Curso


Diploma de técnico superior profissional
Um dos seguintes conjuntos de áreas: Matemática (área disciplinar do ensino secundário); Português (área disciplinar do ensino secundário); Economia (área disciplinar do ensino secundário); Comércio (área disciplinar do ensino profissional); Administração (área disciplinar do ensino profissi
Descrição geral Pesquisar e monitorizar os mercados internacionais em que a empresa se movimente, atuar no âmbito da prospeção/promoção, negociação, realização e acompanhamento das vendas dos seus produtos e ou serviços nos mercados estrangeiros e otimizar processos de importação e exportação.
Atividades principais
Análisar e interpretar o sistema político, económico e legal propício à atividade da empresa em contexto internacional.
Coordenar os serviços de apoio à importação e à exportação
Desenvolver e implementar uma estratégia de comércio eletrónico
Desenvolver, organizar e dinamizar os espaços de vendas
Dominar o manuseamento das novas tecnologias na atividade de prospeção comercial internacional.
Elaborar estudos de mercado relativos aos segmentos estratégicos do mercado alvo da empresa, posicionamento e estratégia de marketing nos mercados externos
Elaborar relatórios de atividades comerciais no contexto da exportação do país destino
Gerir as compras em contexto internacional (importação)
Gerir relações profissionais em contexto multicultural:
Realizar a prospeção de mercado, recorrendo a diversas fontes de informação
Conhecimentos
Comércio eletrónico, Ferramentas digitais de comunicação, promoção e comercialização
Conhecimento fundamental sobre distribuição, gestão de stocks e aprovisionamento.
Conhecimentos de Direito comunitário e internacional, Economia e finanças internacionais, Mercados financeiros internacionais, Relações comerciais internacionais e política internacional.
Conhecimentos especializados sobre desenvolvimento e lançamento de produtos.
Conhecimentos fundamentais de análise estatística das vendas.
Conhecimentos fundamentais de língua portuguesa, inglesa e mandarim e de Comunicação empresarial
Conhecimentos fundamentais de marketing.
Fiscalidade e documentação nas operações de comércio internacional. Incoterms. Seguros na atividade internacional. Regimes e procedimentos aduaneiros.
Gestão e comunicação intercultural.
Marketing Internacional
Planeamento e controlo de gestão: previsão e controlo de vendas/importações; cálculos de custos de venda/importação, margens e rentabilidades.
Técnicas de pesquisa de informação e estudos de mercado.
Técnicas de venda e de negociação em contexto internacional
Aptidões
Aplicar técnicas de organização do trabalho no desenvolvimento da atividade de import-export.
Atualizar e alimentar regularmente sistemas de informação/monitorização das atividades de import-export.
Controlar a qualidade dos produtos/serviços vendidos ou comprados e dos serviços prestados pelos prestadores de serviços de comércio internacional.
Definir recomendações para o estabelecimento de um plano de ação operacional em conformidade com a política comercial da empresa e com as conclusões da análise-diagnóstico do mercado estrangeiro.
Efetuar, acompanhar e avaliar a prospeção de clientes.
Elaborar e/ou monitorizar o processo administrativo das compras e das vendas e assegurar a gestão da qualidade do serviço a clientes.
Elaborar o caderno de encargos para a subcontratação de estudos de mercado e assegurar a coordenação da sua implementação no mercado estrangeiro.
Elaborar uma oferta comercial ajustada. Preparar e organizar a venda.
Identificar e propor ações de política comercial, tendo em conta os objetivos de internacionalização da empresa, a atracão e satisfação do cliente e o desenvolvimento das vendas.
Identificar e selecionar os mercados-alvo de acordo com as características específicas dos mercados estrangeiros.
Identificar e selecionar potenciais fornecedores. Redigir um pedido de proposta/consulta aos pré-selecionados, avaliar as suas propostas e negociar.
Identificar os constrangimentos regulamentares dos mercados estrangeiros.
Negociar, com clientes/parceiros estrangeiros.
Organizar e avaliar o processo de recolha e de tratamento da informação.
Pesquisar, selecionar e interpretar dados e informações de mercado, nomeadamente no que se refere a produtos/serviços, clientes, concorrentes e fornecedores, apoiando a definição e/ou implementação da estratégia de internacionalização da empresa.
Preparar e fornecer os elementos necessários aos serviços competentes da empresa, tendo por objetivo a realização de contratos de parceria ou de prestação de serviços.
Reunir informações acerca das práticas sociais e culturais de forma a comunicar eficazmente com contactos estrangeiros para uma dinamização, implementação e gestão eficientes de uma carteira de clientes e uma rede de contactos internacionais.
Reunir, analisar e selecionar informações acerca dos processos de tomada de decisão e acerca dos métodos de negociação nos diferentes países.
Utilizar e atualizar bases de dados de contactos profissionais (clientes, fornecedores, prestadores de serviços, serviços oficiais competentes).
Utilizar técnicas de pesquisa e recolha de informação tendo em vista a obtenção de informação de mercado, disponível nos mais diversos suportes.
Atitudes
Adaptar a linguagem às características dos interlocutores.
Definir prioridades e organizar o trabalho.
Demonstrar autonomia na organização e realização do trabalho.
Demonstrar capacidade de adaptação à evolução tecnológica na sua atividade profissional.
Demonstrar capacidade de análise metódica de informação crítica.
Demonstrar capacidade de persuasão e de estabelecer relações estáveis com clientes, fornecedores e outros prestadores de serviços.
Demonstrar capacidade para agir em conformidade com a ética profissional e com normas de qualidade.
Demonstrar capacidade para capitalizar a sua experiência e implementar boas práticas.
Demonstrar capacidade para gerir o tempo em função do plano de trabalho e das prioridades.
Demonstrar capacidade para trabalhar em equipa e cooperar para objetivos comuns.
Demonstrar disponibilidade, cortesia e respeito pelos outros no relacionamento com interlocutores diferenciados.
Demonstrar flexibilidade adaptando-se a diferentes situações e contextos profissionais (nomeadamente interculturais) e evitando situações de conflito ou confronto.
Demonstrar inovação e criatividade na resolução e antecipação de problemas ou na abordagem a situações novas.
Demonstrar lealdade e consideração pelos interesses da empresa/organização.
Demonstrar sentido de responsabilidade pelos resultados do trabalho.
Reagir a situações novas e ambíguas aparentando pouco desconforto.
Tolerar a ambiguidade e a diferença cultural.

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Gestão de Negócios Internacionais (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Desenvolvimento pessoal (0090) 0090 4 0 0 3.33%
Audiovisuais e Produção dos Media (0213) 0213 5 0 0 4.17%
Línguas e Literaturas Estrangeiras (0222) 0222 10 0 0 8.33%
Psicologia (0311) 0311 4 0 0 3.33%
Economia (0314) 0314 5 0 0 4.17%
Comércio (0341) 0341 5 0 0 4.17%
Marketing e Publicidade (0342) 0342 17 0 0 14.17%
Gestão e Administração (0345) 0345 66 0 0 55%
Direito (0380) 0380 4 0 0 3.33%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1620h 240h 0h 60
Semestral Gestão de Marketing Técnica 0342 162h
 (HEP 102h)
45h 0h
6
Semestral Fundamentos da Gestão de Negócios Geral e científica 0345 162h
 (HEP 102h)
0h 0h
6
Semestral Estudos de Mercado Técnica 0342 162h
 (HEP 102h)
45h 0h
6
Semestral Economia da Empresa Técnica 0314 135h
 (HEP 90h)
30h 0h
5
Semestral Direito e fiscalidade Internacional Geral e científica 0380 108h
 (HEP 78h)
0h 0h
4
Semestral Comportamento de Compra Internacional Geral e científica 0311 108h
 (HEP 78h)
0h 0h
4
Semestral Técnicas de Negociação e Venda Internacionais Técnica 0341 135h
 (HEP 90h)
30h 0h
5
Semestral Técnicas de Comunicação Geral e científica 0090 108h
 (HEP 78h)
0h 0h
4
Semestral Língua Estrangeira II Técnica 0222 135h
 (HEP 90h)
30h 0h
5
Semestral Língua estrangeira I Técnica 0222 135h
 (HEP 90h)
30h 0h
5
Semestral Inovação Internacional Geral e científica 0342 135h
 (HEP 90h)
0h 0h
5
Semestral Gestão Estratégica e E-Business Técnica 0345 135h
 (HEP 90h)
30h 0h
5
2º Ano 1560h 180h 0h 60
Semestral Gestão de Informação de Apoio ao Comércio Internacional Técnica 0345 135h
 (HEP 90h)
30h 0h
5
Semestral Finanças Internacionais Técnica 0345 135h
 (HEP 90h)
30h 0h
5
Semestral Ferramentas de Web Design e E-Commerce Técnica 0213 135h
 (HEP 90h)
30h 0h
5
Semestral Estágio Em contexto de trabalho 0345 750h
 (HEP 450h)
0h 0h
30
Semestral Logística Internacional e Operações Aduaneiras Técnica 0345 135h
 (HEP 90h)
30h 0h
5
Semestral Laboratório da Internacionalização Técnica 0345 270h
 (HEP 210h)
60h 0h
10
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)