Curso


Diploma de técnico superior profissional
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 20
Total de alunos inscritos em simultâneo 50
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Faro Campus da Penha 20 50
Descrição geral Planear e gerir sessões de mediação intercultural, conflitos, comportamentos e relações humanas em contexto de diversidade, nas dimensões psicológica, cultural e social, de modo construtivo; conceber e utilizar mecanismos de comunicação para atenuar as barreiras linguísticas, sociais e culturais; conceber, operacionalizar e avaliar informação básica sobre a estrutura legal dos direitos de migração e do migrante; conceber, coordenar e desenvolver projetos e atividades promotoras de oportunidades de mudanças e de difusão cultural para a população migrante.
Atividades principais
Conceber e desenvolver projetos e atividades promotores de oportunidades de mudanças para a população migrante no país anfitrião.
Conceber, operacionalizar e avaliar informação básica sobre a estrutura legal dos direitos de migração e do migrante no país anfitrião.
Coordenar atividades de mediação intercultural, com base numa conduta ética.
Elaborar atividades de difusão intercultural.
Gerir as relações humanas em contexto de diversidade nas dimensões psicológica, cultural e social.
Gerir comportamentos atitudes e intercâmbios sociais que rejeitem a discriminação cultural.
Gerir e resolver conflitos e desacordos de modo positivo e construtivo para minimizar o impacto negativo.
Operacionalizar atividades de mediação através das tecnologias de informação e comunicação.
Planear sessões de mediação intercultural tendo em consideração um ambiente adequado.
Utilizar uma linguagem oral, escrita, verbal, não verbal, na variante de português, francês, inglês e língua gestual respeitando todas as culturas e evitando estereótipos e preconceitos.
Conhecimentos
Conhecimento especializado do significado da confidencialidade, neutralidade, objetividade, transparência, plenitude e inteligibilidade na mediação intercultural, bem como as questões práticas e éticas relacionadas;
Conhecimentos fundamentais sobre a legislação europeia e nacional (procedimentos de aplicação da autorização de permanência e estruturas em vigor, procedimentos de reclamação de proteção internacional);
Conhecimento aprofundado dos gabinetes e serviços públicos destinados a migrantes, a sua estrutura, competências e independência (procedimentos de submissão, problemas de autorização, etc.)
Conhecimento aprofundados sobre as principais teorias e conceitos socioculturais e antropológicos com ênfase na migração, alteridade, solidariedade, diversidade, integração e coesão social;
Conhecimento especializado das regras gerais que se aplicam à conduta profissional (ser pontual, código de vestuário, comportamento respeitador, questões hierárquicas, vontade de aprender, aceitação de feedback/críticas);
Conhecimento especializado de diferentes formas de expressão e atitudes criativas com o público-alvo, valorizando a tradição cultural.
Conhecimento especializado sobre a importância do código deontológico aplicável à mediação intercultural.
Conhecimento especializados de rituais e costumes da população migrante em diferentes domínios.
Conhecimento especializados sobre os processos de inclusão social.
Conhecimento fundamentais sobre a correspondência das estruturas educativas entre os países anfitrião e de origem.
Conhecimentos aprofundados da língua materna e da língua estrangeira ao nível oral e escrito;
Conhecimentos aprofundados das bases de dados e serviços online disponíveis para problemas procedimentais para migrantes;
Conhecimentos aprofundados de diferentes programas de apoio ao seu trabalho de mediação, como sites, páginas e plataformas;
Conhecimentos aprofundados de processos de observação, planificação e avaliação de intervenção em contextos profissionais;
Conhecimentos aprofundados dos centros que desenvolvam programas, projetos ou ações de apoio a migrantes para facilitar respostas adequadas a diferentes situações;
Conhecimentos aprofundados dos procedimentos de criação de uma conta de e‐mail e gestão de mensagens;
Conhecimentos aprofundados para codificar e descodificar corretamente as mensagens recebidas pelos emissores/recetores para reagir em conformidade e conseguir uma comunicação bem‐sucedida.
Conhecimentos especializados de como transferir documentos importantes (aplicações, formulários de declaração, etc.), a preencher pelos migrantes;
Conhecimentos especializados de práticas de intervenção em mediação intercultural.
Conhecimentos especializados em técnicas do ensino e aprendizagem da leitura, da escrita e de novas formas de comunicação para a participação ativa na sociedade;
Conhecimentos especializados sobre a história da migração no país anfitrião;
Conhecimentos especializados sobre as características (físicas, socioculturais e psicológicas) de grupos vulneráveis, tais como refugiados e migrantes;
Conhecimentos especializados sobre as organizações de apoio que operam com migrantes/refugiados;
Conhecimentos especializados sobre instrumentos de normalização linguística;
Conhecimentos especializados sobre os conceitos e termos psicológicos (como empatia, stresse e emoção) e sua influência nas relações humanas.
Conhecimentos especializados sobre os contextos sociais e políticos do país de origem dos migrantes/refugiados;
Conhecimentos especializados sobre os direitos e as obrigações legais dos migrantes/refugiados, bem como as penalizações aplicáveis, se for caso disso.
Conhecimentos especializados sobre os mecanismos de resolução alternativa de litígios.
Conhecimentos especializados sobre os problemas de bullying nas escolas.
Conhecimentos especializados sobre os procedimentos de utilização de léxicos ou dicionários online;
Conhecimentos especializados sobre teorias e modelos de comunicação;
Conhecimentos fundamentais de técnicas de Expressão e Comunicação Não-Verbal, através de expressões artísticas, como ferramentas de superação/ minimização de barreiras à comunicação e ao entendimento entre culturas diferentes.
Conhecimentos fundamentais sobre a distinção entre ética, moral e deontologia.
Conhecimentos fundamentais sobre as características psicológicas específicas dos indivíduos em diversos contextos e situações para as quais é solicitada a sua mediação (hospitais, escolas, entidades locais, centros de saúde e tribunais).
Conhecimentos fundamentais sobre noções do direito da família e das crianças e a sua relação com a mediação familiar.
Conhecimentos fundamentais sobre o sistema educativo do país anfitrião.
Conhecimentos profundos sobre as características do conflito e respetiva prevenção, através de comportamentos positivos e construtivos.
Aptidões
Analisar a gravidade do incidente e avaliar se pode ser resolvido dentro dos limites profissionais e deontológicos da mediação intercultural, ou propor se deve ser encaminhado para uma autoridade/instituição.
Aplicar ferramentas digitais que fomentem a integração e as dinâmicas de grupo.
Aplicar linguagem de reforço positivo em situações de conflito.
Aplicar técnicas de comunicação que assegurem o entendimento das partes, de forma a evitar ou solucionar o conflito.
Aplicar técnicas de mediação intercultural, dependendo das especificidades de cada caso e do contexto.
Aplicar técnicas de resolução de problemas;
Aplicar técnicas expressivas não verbais e corporais de comunicação;
Avaliar as necessidades do meio profissional e saber aplicar as técnicas de comunicação adequadas;
Avaliar e interpretar corretamente mensagens não verbais de indivíduos de culturas diferentes;
Criar e administrar uma conta de e‐mail;
Dinamizar atividades práticas de partilha intercultural enquadradas nos princípios da valorização dos valores e conduta ética.
Dinamizar e promover o empoderamento das populações excluídas e vulneráveis socialmente;
Gerir a inclusão dos migrantes, comunicando eficazmente os problemas socioculturais e antropológicos.
Gerir conflitos de origem cultural e linguística que surjam no local de trabalho ou encontros de serviços públicos.
Gerir encontros emocionalmente complexos, respeitando os vários intervenientes.
Identificar as características do conflito e como se manifesta nos contextos familiar, organizacional e social;
Identificar as necessidades dos migrantes e os requisitos administrativos, de modo compreensível no contexto da referência.
Identificar e selecionar informação relevante para os migrantes sobre o contexto social, político e administrativo do país anfitrião.
Identificar e selecionar informações online de apoio e ajuda a população migrante;
Identificar o comportamento discriminatório contra migrantes;
Identificar os documentos legais dos migrantes e refugiados (autorização de permanência, pedido de proteção internacional, reconhecimento do estatuto de proteção internacional);
Identificar os princípios ético-morais subjacentes à dignidade da pessoa.
Identificar os procedimentos para fazer um pedido de asilo, encaminhando para o órgão de proteção internacional;
Identificar problemáticas relacionadas com a vulnerabilidade e ou exclusão social;
Organizar ações interculturais em organizações e entidades locais de diversas áreas;
Organizar e promover encontros multiculturais, como momentos de partilha e comemoração de efemeridades do país de origem, que contribuam para uma inclusão efetiva na comunidade.
Orientar os migrantes no processo de mediação familiar.
Preparar e organizar encontros que promovam a partilha de boas práticas interculturais.
Prestar apoio os pais migrantes, equipa docente e administrativa na gestão dos processos educativos no país anfitrião.
Propor ferramentas de resolução de conflitos em ambiente educativo.
Atitudes
Demonstrar a capacidade de adaptar a comunicação oral, verbal e não verbal às características dos diferentes interlocutores.
Demonstrar autocontrolo, e comportamento empático;
Demonstrar capacidade criativa, imaginativa, autorreflexiva perante o mundo.
Demonstrar capacidade de inovar e empreender novos projetos na área das TIC que facilitem o processo de mediação;
Demonstrar capacidade de adaptação a novas experiências em diferentes comunidades e com diversos parceiros.
Demonstrar capacidade de agir com princípios éticos;
Demonstrar capacidade de aprendizagem contínua;
Demonstrar capacidade de autonomia na tomada de decisões;
Demonstrar capacidade de autonomia;
Demonstrar capacidade de estabelecer relações estáveis com diferentes interlocutores;
Demonstrar capacidade de estabelecer relações harmoniosas;
Demonstrar capacidade de estabelecer relações interculturais em ações educativas;
Demonstrar capacidade de gestão do tempo.
Demonstrar capacidade de gestão emocional nas relações de mediação.
Demonstrar capacidade de inclusão social, respeitando princípios e valores éticos e relacionais;
Demonstrar capacidade de iniciativa e procurar soluções para os problemas.
Demonstrar capacidade de iniciativa e responsabilidade;
Demonstrar capacidade de iniciativa para resolução de problemas afetos aos constrangimentos da comunicação verbal, não verbal e corporal;
Demonstrar capacidade de intervenção na comunidade intercultural;
Demonstrar capacidade de liderança;
Demonstrar capacidade de proatividade na conceção e desenvolvimento de projetos criativos;
Demonstrar capacidade de resiliência em condições adversas.
Demonstrar capacidade de respeito pela inclusão social, princípios e valores éticos, contribuindo para a construção de sociedades mais justas e sustentáveis.
Demonstrar capacidade de saber gerir o tempo em função das responsabilidades;
Demonstrar capacidade de Trabalhar autonomamente ou integrado em equipa;
Demonstrar capacidade de trabalho em equipas multidisciplinares;
Demonstrar capacidade de uma aprendizagem contínua e cooperativa;
Demonstrar capacidade de uma conduta ética e deontológica.
Demonstrar capacidade introspetiva, observadora e analítica;
Demonstrar capacidade para se adaptar a ambientes multiculturais.
Demonstrar capacidade para trabalhar autonomamente ou integrado em equipa;
Demonstrar disponibilidade, cortesia e respeito pelos outros no relacionamento com interlocutores diferenciados.
Demonstrar flexibilidade nas intervenções de mediação em diferentes ambientes, evitando situações de conflito.
Demonstrar responsabilidade, confiança e respeito pela diversidade cultural.

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Mediação Intercultural (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Línguas e Literaturas Estrangeiras (0222) 0222 15 10 10 20.83%
Língua e Literatura Materna (0223) 0223 5 5 5 8.33%
Filosofia e Ética (0226) 0226 5 0 0 4.17%
Psicologia (0311) 0311 10 0 0 8.33%
Ciência Política e Cidadania (0313) 0313 5 0 0 4.17%
Informática na Ótica do Utilizador (0482) 0482 5 0 0 4.17%
Trabalho Social e Orientação (0762) 0762 60 0 0 50%
Total 105 15
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1560h 288h 0h 60
Semestral Psicologia Social Geral e científica 0311 130h 0h 0h
5
Semestral Políticas e Sistemas Migratórios Técnica 0313 130h 32h 0h
5
Semestral Oficina de Técnicas de Expressão e Comunicação Técnica 0223 130h 32h 0h
5
Semestral Sim Oficina de Línguas II - Língua Gestual Portuguesa II
Leque de Escolha:
Oficina de Línguas II – Francês II
Oficina de Línguas II - Língua Gestual Portuguesa II
Técnica 0223 130h

130h
130h
32h 0h

0h 0h
5

5
5
Semestral Sim Oficina de Línguas I: Francês I
Leque de Escolha:
Oficina de Línguas I: Francês I
Oficina de Línguas I: Língua Gestual Portuguesa I
Técnica 0222 130h

130h
130h
32h 0h

0h 0h
5

5
5
Semestral Oficina de Língua Inglesa II Técnica 0222 130h 32h 0h
5
Semestral Oficina de Língua Inglesa I Técnica 0222 130h 32h 0h
5
Semestral Mediação Familiar Técnica 0762 130h 32h 0h
5
Semestral Introdução à Psicologia Geral e científica 0311 130h 0h 0h
5
Semestral Introdução à Mediação: Resolução alternativa de legítimos (RAL) Geral e científica 0762 130h 0h 0h
5
Semestral Inclusão e Diversidade Cultural Técnica 0762 130h 32h 0h
5
Semestral Tecnologia de Informação e Comunicação na Mediação Técnica 0482 130h 32h 0h
5
2º Ano 1560h 160h 0h 60
Semestral Projetos de Intervenção Intercultural em Contexto Profissional Técnica 0762 130h 32h 0h
5
Semestral Sim Oficina de Línguas III – Francês III
Leque de Escolha:
Oficina de Línguas III – Francês III
Oficina de Línguas III - Língua Gestual Portuguesa III
Técnica 0222 130h

130h
130h
32h 0h

0h 0h
5

5
5
Semestral Oficina de Língua Inglesa III Técnica 0222 130h 32h 0h
5
Semestral Oficina de Intervenção Comunitária Técnica 0762 130h 32h 0h
5
Semestral Mediação Escolar Técnica 0762 130h 32h 0h
5
Semestral Ética e Cidadania Geral e científica 0226 130h 0h 0h
5
Semestral Estágio Em contexto de trabalho 0762 780h
 (HEP 560h)
0h 0h
30
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)