Conhecimentos |
Conhecimento abrangente da importância do atendimento digital para a construção de uma imagem positiva da organização e de um relacionamento eficaz com o cliente. |
Conhecimento abrangente da língua portuguesa na escrita e oratória jurídicas, permitindo o seu uso em exercícios argumentativos em público. |
Conhecimento abrangente das principais formas de interação com o consumidor através da Web, bem como das principais noções e conceitos relacionados com comércio electrónico e marketing. |
Conhecimento abrangente de conceitos relacionados com a anotação de documentos e das tecnologias atuais para a especificação de linguagens de anotação. |
Conhecimento abrangente de estruturação e exploração de bases de dados informatizadas. |
Conhecimento abrangente de técnicas de atendimento a clientes, condução de reuniões, negociação e gestão de conflitos interpessoais. |
Conhecimento abrangente de técnicas de organização e gestão atinentes ao arquivo digital de legislação e de documentação jurisprudencial e doutrinal. |
Conhecimento abrangente do conceito de Direito Digital e da sua importância nas relações jurídicas. |
Conhecimento abrangente dos conceitos fundamentais de Direito Processual Civil e do formalismo processual declarativo. |
Conhecimento especializado da função notarial e registral na era digital. |
Conhecimento especializado das aplicações informáticas, na ótica do utilizador, nomeadamente, nas áreas da contabilidade, tesouraria, recursos humanos, ativos e declarações fiscais. |
Conhecimento especializado das particularidades do processo civil executivo. |
Conhecimento especializado de aplicações informáticas alinhadas com a legislação e obrigações fiscais e contabilísticas. |
Conhecimento especializado de aplicações informáticas vocacionadas para a gestão de processos, de forma a compilar, controlar e gerir eficientemente os dados. |
Conhecimento especializado de diferentes tecnologias para a estruturação, produção, processamento e preservação de documentos em formato digital. |
Conhecimento especializado de formas de organização e de formulação de processos de interrogação de dados. |
Conhecimento especializado de métodos de desenvolvimento de aplicações em ambientes de desenvolvimento rápido. |
Conhecimento especializado de normas básicas de estruturação de dados em documentos, bem como de indexação. |
Conhecimento especializado de plataformas de desenvolvimento rápido de software. |
Conhecimento especializado de técnicas de compilação e gestão do fluxo de informação no contexto de aplicações informáticas. |
Conhecimento especializado de técnicas de organização relacionadas com a gestão de arquivo digital e de bases de dados informatizadas. |
Conhecimento especializado de técnicas e meios informáticos para gerir e organizar o fluxo de informação. |
Conhecimento especializado de técnicas informáticas, de forma a assegurar a segurança do arquivo digital. |
Conhecimento especializado de técnicas que garantam a conservação da informação, através da realização e verificação regulares de cópias de segurança. |
Conhecimento especializado do funcionamento, atualização e segurança de um sistema informático. |
Conhecimento especializado do processo de assinatura digital qualificada, bem como dos conceitos fundamentais de desmaterialização de documentos. |
Conhecimento especializado dos conceitos básicos do Direito, que permitirão criar as bases de raciocínio jurídico essencial para o estudo das demais unidades curriculares da área jurídica. |
Conhecimento profundo de aplicações informáticas oficiais dos serviços do Estado. |
Conhecimento profundo de técnicas de implementação e cumprimento de boas práticas de cibersegurança. |
Conhecimentos abrangentes das principais ameaças à segurança informática. |
Conhecimentos abrangentes de Direito Civil, com vista a adquirir sentido crítico para analisar e entender situações concretas. |
Conhecimentos abrangentes do processo de atualização do sistema informático, com vista à utilização de todos os serviços de informação. |
Conhecimentos abrangentes dos serviços de governação electrónica, serviços de licenciamento público, conservatórias e tribunais. |
Conhecimentos especializados de língua inglesa. |
Aptidões |
Aplicar conhecimentos nas áreas do direito processual e dos registos e notariado. |
Aplicar os conceitos básicos de Direito, como forma de resolver alguns problemas concretos no dia-a-dia. |
Assegurar o tratamento da informação contabilística e de faturação, através de aplicações informáticas alinhadas com a legislação e obrigações contabilísticas e fiscais. |
Controlar e gerir de forma eficiente e informatizada o arquivo digital e a gestão de procedimentos administrativos e processos judiciais, bem como o arquivo digital de legislação e documentação jurisprudencial e doutrinal, se aplicável. |
Efetuar a gestão de relacionamentos com os funcionários e clientes do escritório/empresa. |
Elaborar e gerir bases de dados informatizadas e aplicações informáticas para a gestão de clientes, fornecedores, prestadores de serviços e demais sujeitos relevantes para a atividade do escritório/empresa, suportando o atendimento ao público e a execução |
Executar, através de aplicações informáticas específicas, o tratamento de informação contabilística e fiscal e de recursos humanos. |
Falar, escrever e ler satisfatoriamente em Língua Inglesa, no âmbito jurídico e informático. |
Operar as principais formas de interação com o cliente e outros sujeitos através da internet. |
Operar as várias aplicações e plataformas informáticas, imprescindíveis ao exercício da atividade jurídica dos escritórios/empresas. |
Realizar regularmente as cópias de segurança dos ficheiros do escritório/empresa, garantindo assim a conservação da informação relevante do seu sistema informático. |
Redigir documentos de natureza técnica, utilizando terminologia adequada, nomeadamente cartas, minutas, requerimentos, contratos e atas. |
Utilizar as aplicações informáticas oficiais do escritório/empresa, garantindo a segurança do arquivo digital e da informação utilizados nos mesmos, garantindo o cumprimento da legislação vigente. |
Utilizar o conceito de relação jurídica e de negócio jurídico. |
Verificar, no escritório/empresa, na ótica do utilizador, o funcionamento, atualização e segurança de um sistema informático, designadamente garantindo boas práticas de cibersegurança, para efeitos de acesso às plataformas da Administração Pública. |
Atitudes |
Demonstrar autonomia e iniciativa de gestão de tarefas, atividades e tempo, em contexto profissional. |
Demonstrar autonomia na resolução de problemas técnicos correntes e imprevisíveis. |
Demonstrar autonomia nas tomadas de decisão, reagindo de forma adequada e contextualizada. |
Demonstrar capacidade de adaptação à evolução das tecnologias e dos equipamentos. |
Demonstrar capacidade de adaptação de estratégias de prevenção de riscos e promoção da segurança e do bem-estar no local de trabalho. |
Demonstrar capacidade de análise, compreensão e interpretação das normas legais e regulamentares específicas da área. |
Demonstrar capacidade de comunicação e relacionamento interpessoal. |
Demonstrar capacidade de refletir sobre a ação numa lógica de desenvolvimento pessoal e profissional. |
Demonstrar capacidade e disponibilidade para desenvolver as suas atividades, integrado numa equipa multiprofissional. |
Demonstrar capacidade para encontrar soluções adequadas para a resolução de problemas. |
Demonstrar iniciativa, interesse, criatividade e autonomia no desempenho das suas funções. |
Demonstrar interesse na atualização de conhecimentos e competências, adotando uma atitude reflexiva e crítica. |
Desenvolver com responsabilidade e iniciativa registos, catalogação de informação e ou documentação. |
Revelar ética profissional e flexibilidade, adaptando-se às diferentes situações e contextos profissionais, evitando situações conflituosas. |
Ter predisposição para aplicar, sob orientação de uma equipa, informação relacionada com aspetos técnicos, legais e éticos. |