3 março 2022

Comunicado MCTES 03mar2022 | Mais de 200 manifestações de interesse submetidas a financiamento do PRR para residências estudantis

Mais de 200 manifestações de interesse submetidas a financiamento do PRR para residências estudantis:

Propostas incluem a intervenção de mais de 25 mil camas, envolvendo 70 municípios e superando 700 milhões de euros de investimento

3 de março de 2022

 

Foram submetidas 201 manifestações de interesse por parte de diversas entidades públicas, incluindo instituições de ensino superior, municípios e outras, no âmbito do concurso para o apoio público pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para alargar a oferta atual de camas a preços acessíveis através de residências para estudantes do ensino superior. O programa foi desenvolvido ao abrigo do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES).

As manifestações de interesse submetidas até à passada segunda-feira, dia 28 de fevereiro, prevêm a intervenção em mais de 25 mil camas, incluindo 16.551 novas camas e a renovação de 8541 camas existentes, ultrapassando largamente a estimativa do PNAES que previa alargar a oferta atual de alojamento estudantil em mais de 15 mil camas com o apoio do PRR. Incluem cerca de 70 municípios, num total de investimento proposto de cerca de 703 milhões de euros, com um total de financiamento solicitado ao PRR de cerca de 570 milhões de euros.

A executar até março de 2026, o programa inclui o apoio para a construção, reabilitação e renovação de residências para estudantes do ensino superior, com um investimento inicial programado de 375 milhões de Euros.

Os dados globais das propostas apresentadas foram divulgados esta manhã na reunião do painel independente de alto nível que começou a analisar esta quarta-feira os vários processos de candidatura. A avaliação tem em conta três critérios: i) inovação na construção; ii) capacidade de execução até março 2026; e iii) relação local da procura/oferta, conforme o processo em curso e divulgado ao longo dos últimos meses.

O processo inclui a introdução em Portugal de um novo regime legal para a construção e o licenciamento de residências estudantis, em vigor desde Janeiro 2022, tendo por base Normas Técnicas desenvolvidas pelo LNEC.

 Toda a informação sobre este processo está disponível em: https://pnaes.pt/, incluindo a informação sobre as Normas Técnicas desenvolvidas pelo LNEC , assim como a evolução dos apoios pelo PRR e a atividade do painel independente de alto nível que coordena este processo, ou da monitorização da oferta de alojamento estudantil pelo “Observatório do Alojamento estudantil”; em curso desde 2018.

Contactos: pnaes@erasmusmais.pt; telefone 21 0101900; divisão de alojamento estudantil na Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação.