnica 0840 125h
 (HEP 80h)
35h 0h
5
Semestral Assistência a Passageiros em Escala Técnica 0840 100h
 (HEP 55h)
35h 0h
4
Semestral Tecnologias da Informação e Comunicação Geral e científica 0482 100h
 (HEP 55h)
0h 0h
4
2º Ano 1500h 210h 0h 60
Semestral Prática Simulada da Atividade Profissional Técnica 0812 150h
 (HEP 105h)
35h 0h
6
Semestral Planeamento e Desenvolvimento da Atividade Turística Técnica 0812 125h
 (HEP 80h)
35h 0h
5
Semestral Legislação Turística e Direito do Transporte Aéreo Técnica 0380 100h
 (HEP 55h)
35h 0h
4
Semestral Gestão Estratégica Técnica 0345 125h
 (HEP 80h)
35h 0h
5
Semestral Gestão de Projetos e Empreendedorismo Técnica 0345 125h
 (HEP 80h)
35h 0h
5
Semestral Gestão de Marketing no Turismo e na Aviação Civil Técnica 0342 125h
 (HEP 80h)
35h 0h
5
Semestral Estágio Em contexto de trabalho 0812 750h
 (HEP 600h)
0h 0h
30
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)