O estudo INQUÉRITO ÀS CONDIÇÕES SOCIOECONÓMICAS DOS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR EM PORTUGAL, 2020 toma por base o inquérito aos estudantes do ensino superior no âmbito da participação portuguesa no Projeto Europeu EUROSTUDENT VII.
Os principais objetivos deste projeto são a análise da evolução e a comparação das condições de vida e de estudo dos inscritos no ensino superior, com uma dupla orientação: a análise aprofundada da realidade portuguesa e a comparação e contextualização no espaço europeu.
Na vertente nacional, que se centra sobretudo na primeira parte do objetivo, o inquérito foi promovido e financiado pela DGES e implementado por uma equipa de investigação do CIES-Iscte.
A implementação, ainda no ano de 2020 (1.º semestre do ano letivo 2020/2021), em plena pandemia provocada pelo novo coronavírus (SARS-coV-2), trouxe a possibilidade de obter informação sobre os estudantes do ensino superior durante esse momento crítico.
A importância deste inquérito é também indissociável da relevância da população em foco, quer pelo seu alargamento, quer pelo seu protagonismo social, constituindo-se na principal operação de recolha de informação sobre os estudantes do ensino superior em Portugal.