Conhecimentos |
Comércio eletrónico, Ferramentas digitais de comunicação, promoção e comercialização |
Conhecimento fundamental sobre distribuição, gestão de stocks e aprovisionamento. |
Conhecimentos de Direito comunitário e internacional, Economia e finanças internacionais, Mercados financeiros internacionais, Relações comerciais internacionais e política internacional. |
Conhecimentos especializados sobre desenvolvimento e lançamento de produtos. |
Conhecimentos fundamentais de análise estatística das vendas. |
Conhecimentos fundamentais de língua portuguesa, inglesa e mandarim e de Comunicação empresarial |
Conhecimentos fundamentais de marketing. |
Fiscalidade e documentação nas operações de comércio internacional. Incoterms. Seguros na atividade internacional. Regimes e procedimentos aduaneiros. |
Gestão e comunicação intercultural. |
Marketing Internacional |
Planeamento e controlo de gestão: previsão e controlo de vendas/importações; cálculos de custos de venda/importação, margens e rentabilidades. |
Técnicas de pesquisa de informação e estudos de mercado. |
Técnicas de venda e de negociação em contexto internacional |
Aptidões |
Aplicar técnicas de organização do trabalho no desenvolvimento da atividade de import-export. |
Atualizar e alimentar regularmente sistemas de informação/monitorização das atividades de import-export. |
Controlar a qualidade dos produtos/serviços vendidos ou comprados e dos serviços prestados pelos prestadores de serviços de comércio internacional. |
Definir recomendações para o estabelecimento de um plano de ação operacional em conformidade com a política comercial da empresa e com as conclusões da análise-diagnóstico do mercado estrangeiro. |
Efetuar, acompanhar e avaliar a prospeção de clientes. |
Elaborar e/ou monitorizar o processo administrativo das compras e das vendas e assegurar a gestão da qualidade do serviço a clientes. |
Elaborar o caderno de encargos para a subcontratação de estudos de mercado e assegurar a coordenação da sua implementação no mercado estrangeiro. |
Elaborar uma oferta comercial ajustada. Preparar e organizar a venda. |
Identificar e propor ações de política comercial, tendo em conta os objetivos de internacionalização da empresa, a atracão e satisfação do cliente e o desenvolvimento das vendas. |
Identificar e selecionar os mercados-alvo de acordo com as características específicas dos mercados estrangeiros. |
Identificar e selecionar potenciais fornecedores. Redigir um pedido de proposta/consulta aos pré-selecionados, avaliar as suas propostas e negociar. |
Identificar os constrangimentos regulamentares dos mercados estrangeiros. |
Negociar, com clientes/parceiros estrangeiros. |
Organizar e avaliar o processo de recolha e de tratamento da informação. |
Pesquisar, selecionar e interpretar dados e informações de mercado, nomeadamente no que se refere a produtos/serviços, clientes, concorrentes e fornecedores, apoiando a definição e/ou implementação da estratégia de internacionalização da empresa. |
Preparar e fornecer os elementos necessários aos serviços competentes da empresa, tendo por objetivo a realização de contratos de parceria ou de prestação de serviços. |
Reunir informações acerca das práticas sociais e culturais de forma a comunicar eficazmente com contactos estrangeiros para uma dinamização, implementação e gestão eficientes de uma carteira de clientes e uma rede de contactos internacionais. |
Reunir, analisar e selecionar informações acerca dos processos de tomada de decisão e acerca dos métodos de negociação nos diferentes países. |
Utilizar e atualizar bases de dados de contactos profissionais (clientes, fornecedores, prestadores de serviços, serviços oficiais competentes). |
Utilizar técnicas de pesquisa e recolha de informação tendo em vista a obtenção de informação de mercado, disponível nos mais diversos suportes. |
Atitudes |
Adaptar a linguagem às características dos interlocutores. |
Definir prioridades e organizar o trabalho. |
Demonstrar autonomia na organização e realização do trabalho. |
Demonstrar capacidade de adaptação à evolução tecnológica na sua atividade profissional. |
Demonstrar capacidade de análise metódica de informação crítica. |
Demonstrar capacidade de persuasão e de estabelecer relações estáveis com clientes, fornecedores e outros prestadores de serviços. |
Demonstrar capacidade para agir em conformidade com a ética profissional e com normas de qualidade. |
Demonstrar capacidade para capitalizar a sua experiência e implementar boas práticas. |
Demonstrar capacidade para gerir o tempo em função do plano de trabalho e das prioridades. |
Demonstrar capacidade para trabalhar em equipa e cooperar para objetivos comuns. |
Demonstrar disponibilidade, cortesia e respeito pelos outros no relacionamento com interlocutores diferenciados. |
Demonstrar flexibilidade adaptando-se a diferentes situações e contextos profissionais (nomeadamente interculturais) e evitando situações de conflito ou confronto. |
Demonstrar inovação e criatividade na resolução e antecipação de problemas ou na abordagem a situações novas. |
Demonstrar lealdade e consideração pelos interesses da empresa/organização. |
Demonstrar sentido de responsabilidade pelos resultados do trabalho. |
Reagir a situações novas e ambíguas aparentando pouco desconforto. |
Tolerar a ambiguidade e a diferença cultural. |