No âmbito da medida #132 do Simplex+2018, denominada «Registo único de graus e diplomas do Ensino Superior», da responsabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a Direção-Geral do Ensino Superior desenvolveu um projeto piloto em colaboração com a Universidade da Beira Interior e com o Instituto Politécnico de Portalegre, com o intuito de simular e validar o tipo de informação a integrar na plataforma eletrónica de registo único gerida pela DGES.
O Registo único de graus e diplomas do Ensino Superior, introduzido no Regime jurídico dos graus e diplomas do ensino superior, através do Decreto-Lei n.º 63/2016, de 13 de setembro, consiste na atribuição de um número único nacional através da plataforma eletrónica – Registo único - a cada diplomado no ensino superior.
A criação deste registo único vai permitir em grande escala reduzir a hipótese de fraude e aumentar a transparência do sistema. Mas os benefícios vão muito mais além, pois todos os interessados (diplomados, famílias, empresas, ordens profissionais, organismos públicos, instituições de ensino superior, entidades formadoras, e outros) vão pode ter acesso na plataforma, de forma imediata e fidedigna ao registo de um determinado diploma.
O Registo Único de Graus e Diplomas do Ensino Superior vai ser a primeira integração do SIMGES – Sistema Integrado e Modular de Gestão do Ensino Superior, que será um sistema de informação integrado para todas as áreas de negócio da DGES, que vai prevenir problemas de redundância de informação e sobrecarga administrativa, melhorar o relacionamento com os stakeholders e potenciar automatização de fluxos de informação e a interoperabilidade com os parceiros do sistema - Instituições de Ensino Superior, Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, e outras entidades da Administração Pública e Estudantes, entre outros.
O SIMGES é parte integrante da Estratégia TIC 2020, na área governativa da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.