Curso


Diploma de técnico superior profissional
Descrição geral Criar, desenvolver e partilhar conteúdos educacionais com recurso a tecnologias digitais diversificadas, adequados a diferentes estratégias e metodologias educativas (presenciais e virtuais), em diferentes níveis e modalidades de educação e formação, no contexto de organizações públicas e particulares.
Atividades principais
Analisar e aplicar tendências e boas práticas em tecnologias de aprendizagem e desenho educacional
Colaborar no desenvolvimento e implementação de programas e projetos educativos e formativos em ambientes diversificados
Contribuir para a comunicação e divulgação dos projetos educacionais com recurso a suportes diferenciados, favorecendo a confiança, o diálogo e o apoio mútuo
Desenhar e produzir recursos multimédia atrativos e inovadores, para apoio ao ensino e formação em diferentes níveis e modalidades
Desenvolver estratégias e técnicas para promover a participação no processo educativo e formativo e a aprendizagem ao longo da vida
Estruturar situações e ambientes virtuais de aprendizagem com integração dos recursos educativos digitais
Monitorizar projetos, produtos e aprendizagens com base em instrumentos e estratégias de avaliação adequados
Selecionar estratégias, tecnologias educacionais e suportes adequados a diferentes tipos de aprendizagem, objetivos e público-alvo
Conhecimentos
Conhecimentos abrangentes ao nível das teorias de aprendizagem
Conhecimentos abrangentes de acessibilidades físicas e digitais
Conhecimentos abrangentes de design gráfico
Conhecimentos abrangentes em comunicação em língua inglesa
Conhecimentos abrangentes em desenvolvimento pessoal
Conhecimentos abrangentes em gestão de projetos
Conhecimentos abrangentes em Higiene e Segurança no Trabalho
Conhecimentos abrangentes em metodologias de investigação e aplicação de conceitos estatísticos básicos
Conhecimentos abrangentes sobre tendências de educação e da formação
Conhecimentos especializados ao nível das técnicas de otimização da experiência de utilizador em ambientes virtuais de educação e formação
Conhecimentos especializados ao nível do dos princípios legislativos que regulam as áreas da educação e da formação
Conhecimentos especializados ao nível dos modelos de design educacional
Conhecimentos especializados de desenho de projetos educativos
Conhecimentos especializados de gestão do currículo na dimensão da avaliação das aprendizagens
Conhecimentos especializados de gestão do currículo na dimensão das intencionalidades formativas
Conhecimentos especializados de gestão do currículo nas dimensões das metodologias e estratégias pedagógicas
Conhecimentos especializados de recursos educacionais, de tipologia aberta e ferramentas de autor
Conhecimentos especializados de tecnologias educativas
Conhecimentos especializados em comunicação e relacionamento interpessoal adequados a interlocutores diferenciados
Aptidões
Aplicar diferentes instrumentos e estratégias de avaliação que permitam monitorizar projetos, produtos e aprendizagens
Aplicar técnicas de recolha e tratamento de dados
Aplicar teorias, práticas e métodos de design educacional
Contribuir para a promoção da literacia digital de forma abrangente
Criar, aplicar e avaliar programas e projetos educativos e formativos em ambientes diversificados
Dinamizar, através das tecnologias de informação e comunicação, uma intervenção adaptada às necessidades, através da gestão de projetos e atividades de forma autónoma ou em grupo;
Explorar tendências e boas práticas em tecnologias de aprendizagem e desenho educacional
Monitorizar a interação comunicativa através das comunidades online e redes sociais
Organizar e gerir situações e ambientes virtuais de aprendizagem com integração dos recursos educativos digitais
Propor e implementar estratégias, tecnologias educacionais, bem como suportes mais adequados à sua implementação
Utilizar e gerir o uso de tecnologias de criação de recursos multimédia atrativos e inovadores, para apoio ao ensino e formação em diferentes níveis e modalidades
Atitudes
Demonstrar autonomia e iniciativa de gestão de tarefas, atividades e tempo, em contexto profissional
Demonstrar capacidade de adaptação à evolução das tecnologias, numa lógica de desenvolvimento pessoal e profissional
Demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita, bem como de integração interdisciplinar
Demonstrar capacidade de iniciativa e responsabilidade
Demonstrar capacidade de integrar e interagir construtivamente em equipas de trabalho multidisciplinares
Demonstrar capacidade de resolução de problemas
Demonstrar capacidades para respeitar normas, regulamentos, procedimentos e princípios éticos e deontológicos
Demonstrar flexibilidade e capacidade de adaptação a diversos contextos profissionais
Demonstrar rigor e responsabilidade no cumprimento das regras e procedimentos organizacionais
Evidenciar competências de relacionamento interpessoal

--
Design Educacional e Tecnologias Digitais (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Ciências da Educação (0142) 0142 71 0 0 59.17%
Audiovisuais e Produção dos Media (0213) 0213 5 0 0 4.17%
Línguas e Literaturas Estrangeiras (0222) 0222 2 0 0 1.67%
Língua e Literatura Materna (0223) 0223 2 0 0 1.67%
Psicologia (0311) 0311 2 0 0 1.67%
Gestão e Administração (0345) 0345 5 0 0 4.17%
Enquadramento na Organização/Empresa (0347) 0347 1 0 0 0.83%
Estatística (0462) 0462 5 0 0 4.17%
Ciências Informáticas (0481) 0481 26 0 0 21.67%
Segurança e Higiene no Trabalho (0862) 0862 1 0 0 0.83%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1500h 375h 0h 60
Semestral Teorias de Aprendizagem Técnica 0142 50h
 (HEP 25h)
15h 0h
2
Semestral Tecnologias Interativas e Web Social Técnica 0481 200h
 (HEP 125h)
70h 0h
8
Semestral Recursos Educativos Digitais Técnica 0142 125h
 (HEP 75h)
40h 0h
5
Semestral Recursos Educacionais Abertos Técnica 0142 125h
 (HEP 75h)
35h 0h
5
Semestral Mundo Contemporâneo e Desafios da Educação Geral e científica 0142 50h
 (HEP 25h)
0h 0h
2
Semestral Modelos de Design Educacional Técnica 0142 50h
 (HEP 25h)
15h 0h
2
Semestral Investigação Aplicada Geral e científica 0462 125h
 (HEP 75h)
0h 0h
5
Semestral Inglês Técnico Técnica 0222 50h
 (HEP 25h)
25h 0h
2
Semestral Gestão do Currículo II – metodologias e estratégias pedagógicas Técnica 0142 125h
 (HEP 75h)
40h 0h
5
Semestral Gestão do Currículo I – intencionalidades formativas Técnica 0142 50h
 (HEP 25h)
20h 0h
2
Semestral Gestão de Projetos Geral e científica 0345 125h
 (HEP 75h)
0h 0h
5
Semestral Expressão Oral e Escrita Geral e científica 0223 50h
 (HEP 25h)
0h 0h
2
Semestral Design Gráfico Técnica 0213 125h
 (HEP 75h)
50h 0h
5
Semestral Clima, Cultura e Comportamentos Organizacionais Geral e científica 0311 50h
 (HEP 25h)
0h 0h
2
Semestral Acessibilidade Física e Digital Técnica 0481 200h
 (HEP 125h)
65h 0h
8
2º Ano 1500h 220h 0h 60
Semestral Usabilidade e User Experience Técnica 0481 50h
 (HEP 25h)
20h 0h
2
Semestral Plataformas Digitais e Ambientes Virtuais Técnica 0481 200h
 (HEP 125h)
70h 0h
8
Semestral Higiene e Segurança no Trabalho Geral e científica 0862 25h
 (HEP 12h)
0h 0h
1
Semestral Gestão do Currículo III – avaliação das aprendizagens Técnica 0142 125h
 (HEP 75h)
40h 0h
5
Semestral Ética Profissional e Integração no Mercado de Trabalho Geral e científica 0347 25h
 (HEP 12h)
0h 0h
1
Semestral Estágio Em contexto de trabalho 0142 750h
 (HEP 600h)
0h 0h
30
Semestral Desenho de Projeto Educativo Técnica 0142 325h
 (HEP 225h)
90h 0h
13
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)