Curso


Diploma de técnico superior profissional
Uma das seguintes áreas: Geografia; Economia; Matemática
Descrição geral Planear, organizar, executar, coordenar e supervisionar as atividades das diferentes subáreas operacionais do setor do Alojamento, nomeadamente as atividades de Front-Office – serviços de portaria e receção, e as atividades de Back-Office – serviços de andares e quartos e serviços de lavandaria e rouparia.
Atividades principais
Analisar e avaliar relatórios na área do Alojamento.
Analisar e avaliar relatórios, previsões e tratamento de informação.
Assegurar o atendimento de excelência dos clientes em diferentes contextos nas diversas fases de estadia.
Controlar o circuito de roupas, nomeadamente inventários, aquisição e distribuição de roupas.
Coordenar as reservas e solicitações.
Criar e gerir um negócio na área do Alojamento.
Gerir contas de clientes, lançar e verificar consumos e encerrar contas.
Gerir e aplicar ferramentas de sistemas de reservas.
Gerir e aplicar tarifas.
Gerir recursos humanos e equipamentos da secção de andares atendendo à ocupação.
Organizar as áreas adjacentes e necessárias ao serviço de andares - organização dos ofícios.
Organizar e planear os serviços de andares utilizando equipamentos e respetivos produtos.
Planear e coordenar os recursos humanos e físicos conforme as necessidades de ocupação.
Conhecimentos
Conhecimentos especializado para a gestão de reservas de clientes.
Conhecimentos especializados na aplicação de sistemas de reservas.
Conhecimentos especializados na gestão de recursos humanos.
Conhecimentos especializados na gestão e atribuição de quartos.
Conhecimentos fundamentais de comunicação e negociação com clientes e parceiros.
Conhecimentos fundamentais para a análise de previsões e relatórios relacionados com o Alojamento.
Conhecimentos fundamentais sobre a segurança, higiene e saúde nas diversas áreas operacionais.
Conhecimentos gerais à elaboração de inventários.
Conhecimentos gerais e técnicos de língua inglesa do setor do Alojamento.
Conhecimentos gerais nas técnicas de atendimento ao público.
Conhecimentos gerais sobre o empreendedorismo.
Conhecimentos gerais sobre o setor hoteleiro.
Aptidões
Aplicar os conhecimentos fundamentais à criação de uma nova unidade de Alojamento.
Aplicar os conhecimentos técnicos de utilização de equipamentos.
Aplicar os procedimentos necessários à garantia da segurança, higiene e saúde no setor do Alojamento.
Aplicar procedimentos de faturação adequados.
Assegurar a assistência aos clientes durante a sua estadia gerindo reclamações e sugestões.
Comunicar eficazmente com os diferentes públicos, sempre que possível no idioma de origem, identificando necessidades de informação geral e turística
Efetuar operações de reservas utilizando o software adequado.
Gerir e identificar necessidades e expectativas de clientes no serviço de alojamento.
Organizar e coordenar o circuito de requisição, preparação e distribuição de roupas e equipamentos.
Organizar e coordenar recursos humanos necessários para as áreas operacionais do Alojamento.
Propor métodos eficazes de melhoria nas áreas operacionais, tendo em conta a gestão de custos.
Realizar o check-in e o check-out de clientes em qualquer tipo de unidade de Alojamento, segundo os respetivos manuais de procedimentos.
Atitudes
Comunicar eficazmente, a nível interno e externo à organização, com interlocutores diferenciados
Demonstrar autonomia na aplicação eficaz dos conceitos organizacionais e de gestão dos diferentes departamentos da organização de alojamento
Demonstrar autonomia na tomada de decisão e capacidade de resolução de problemas de forma adequada
Demonstrar proatividade perante situações imprevistas, e uma atitude positiva na gestão de reclamações e na resolução de conflitos
Demonstrar rigor e responsabilidade no cumprimento de normas e procedimentos
Gerir com eficácia e bom senso os recursos humanos afetos, transmitindo os princípios e normas de serviço da unidade de alojamento
Promover os serviços da unidade de alojamento e motivar os clientes ou os hóspedes para a utilização dos mesmos
Revelar capacidades de organização e iniciativa para desenvolver as atividades inerentes à gestão do departamento de alojamento e andares com vista a garantir um serviço de qualidade e a satisfação dos clientes
Revelar zelo e responsabilidade profissional

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Gestão do Alojamento (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Línguas e Literaturas Estrangeiras (0222) 0222 7 0 0 5.83%
Comércio (0341) 0341 4 0 0 3.33%
Marketing e Publicidade (0342) 0342 6 0 0 5%
Contabilidade e Fiscalidade (0344) 0344 12 0 0 10%
Gestão e Administração (0345) 0345 24 0 0 20%
Direito (0380) 0380 5 0 0 4.17%
Informática na Ótica do Utilizador (0482) 0482 4 0 0 3.33%
Hotelaria e Restauração (0811) 0811 54 0 0 45%
Segurança e Higiene no Trabalho (0862) 0862 4 0 0 3.33%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1668h 404h 0h 60
Semestral Introdução à Gestão Técnica 0345 168h
 (HEP 104h)
48h 0h
6
Semestral Gestão de Serviço de Andares Técnica 0811 140h
 (HEP 76h)
45h 0h
5
Semestral Gestão de Lavandaria e de Equipamentos Técnica 0811 112h
 (HEP 64h)
40h 0h
4
Semestral Gestão de Alojamento I - Recepção e Reservas Técnica 0811 136h
 (HEP 76h)
45h 0h
5
Semestral Gestão Comercial e Vendas Técnica 0341 112h
 (HEP 56h)
40h 0h
4
Semestral Contabilidade de Gestão Técnica 0344 168h
 (HEP 104h)
45h 0h
6
Semestral Tendências em Hospitalidade Técnica 0811 140h
 (HEP 76h)
48h 0h
5
Semestral Tecnologias e Sistemas de Informação Geral e científica 0482 112h
 (HEP 64h)
0h 0h
4
Semestral Noções de Contabilidade Técnica 0344 168h
 (HEP 104h)
48h 0h
6
Semestral Marketing Digital Técnica 0342 168h
 (HEP 104h)
45h 0h
6
Semestral Língua Inglesa Geral e científica 0222 112h
 (HEP 64h)
0h 0h
4
Semestral Legislação, Ética e Acessibilidade no Alojamento Geral e científica 0380 132h
 (HEP 76h)
0h 0h
5
2º Ano 1592h 228h 0h 60
Semestral Inglês Técnico Geral e científica 0222 84h
 (HEP 36h)
0h 0h
3
Semestral Gestão de Recursos Humanos Técnica 0345 168h
 (HEP 104h)
45h 0h
6
Semestral Gestão de Alojamento II - Recepção e Reservas Técnica 0811 140h
 (HEP 80h)
50h 0h
5
Semestral Fundamentos em Finanças Empresariais Técnica 0345 168h
 (HEP 108h)
50h 0h
6
Semestral Estágio Em contexto de trabalho 0811 752h
 (HEP 720h)
0h 0h
30
Semestral Empreendedorismo Técnica 0345 168h
 (HEP 104h)
48h 0h
6
Semestral Segurança, Higiene e Saúde no Alojamento Técnica 0862 112h
 (HEP 67h)
35h 0h
4
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)