Mais 20 instituições de ensino superior com projetos financiados pelo Programa de Promoção de Sucesso e Redução de Abandono no Ensino Superior
Encontra-se concluída a segunda fase do financiamento do Programa de Promoção de Sucesso e Redução de Abandono no Ensino Superior tendo sido aprovadas as candidaturas de mais 20 instituições de ensino superior públicas e privadas situadas nas regiões de não convergência (Área Metropolitana de Lisboa, Algarve, Região Autónoma dos Açores e Região Autónoma da Madeira), num montante global de 3,7 milhões de euros.
Com esta segunda fase de candidaturas, o Governo pretendeu alargar o incentivo o desenvolvimento de mecanismos de apoio à integração académica dos novos estudantes e à promoção do seu sucesso, mediante a adoção de práticas inovadoras de ensino, aprendizagem e avaliação e o fortalecimento das práticas de autoaprendizagem e de trabalho em equipa bem como a implementação de programas de tutoria e mentoria.
No início do ano de 2023, já haviam sido aprovadas as primeiras verbas no âmbito da primeira fase do Programa, num total de 6,6 milhões de euros, os quais permitiram beneficiar projetos em 24 instituições de ensino superior públicas e privadas. Consideradas as duas fases o programa já atribuiu este ano mais de 10 milhões de euros para reduzir o abandono no ensino superior.
O Governo mantém a aposta na redução do abandono mesmo num contexto em que o abandono no ensino superior em Portugal estar abaixo da média da OCDE. Na média, nos países da OCDE 21% dos estudantes de licenciatura abandona o ensino superior ao longo da formação. Em Portugal, são 12% os estudantes que abandonam. Na OCDE, em média, 12 % dos estudantes que entram numa licenciatura abandonam o ensino superior durante o primeiro ano. Em Portugal, a média é de 8% os que desistem ao fim do primeiro ano.
Este Programa constitui uma iniciativa sem precedentes na promoção do sucesso académico e no combate ao abandono no ensino superior, com particular enfoque nos estudantes inscritos pela primeira vez no primeiro ano, dada a importância decisiva da integração académica dos estudantes no seu próprio sucesso.