Esta iniciativa surge na sequência da apresentação por parte da CE do Roadmap para 2024-2025 e tem como objetivo a simplificação e optimização do funcionamento da rede Erasmus without paper em todos os países do Programa Erasmus, privilegiando as assinaturas digitais nos learning agreements e estabelecendo a meta de 95 % de assinaturas digitais até ao final de 2025.
O encontro contou com cerca de 200 participantes, entre eles representantes das IES nacionais, especialistas da Comissão Europeia e outros intervenientes, que debateram os desafios e o futuro da Iniciativa Europeia de Cartão de Estudante.
A sessão de abertura contou com intervenções de figuras de relevo, incluindo Rogério Colaço, Presidente do IST; Joaquim Mourato, Diretor-Geral do Ensino Superior, Vanessa Debiais-Sainton, responsável pela Unidade de Ensino Superior da Comissão Europeia e Cristina Perdigão, Diretora da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação.
Bruno de Oliveira Alves, líder da equipa do ESCI, apresentou o posicionamento atual da iniciativa e as estratégias futuras, destacando a importância do ESC na criação de um espaço educativo europeu mais acessível e integrado.
O primeiro painel do dia contou com várias apresentações sob o tema “A Implementação do ESC nas Instituições de Ensino Superior”, onde especialistas de várias universidades e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) partilharam práticas de implementação, abordando serviços essenciais para estudantes, os avanços na integração do ESC e o impacto do sistema Erasmus Without Paper (EWP) na mobilidade estudantil.
Segui-o se um debate aberto, durante o qual representantes de instituições como a DGEAC, FCT, Universidade da Beira Interior, Universidade do Porto, Fundação Europeia das Universidades e NTT Data refletiram sobre os desafios e oportunidades no presente e futuro da ESCI, respondendo também a questões colocadas pelo público.
A tarde foi dedicada ao trabalho com a realização de Workshops Práticos, onde os participantes puderam envolver-se em sessões práticas sobre o EWP e o ESC, organizadas pela Universidade do Porto, a Universidade da Beira Interior e a Fundação Europeia das Universidades, com apoio da DGEAC. Estes workshops ofereceram uma visão prática e detalhada sobre a integração das ferramentas digitais do ESCI nas instituições de ensino superior.
A sessão de encerramento contou com a apresentação das conclusões dos workshops, que destacaram as principais aprendizagens e recomendações para o futuro da Iniciativa do Cartão Europeu de Estudante.
O evento terminou com um segundo networking café, incentivando a troca de ideias e o fortalecimento das redes de contacto entre participantes.