| Conhecimentos |
| Comércio eletrónico, Ferramentas digitais de comunicação, promoção e comercialização |
| Conhecimento fundamental sobre distribuição, gestão de stocks e aprovisionamento. |
| Conhecimentos de Direito comunitário e internacional, Economia e finanças internacionais, Mercados financeiros internacionais, Relações comerciais internacionais e política internacional. |
| Conhecimentos especializados sobre desenvolvimento e lançamento de produtos. |
| Conhecimentos fundamentais de análise estatística das vendas. |
| Conhecimentos fundamentais de língua portuguesa, inglesa e mandarim e de Comunicação empresarial |
| Conhecimentos fundamentais de marketing. |
| Fiscalidade e documentação nas operações de comércio internacional. Incoterms. Seguros na atividade internacional. Regimes e procedimentos aduaneiros. |
| Gestão e comunicação intercultural. |
| Marketing Internacional |
| Planeamento e controlo de gestão: previsão e controlo de vendas/importações; cálculos de custos de venda/importação, margens e rentabilidades. |
| Técnicas de pesquisa de informação e estudos de mercado. |
| Técnicas de venda e de negociação em contexto internacional |
| Aptidões |
| Aplicar técnicas de organização do trabalho no desenvolvimento da atividade de import-export. |
| Atualizar e alimentar regularmente sistemas de informação/monitorização das atividades de import-export. |
| Controlar a qualidade dos produtos/serviços vendidos ou comprados e dos serviços prestados pelos prestadores de serviços de comércio internacional. |
| Definir recomendações para o estabelecimento de um plano de ação operacional em conformidade com a política comercial da empresa e com as conclusões da análise-diagnóstico do mercado estrangeiro. |
| Efetuar, acompanhar e avaliar a prospeção de clientes. |
| Elaborar e/ou monitorizar o processo administrativo das compras e das vendas e assegurar a gestão da qualidade do serviço a clientes. |
| Elaborar o caderno de encargos para a subcontratação de estudos de mercado e assegurar a coordenação da sua implementação no mercado estrangeiro. |
| Elaborar uma oferta comercial ajustada. Preparar e organizar a venda. |
| Identificar e propor ações de política comercial, tendo em conta os objetivos de internacionalização da empresa, a atracão e satisfação do cliente e o desenvolvimento das vendas. |
| Identificar e selecionar os mercados-alvo de acordo com as características específicas dos mercados estrangeiros. |
| Identificar e selecionar potenciais fornecedores. Redigir um pedido de proposta/consulta aos pré-selecionados, avaliar as suas propostas e negociar. |
| Identificar os constrangimentos regulamentares dos mercados estrangeiros. |
| Negociar, com clientes/parceiros estrangeiros. |
| Organizar e avaliar o processo de recolha e de tratamento da informação. |
| Pesquisar, selecionar e interpretar dados e informações de mercado, nomeadamente no que se refere a produtos/serviços, clientes, concorrentes e fornecedores, apoiando a definição e/ou implementação da estratégia de internacionalização da empresa. |
| Preparar e fornecer os elementos necessários aos serviços competentes da empresa, tendo por objetivo a realização de contratos de parceria ou de prestação de serviços. |
| Reunir informações acerca das práticas sociais e culturais de forma a comunicar eficazmente com contactos estrangeiros para uma dinamização, implementação e gestão eficientes de uma carteira de clientes e uma rede de contactos internacionais. |
| Reunir, analisar e selecionar informações acerca dos processos de tomada de decisão e acerca dos métodos de negociação nos diferentes países. |
| Utilizar e atualizar bases de dados de contactos profissionais (clientes, fornecedores, prestadores de serviços, serviços oficiais competentes). |
| Utilizar técnicas de pesquisa e recolha de informação tendo em vista a obtenção de informação de mercado, disponível nos mais diversos suportes. |
| Atitudes |
| Adaptar a linguagem às características dos interlocutores. |
| Definir prioridades e organizar o trabalho. |
| Demonstrar autonomia na organização e realização do trabalho. |
| Demonstrar capacidade de adaptação à evolução tecnológica na sua atividade profissional. |
| Demonstrar capacidade de análise metódica de informação crítica. |
| Demonstrar capacidade de persuasão e de estabelecer relações estáveis com clientes, fornecedores e outros prestadores de serviços. |
| Demonstrar capacidade para agir em conformidade com a ética profissional e com normas de qualidade. |
| Demonstrar capacidade para capitalizar a sua experiência e implementar boas práticas. |
| Demonstrar capacidade para gerir o tempo em função do plano de trabalho e das prioridades. |
| Demonstrar capacidade para trabalhar em equipa e cooperar para objetivos comuns. |
| Demonstrar disponibilidade, cortesia e respeito pelos outros no relacionamento com interlocutores diferenciados. |
| Demonstrar flexibilidade adaptando-se a diferentes situações e contextos profissionais (nomeadamente interculturais) e evitando situações de conflito ou confronto. |
| Demonstrar inovação e criatividade na resolução e antecipação de problemas ou na abordagem a situações novas. |
| Demonstrar lealdade e consideração pelos interesses da empresa/organização. |
| Demonstrar sentido de responsabilidade pelos resultados do trabalho. |
| Reagir a situações novas e ambíguas aparentando pouco desconforto. |
| Tolerar a ambiguidade e a diferença cultural. |