Conhecimentos |
Conhecimento especializado do significado da confidencialidade, neutralidade, objetividade, transparência, plenitude e inteligibilidade na mediação intercultural, bem como as questões práticas e éticas relacionadas; |
Conhecimentos fundamentais sobre a legislação europeia e nacional (procedimentos de aplicação da autorização de permanência e estruturas em vigor, procedimentos de reclamação de proteção internacional); |
Conhecimento aprofundado dos gabinetes e serviços públicos destinados a migrantes, a sua estrutura, competências e independência (procedimentos de submissão, problemas de autorização, etc.) |
Conhecimento aprofundados sobre as principais teorias e conceitos socioculturais e antropológicos com ênfase na migração, alteridade, solidariedade, diversidade, integração e coesão social; |
Conhecimento especializado das regras gerais que se aplicam à conduta profissional (ser pontual, código de vestuário, comportamento respeitador, questões hierárquicas, vontade de aprender, aceitação de feedback/críticas); |
Conhecimento especializado de diferentes formas de expressão e atitudes criativas com o público-alvo, valorizando a tradição cultural. |
Conhecimento especializado sobre a importância do código deontológico aplicável à mediação intercultural. |
Conhecimento especializados de rituais e costumes da população migrante em diferentes domínios. |
Conhecimento especializados sobre os processos de inclusão social. |
Conhecimento fundamentais sobre a correspondência das estruturas educativas entre os países anfitrião e de origem. |
Conhecimentos aprofundados da língua materna e da língua estrangeira ao nível oral e escrito; |
Conhecimentos aprofundados das bases de dados e serviços online disponíveis para problemas procedimentais para migrantes; |
Conhecimentos aprofundados de diferentes programas de apoio ao seu trabalho de mediação, como sites, páginas e plataformas; |
Conhecimentos aprofundados de processos de observação, planificação e avaliação de intervenção em contextos profissionais; |
Conhecimentos aprofundados dos centros que desenvolvam programas, projetos ou ações de apoio a migrantes para facilitar respostas adequadas a diferentes situações; |
Conhecimentos aprofundados dos procedimentos de criação de uma conta de e‐mail e gestão de mensagens; |
Conhecimentos aprofundados para codificar e descodificar corretamente as mensagens recebidas pelos emissores/recetores para reagir em conformidade e conseguir uma comunicação bem‐sucedida. |
Conhecimentos especializados de como transferir documentos importantes (aplicações, formulários de declaração, etc.), a preencher pelos migrantes; |
Conhecimentos especializados de práticas de intervenção em mediação intercultural. |
Conhecimentos especializados em técnicas do ensino e aprendizagem da leitura, da escrita e de novas formas de comunicação para a participação ativa na sociedade; |
Conhecimentos especializados sobre a história da migração no país anfitrião; |
Conhecimentos especializados sobre as características (físicas, socioculturais e psicológicas) de grupos vulneráveis, tais como refugiados e migrantes; |
Conhecimentos especializados sobre as organizações de apoio que operam com migrantes/refugiados; |
Conhecimentos especializados sobre instrumentos de normalização linguística; |
Conhecimentos especializados sobre os conceitos e termos psicológicos (como empatia, stresse e emoção) e sua influência nas relações humanas. |
Conhecimentos especializados sobre os contextos sociais e políticos do país de origem dos migrantes/refugiados; |
Conhecimentos especializados sobre os direitos e as obrigações legais dos migrantes/refugiados, bem como as penalizações aplicáveis, se for caso disso. |
Conhecimentos especializados sobre os mecanismos de resolução alternativa de litígios. |
Conhecimentos especializados sobre os problemas de bullying nas escolas. |
Conhecimentos especializados sobre os procedimentos de utilização de léxicos ou dicionários online; |
Conhecimentos especializados sobre teorias e modelos de comunicação; |
Conhecimentos fundamentais de técnicas de Expressão e Comunicação Não-Verbal, através de expressões artísticas, como ferramentas de superação/ minimização de barreiras à comunicação e ao entendimento entre culturas diferentes. |
Conhecimentos fundamentais sobre a distinção entre ética, moral e deontologia. |
Conhecimentos fundamentais sobre as características psicológicas específicas dos indivíduos em diversos contextos e situações para as quais é solicitada a sua mediação (hospitais, escolas, entidades locais, centros de saúde e tribunais). |
Conhecimentos fundamentais sobre noções do direito da família e das crianças e a sua relação com a mediação familiar. |
Conhecimentos fundamentais sobre o sistema educativo do país anfitrião. |
Conhecimentos profundos sobre as características do conflito e respetiva prevenção, através de comportamentos positivos e construtivos. |
Aptidões |
Analisar a gravidade do incidente e avaliar se pode ser resolvido dentro dos limites profissionais e deontológicos da mediação intercultural, ou propor se deve ser encaminhado para uma autoridade/instituição. |
Aplicar ferramentas digitais que fomentem a integração e as dinâmicas de grupo. |
Aplicar linguagem de reforço positivo em situações de conflito. |
Aplicar técnicas de comunicação que assegurem o entendimento das partes, de forma a evitar ou solucionar o conflito. |
Aplicar técnicas de mediação intercultural, dependendo das especificidades de cada caso e do contexto. |
Aplicar técnicas de resolução de problemas; |
Aplicar técnicas expressivas não verbais e corporais de comunicação; |
Avaliar as necessidades do meio profissional e saber aplicar as técnicas de comunicação adequadas; |
Avaliar e interpretar corretamente mensagens não verbais de indivíduos de culturas diferentes; |
Criar e administrar uma conta de e‐mail; |
Dinamizar atividades práticas de partilha intercultural enquadradas nos princípios da valorização dos valores e conduta ética. |
Dinamizar e promover o empoderamento das populações excluídas e vulneráveis socialmente; |
Gerir a inclusão dos migrantes, comunicando eficazmente os problemas socioculturais e antropológicos. |
Gerir conflitos de origem cultural e linguística que surjam no local de trabalho ou encontros de serviços públicos. |
Gerir encontros emocionalmente complexos, respeitando os vários intervenientes. |
Identificar as características do conflito e como se manifesta nos contextos familiar, organizacional e social; |
Identificar as necessidades dos migrantes e os requisitos administrativos, de modo compreensível no contexto da referência. |
Identificar e selecionar informação relevante para os migrantes sobre o contexto social, político e administrativo do país anfitrião. |
Identificar e selecionar informações online de apoio e ajuda a população migrante; |
Identificar o comportamento discriminatório contra migrantes; |
Identificar os documentos legais dos migrantes e refugiados (autorização de permanência, pedido de proteção internacional, reconhecimento do estatuto de proteção internacional); |
Identificar os princípios ético-morais subjacentes à dignidade da pessoa. |
Identificar os procedimentos para fazer um pedido de asilo, encaminhando para o órgão de proteção internacional; |
Identificar problemáticas relacionadas com a vulnerabilidade e ou exclusão social; |
Organizar ações interculturais em organizações e entidades locais de diversas áreas; |
Organizar e promover encontros multiculturais, como momentos de partilha e comemoração de efemeridades do país de origem, que contribuam para uma inclusão efetiva na comunidade. |
Orientar os migrantes no processo de mediação familiar. |
Preparar e organizar encontros que promovam a partilha de boas práticas interculturais. |
Prestar apoio os pais migrantes, equipa docente e administrativa na gestão dos processos educativos no país anfitrião. |
Propor ferramentas de resolução de conflitos em ambiente educativo. |
Atitudes |
Demonstrar a capacidade de adaptar a comunicação oral, verbal e não verbal às características dos diferentes interlocutores. |
Demonstrar autocontrolo, e comportamento empático; |
Demonstrar capacidade criativa, imaginativa, autorreflexiva perante o mundo. |
Demonstrar capacidade de inovar e empreender novos projetos na área das TIC que facilitem o processo de mediação; |
Demonstrar capacidade de adaptação a novas experiências em diferentes comunidades e com diversos parceiros. |
Demonstrar capacidade de agir com princípios éticos; |
Demonstrar capacidade de aprendizagem contínua; |
Demonstrar capacidade de autonomia na tomada de decisões; |
Demonstrar capacidade de autonomia; |
Demonstrar capacidade de estabelecer relações estáveis com diferentes interlocutores; |
Demonstrar capacidade de estabelecer relações harmoniosas; |
Demonstrar capacidade de estabelecer relações interculturais em ações educativas; |
Demonstrar capacidade de gestão do tempo. |
Demonstrar capacidade de gestão emocional nas relações de mediação. |
Demonstrar capacidade de inclusão social, respeitando princípios e valores éticos e relacionais; |
Demonstrar capacidade de iniciativa e procurar soluções para os problemas. |
Demonstrar capacidade de iniciativa e responsabilidade; |
Demonstrar capacidade de iniciativa para resolução de problemas afetos aos constrangimentos da comunicação verbal, não verbal e corporal; |
Demonstrar capacidade de intervenção na comunidade intercultural; |
Demonstrar capacidade de liderança; |
Demonstrar capacidade de proatividade na conceção e desenvolvimento de projetos criativos; |
Demonstrar capacidade de resiliência em condições adversas. |
Demonstrar capacidade de respeito pela inclusão social, princípios e valores éticos, contribuindo para a construção de sociedades mais justas e sustentáveis. |
Demonstrar capacidade de saber gerir o tempo em função das responsabilidades; |
Demonstrar capacidade de Trabalhar autonomamente ou integrado em equipa; |
Demonstrar capacidade de trabalho em equipas multidisciplinares; |
Demonstrar capacidade de uma aprendizagem contínua e cooperativa; |
Demonstrar capacidade de uma conduta ética e deontológica. |
Demonstrar capacidade introspetiva, observadora e analítica; |
Demonstrar capacidade para se adaptar a ambientes multiculturais. |
Demonstrar capacidade para trabalhar autonomamente ou integrado em equipa; |
Demonstrar disponibilidade, cortesia e respeito pelos outros no relacionamento com interlocutores diferenciados. |
Demonstrar flexibilidade nas intervenções de mediação em diferentes ambientes, evitando situações de conflito. |
Demonstrar responsabilidade, confiança e respeito pela diversidade cultural. |