Curso


Diploma de técnico superior profissional
Uma das seguintes áreas: História da Cultura e das Artes; Português; Matemática
Descrição geral O curso Técnico Superior Profissional em Música Digital visa formar profissionais capazes de planear, gerir, executar e avaliar estratégias e práticas musicais e, garantir a concretização de soluções articuladas, capazes de potenciar a performance através de dispositivos digitais.
Atividades principais
Conceber conteúdos sonoros e musicais integrados para new media;
Conceber e implementar estratégias sonoras e musicais destinadas a ambientes de comunicação digital, capazes de contribuir verdadeiramente para a notoriedade do produto ou da marca;
Definir, implementar e ou validar estratégias específicas de marketing e advertising da música e com a música;
Gerir e dinamizar a integração do som e da música numa estratégia de marketing e comunicação digital, em articulação com outras soluções de comunicação;
Gerir e supervisionar o processo de integração do digital do som e da música;
Gravar e editar vocais e instrumentais, utilizando diferentes interfaces de áudio e equipamentos digitais;
Identificar, interpretar e antecipar necessidades técnicas e práticas de interpretação musical, para som gravado e ao vivo;
Integrar e produzir música, em equipas profissionais multidisciplinares, conjugando as áreas da música, audiovisuais e multimédia.
Interpretar, compor e harmonizar canções e peças musicais de estilos de música eletrónica;
Planear, organizar e configurar um estúdio eletrónico de música;
Produzir conteúdos sonoros e musicais em diferentes formatos e linguagens;
Conhecimentos
Conhecimentos aprofundados das dinâmicas sociais, culturais, comerciais e políticas de utilização pessoal e coletiva da música;
Conhecimentos aprofundados de formas de integração da música numa estratégia de marketing e comunicação digital;
Conhecimentos aprofundados sobre a interpretação, composição e audição de canções e peças musicais de estilos de música eletrónica;
Conhecimentos especializados das dinâmicas e tendências do mercado da música, numa visão integrada da gestão de projetos;
Conhecimentos especializados de avaliação de mix de música gravada e ao vivo, para diferentes preferências estilísticas e ambientes;
Conhecimentos especializados de conceção e configuração de um estúdio eletrónico de música, utilizando ferramentas, técnicas e software de apoio à produção musical em diferentes formatos;
Conhecimentos especializados de técnicas de expressão oral e escrita, adequadas a diferentes suportes, objetivos e situações da comunicação em música;
Conhecimentos especializados dos estilos musicais da indústria e suas especificidades de produção;
Conhecimentos fundamentais da história da tecnologia musical e electrofones, terminologias, simbologias e usos da música;
Conhecimentos fundamentais da música e de software para instrumentos e gravação audio para produzir uma peça musical;
Conhecimentos fundamentais das potencialidades de articulação da música, artes performativas e media;
Conhecimentos fundamentais das propriedades do som e do modo como são representadas digitalmente;
Conhecimentos fundamentais das técnicas e práticas de interpretação musical, para som ao vivo, com apoio digital;
Conhecimentos fundamentais de estatística, utilizando conceitos e procedimentos de recolha e tratamento de informação.
Aptidões
Avaliar e identificar as necessidades técnicas e software para instrumentos e gravação audio para produzir uma peça musical;
Gerir e dinamizar a integração da música numa estratégia de marketing e comunicação digital, em articulação com outras soluções de comunicação;
Identificar agentes e equipas necessárias à planificação e concretização de uma estratégia, através do recurso a música gravada e ao vivo;
Identificar e dinamizar de forma rentável oportunidades de mercado da música;
Identificar e produzir peças musicais, antecipando os efeitos das opções técnicas e musicais nas audiências;
Identificar, interpretar e antecipar necessidades técnicas e práticas de interpretação musical, para som gravado e ao vivo;
Interpretar e compor canções e peças musicais de estilos de música eletrónica;
Planear e avaliar conteúdos e práticas musicais integrados com outras artes performativas e media, e introduzir ações de melhoria;
Planear e executar ajustes de audio em conteúdos musicais digitais recorrendo à integração de diferentes linguagens e formatos;
Planear, organizar e configurar um estúdio eletrónico de música;
Atitudes
Demonstrar autonomia de forma sistemática, segura e responsável na resolução de problemas;
Demonstrar autonomia na atualização permanente de conhecimentos e na adaptação à evolução tecnológica;
Demonstrar capacidade de comunicação e de relacionamento interpessoal;
Demonstrar capacidade de refletir criticamente o seu desempenho na concretização das soluções técnicas de música, em ambientes digitais;
Demonstrar capacidade e flexibilidade para lidar com situações sujeitas a alterações imprevisíveis;
Demonstrar criatividade na resolução de problemas no âmbito da música digital;
Demonstrar interesse nas dinâmicas do mercado musical, identificando oportunidades de criação e de interpretação de produções musicais;
Demonstrar uma atitude ativa na articulação de recursos;

--
Música Digital (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Artes do Espetáculo (0212) 0212 69 0 0 57.5%
Audiovisuais e Produção dos Media (0213) 0213 28 0 0 23.33%
Línguas e Literaturas Estrangeiras (0222) 0222 5 0 0 4.17%
Língua e Literatura Materna (0223) 0223 6 0 0 5%
Marketing e Publicidade (0342) 0342 4 0 0 3.33%
Gestão e Administração (0345) 0345 4 0 0 3.33%
Matemática (0461) 0461 4 0 0 3.33%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1620h 340h 0h 60
Semestral Comunicação em Língua Portuguesa Geral e científica 0223 162h
 (HEP 102h)
0h 0h
6
Semestral Práticas de Gravação e Edição Técnica 0213 135h
 (HEP 90h)
35h 0h
5
Semestral Oficina Multimédia Técnica 0213 108h
 (HEP 63h)
35h 0h
4
Semestral Oficina de Produção AudioVisual Técnica 0213 135h
 (HEP 75h)
50h 0h
5
Semestral Música em Ambiente Digital Técnica 0213 162h
 (HEP 102h)
50h 0h
6
Semestral Laboratório de Criação Musical I Técnica 0212 189h
 (HEP 114h)
65h 0h
7
Semestral Introdução à Produção Musical Técnica 0213 108h
 (HEP 63h)
35h 0h
4
Semestral Inglês Geral e científica 0222 135h
 (HEP 90h)
0h 0h
5
Semestral História da Tecnologia Musical e Electrofones Técnica 0212 108h
 (HEP 63h)
35h 0h
4
Semestral Fundamentos do Som Técnica 0213 108h
 (HEP 63h)
35h 0h
4
Semestral Fundamentos da Música e Treino Auditivo Geral e científica 0212 162h
 (HEP 102h)
0h 0h
6
Semestral Fundamentos da Matemática Geral e científica 0461 108h
 (HEP 63h)
0h 0h
4
2º Ano 1620h 230h 0h 60
Semestral Empreendedorismo e Gestão de Projetos Técnica 0345 108h
 (HEP 78h)
25h 0h
4
Semestral Música, Indivíduo e Sociedade Geral e científica 0212 108h
 (HEP 78h)
0h 0h
4
Semestral Música Digital - Live Performance Técnica 0212 135h
 (HEP 75h)
50h 0h
5
Semestral Marketing e Comunicação Digital Técnica 0342 108h
 (HEP 63h)
25h 0h
4
Semestral Laboratório de Criação Musical II Técnica 0212 216h
 (HEP 126h)
80h 0h
8
Semestral Laboratório de Artes Performativas Técnica 0212 135h
 (HEP 75h)
50h 0h
5
Semestral Estágio Em contexto de trabalho 0212 810h
 (HEP 810h)
0h 0h
30
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)