Curso


Diploma de técnico superior profissional
Uma das seguintes áreas: Economia; Português; Matemática
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 25
Total de alunos inscritos em simultâneo 60
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Valença Av. Miguel Dantas 25 60
Descrição geral Elaborar e gerir planos de marketing digital; definir, coordenar, executar e controlar as diferentes vertentes técnicas e relacionais do comércio eletrónico, criação e gestão de conteúdos e desenvolvimento de estratégias de e-mail marketing marketing e automação.
Atividades principais
Criar conteúdos para os diferentes canais digitais
Criar e otimizar conteúdos textuais para a web
Desenvolver estudos de mercado para identificar necessidades
Elaborar análises de conformidade legal ao planeamento de ações de marketing digital
Elaborar suportes para ações de campanhas de marketing digital como websites, landing pages, newsletters, conteúdos gráficos para redes sociais e formulários para captação de leads
Executar e planear ações de otimização em sítios web de forma a melhorar o seu posicionamento em motores de busca
Gerir a identidade da marca, posicionamento e principais critérios de segmentação de mercados no âmbito digital
Gerir perfis de redes sociais e adequar ações e estratégias específicas para cada rede social
Gerir vendas e compras em contexto eletrónico
Implementar e adequar campanhas aos diferentes canais do marketing digital
Implementar lojas online com recurso a plataformas content management system (CMS)
Planear e gerir os sistemas de informação e comunicação de suporte ao comércio eletrónico
Conhecimentos
Conhecimentos abrangentes das principais tendências do marketing digital
Conhecimentos abrangentes de comunicação e empreendedorismo
Conhecimentos abrangentes de estatística
Conhecimentos abrangentes de gestão e organização de empresas
Conhecimentos abrangentes de informática na ótica do utilizador
Conhecimentos abrangentes de língua Inglesa
Conhecimentos abrangentes de língua portuguesa
Conhecimentos abrangentes do comportamento do consumidor
Conhecimentos especializados da presença, manutenção e monitorização de informação nos diferentes formatos de comunicação digital
Conhecimentos especializados das diferentes técnicas, abordagens e métodos para o desenvolvimento de estratégias de marketing digital
Conhecimentos especializados de compras e pagamentos eletrónicos
Conhecimentos especializados de comunicação online
Conhecimentos especializados do principais conceitos de marketing digital
Conhecimentos especializados sobre comércio eletrónico
Conhecimentos especializados sobre gestão de redes sociais e produção de conteúdos digitais
Conhecimentos especializados sobre sistemas de gestão de conteúdos
Aptidões
Analisar e tratar informação relevante, para a elaboração de relatórios de estudos de mercado
Aplicar as tecnologias de informação para suporte técnico e tecnológico aos processos de comunicação interna e externa das organizações
Aplicar e dinamizar campanhas de comunicação online, usando as diferentes plataformas e redes sociais para esse efeito
Aplicar metodologias e técnicas para a análise de dados
Criar ações de marketing digital e avaliar a eficácia das técnicas utilizadas
Demonstrar a importância da presença, manutenção e monitorização de informação nos diferentes formatos de comunicação digital
Dinamizar os processos de gestão inerentes ao comércio eletrónico, articulando diferentes perfis profissionais
Elaborar um plano estratégico
Identificar os recursos necessários, elaborar, controlar e medir os resultados, de uma campanha de marketing digital
Preparar as estratégias de comunicação às diferentes formas e para diferentes públicos
Produzir conteúdos multimédia
Utilizar ferramentas digitais (ex: SEO, paid search ads, organic social media, social media ads, etc.) de forma eficaz na estratégia de marketing e comunicação
Atitudes
Demonstrar capacidade de adaptação à evolução dos procedimentos e das tecnologias
Demonstrar capacidade de planificação e organização
Demonstrar capacidade de polivalência e espírito de iniciativa
Demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal com interlocutores diferenciados
Demonstrar capacidade de trabalho em equipa
Demonstrar capacidades de liderança e de coordenação de projetos
Demonstrar princípios e práticas de autonomia, rigor, sentido de responsabilidade e comportamento ético

--
Marketing Digital e E-commerce (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Audiovisuais e Produção dos Media (0213) 0213 5 0 0 4.17%
Línguas e Literaturas Estrangeiras (0222) 0222 4 0 0 3.33%
Língua e Literatura Materna (0223) 0223 3.5 0 0 2.92%
Sociologia e Outros Estudos (0312) 0312 4 0 0 3.33%
Comércio (0341) 0341 5 0 0 4.17%
Marketing e Publicidade (0342) 0342 56 0 0 46.67%
Gestão e Administração (0345) 0345 9.5 0 0 7.92%
Direito (0380) 0380 4 0 0 3.33%
Estatística (0462) 0462 6 0 0 5%
Ciências Informáticas (0481) 0481 23 0 0 19.17%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1619h 392h 0h 60
Semestral Princípios de Marketing Técnica 0342 135h 48h 0h
5
Semestral Plataformas Digitais e Redes Sociais Técnica 0481 135h 48h 0h
5
Semestral Pesquisa de Mercado Técnica 0342 135h 64h 0h
5
Semestral Organização de Empresas Geral e científica 0345 135h 0h 0h
5
Semestral Legislação Informática e do Comércio Eletrónico Geral e científica 0380 108h 0h 0h
4
Trimestral Inglês Geral e científica 0222 108h 0h 0h
4
Semestral Gestão de Projetos e Empreendedorismo Digital Técnica 0345 122h 48h 0h
4.5
Semestral Ferramentas de produção de conteúdos digitais Técnica 0481 148h 56h 0h
5.5
Semestral Expressão e Comunicação em Língua Portuguesa Geral e científica 0223 94h 0h 0h
3.5
Semestral Estatística e Análise de Dados Geral e científica 0462 162h 0h 0h
6
Semestral e-Commerce Técnica 0341 135h 48h 0h
5
Semestral Content Marketing e Criatividade Técnica 0342 94h 48h 0h
3.5
Semestral Sociologia do Consumo Técnica 0312 108h 32h 0h
4
2º Ano 1610h 320h 0h 60
Semestral Relatórios, Analytics & Business Intelligence Técnica 0481 94h 48h 0h
3.5
Semestral Projeto de Marketing Digital Técnica 0342 216h 64h 0h
8
Semestral Laboratório de Comunicação e Multimédia Técnica 0213 135h 48h 0h
5
Semestral Estágio Em contexto de trabalho 0342 800h
 (HEP 800h)
0h 0h
30
Semestral E-Mail e Marketing Automation Técnica 0481 81h 48h 0h
3
Semestral Comunicação Publicitária & Publicidade Digital Técnica 0342 122h 48h 0h
4.5
Semestral Web Design e Search Engine Marketing Técnica 0481 162h 64h 0h
6
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)