Curso


Diploma de técnico superior profissional
Uma das seguintes áreas: Português; Matemática; Economia; Geografia
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 20
Total de alunos inscritos em simultâneo 40
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Vila Nova de Gaia Rua Cabo Borges, 55 20 40
Descrição geral Gerir o processo de tomada de decisão e a operacionalização da estratégia comercial e de marketing das empresas, em qualquer setor de atividade (comércio, indústria ou serviços). Desenvolver oportunidades de mercado, através da aplicação de técnicas de vendas, negociação. gestão e fidelização de clientes.
Atividades principais
Analisar e definir do posicionamento e principais critérios de segmentação dos mercados concorrenciais.
Definir estratégias orientadas para a concretização da venda, adaptada às novas tendências comerciais e de marketing.
Desenvolver capacidades de análise de mercado, através de técnicas muito direcionadas para cada setor, criando estratégias de pesquisa à concorrência.
Desenvolver técnicas e práticas de negociação, permitindo a colocação no mercado, de consultores de vendas especializados, dedicados e preparados para as exigências dos mercados atuais.
Elaborar e executar o planeamento de marketing e comunicação para clientes atuais e potenciais.
Elaborar e implementar planos de vendas que permitam uma orientação mais direcionada para o cliente.
Gerir as vendas de forma eficiente e eficaz.
Implementar estratégias de acompanhamento do cliente num serviço pós-venda, como potencial de fidelização
Implementar estratégias de atuação para gerir de forma eficaz a carteira de clientes para potenciar negócio presente e futuro.
Monitorizar e gerir o impacto das reclamações nas relações comerciais.
Planear e gerir o tempo de prospeção de clientes para uma maior efetividade na venda.
Planear e gerir os sistemas de informação adequados ao bom funcionamento da equipa comercial e dos seus objetivos.
Proporcionar uma visão global das vendas no contexto atual, através do domínio de métodos e técnicas que facilitam a real tomada de decisões.
Conhecimentos
Conhecimentos abrangentes de língua inglesa e vocabulário associado à função comercial;
Conhecimento abrangente sobre a teoria do marketing e seus instrumentos;
Conhecimentos abrangentes da cadeia logística empresarial;
Conhecimentos abrangentes de ferramentas e sistemas informáticas na ótica do utilizador;
Conhecimentos abrangentes de legislação comercial;
Conhecimentos abrangentes de língua portuguesa;
Conhecimentos abrangentes de métodos de previsão, sobre vendas e outros indicadores, estudo de mercado e comportamento do consumidor;
Conhecimentos abrangentes de tratamento e análise de dados relevantes para o crescimento da empresa;
Conhecimentos abrangentes sobre a teoria da gestão e organização de empresas;
Conhecimentos abrangentes sobre comportamento do consumidor;
Conhecimentos abrangentes sobre o clima, cultura e comportamento organizacional.
Conhecimentos abrangentes sobre teorias e técnicas de comunicação;
Conhecimentos especializados sobre técnicas , ferramentas e processo para a gestão do relacionamento com o cliente;
Conhecimentos especializados sobre técnicas e ferramentas para a gestão dos processos comerciais;
Aptidões
Analisar e tratar informação relevante, para a elaboração de relatórios de estudos de mercado;
Analisar informação em língua portuguesa e língua inglesa;
Aplicar as técnicas para gestão e controlo de stocks e cadeias de fornecimento;
Aplicar as tecnologias e ferramentas de informação como suporte à gestão e decisão empresarial;
Aplicar formas de comunicação no contacto com o cliente, usando as diversas ferramentas disponíveis (telefone, e-mail, etc);
Aplicar metodologias e técnicas para a análise de dados;
Aplicar técnicas de negociação em processos de compra e venda;
Aplicar técnicas para análise da dinâmica do meio envolvente e afetações às atividades das organizações.
Apoiar no desenvolvimento e implementação de estratégias de marketing e vendas para diferentes mercados e segmentos;
Controlar a gestão do tempo como forma de otimizar o trabalho e as relações interpessoais;
Dinamizar os processos de gestão inerentes ao comércio traducional e eletrónico, articulando diferentes perfis profissionais;
Dinamizar os recursos humanos, aplicando os princípios de gestão e motivação de equipas;
Estruturar os processos comerciais com base nos normativos legais associados a cada atividade;
Gerir comportamentos e abordagens associadas aos processos de reclamação de clientes;
Gerir e estruturar a carteira de produtos de uma empresa, otimizando recursos e gerindo sinergias;
Identificar os recursos necessários, elaborar, controlar e medir os resultados do esforço da função comercial;
Preparar e implementar estratégias de comunicação às diferentes formas e para diferentes públicos;
Preparar e organizar os processos de compra e a venda nacional e internacional (comércio internacional);
Produzir relatórios técnicos em lingua portuguesa e inglesa;
Reconhecer e adaptar formas de comunicar com clientes e potenciais clientes;
Atitudes
Demonstrar a capacidade de lidar com contrariedades;
Demonstrar capacidade de adaptação à evolução dos procedimentos e das tecnologias do mercado;
Demonstrar capacidade de planificação e organização;
Demonstrar capacidade de polivalência e espírito de iniciativa;
Demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal com interlocutores diferenciados;
Demonstrar capacidade de tomada de decisão;
Demonstrar capacidades de gestão estratégica empresarial (quadro conceptual);
Demonstrar criatividade e pensamento crítico.
Demonstrar espiríto e capacidade de trabalho em equipa;
Demonstrar iniciativa para o seu desenvolvimento pessoal (proatividade no desenvolvimento de competências);
Demonstrar princípios e práticas de autonomia, rigor, sentido de responsabilidade e comportamento ético;

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Gestão de Vendas e Marketing (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Línguas e Literaturas Estrangeiras (0222) 0222 6 0 0 5%
Língua e Literatura Materna (0223) 0223 6 0 0 5%
Comércio (0341) 0341 54 0 0 45%
Marketing e Publicidade (0342) 0342 12 0 0 10%
Gestão e Administração (0345) 0345 24 0 0 20%
Direito (0380) 0380 6 0 0 5%
Estatística (0462) 0462 6 0 0 5%
Informática na Ótica do Utilizador (0482) 0482 6 0 0 5%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1500h 360h 0h 60
Semestral Técnicas e Práticas de Vendas e Negociação Técnica 0341 150h
 (HEP 90h)
45h 0h
6
Semestral Técnicas de Expressão Oral e Escrita Geral e científica 0223 150h
 (HEP 90h)
0h 0h
6
Semestral Marketing e Publicidade Técnica 0342 150h
 (HEP 90h)
45h 0h
6
Semestral Inglês Técnico Geral e científica 0222 150h
 (HEP 90h)
0h 0h
6
Semestral Gestão das Organizações Técnica 0345 150h
 (HEP 90h)
45h 0h
6
Semestral Gestão da Força de Vendas Técnica 0341 150h
 (HEP 90h)
45h 0h
6
Semestral Ferramentas para a Análise de Dados Técnica 0482 150h
 (HEP 90h)
45h 0h
6
Semestral Estatística Aplicada à Gestão Técnica 0462 150h
 (HEP 90h)
45h 0h
6
Semestral Direito Comercial e do Consumo Técnica 0380 150h
 (HEP 90h)
45h 0h
6
Semestral Comportamento e Comunicação Organizacional Técnica 0345 150h
 (HEP 90h)
45h 0h
6
2º Ano 1500h 225h 0h 60
Semestral Sistemas de Informação para Gestão Técnica 0345 150h
 (HEP 90h)
45h 0h
6
Semestral Pós-venda e Gestão das Reclamações Técnica 0341 150h
 (HEP 90h)
45h 0h
6
Semestral Estudos de Mercado Técnica 0342 150h
 (HEP 90h)
45h 0h
6
Semestral Estágio Em contexto de trabalho 0341 750h
 (HEP 600h)
0h 0h
30
Semestral Distribuição e Logística Técnica 0345 150h
 (HEP 90h)
45h 0h
6
Semestral Comunicação e Apoio à Venda Técnica 0341 150h
 (HEP 90h)
45h 0h
6
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)