Curso


Diploma de técnico superior profissional
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 20
Total de alunos inscritos em simultâneo 40
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Peniche Campus 4 - Rua do Conhecimento, nº 4 20 40
Descrição geral Planear, gerir, avaliar e executar estratégias e soluções tecnológicas que deem resposta aos desafios da indústria do turismo do século XXI, tirando vantagem das novas tecnologias da comunicação.
Atividades principais
Supervisionar uma estratégia tecnológica aplicada ao Turismo
Conceber e implementar estratégias de comunicação destinadas a ambientes digitais.
Promover a adoção de soluções para os desafios ligados à indústria do Turismo do século XXI
Promover estratégias que tornem os destinos turísticos mais inteligentes.
Promover a difusão da Inovação, disseminando tecnologias que procurem a inovação para o aumento da produtividade e competitividade do setor turístico;
Fomentar o desenvolvimento de Novas Tecnologias no setor do Turismo;
Produzir conteúdos em diferentes formatos e linguagens;
Integrar e produzir, em equipas profissionais multidisciplinares, produtos tecnológicos para o Turismo
Definir, implementar e ou validar estratégias específicas de mobile, realidade aumentada e virtual, 3D e vídeo
Conceber projetos que integrem a inteligência artificial.
Desenvolver projetos de webmapping aplicados ao turismo.
Criar jogos e websites para o setor do Turismo.
Conhecimentos
Conhecimentos aprofundados das novas tendências tecnológicas no Turismo
Conhecimentos fundamentais da língua inglesa
Conhecimentos aprofundados sobre produtos, mercados e itinerários turísticos
Conhecimentos especializados do desenvolvimento de aplicações móveis
Conhecimentos especializados de design gráfico e edição de vídeo
Conhecimentos fundamentais sobre o comportamento do consumidor online
Conhecimentos especializados sobre a aplicação da realidade virtual e aumentada no Turismo
Conhecimentos fundamentais de métodos quantitativos
Conhecimentos especializados de inteligência artificial
Conhecimentos especializados de produção e gestão de conteúdos para os media digitais
Conhecimentos especializados de webmapping
Conhecimentos aprofundados de formas de gamificação e sua aplicação no Turismo
Conhecimentos especializados de modelação 3D
Conhecimentos fundamentais sobre o Turismo e a sua indústria
Aptidões
Identificar e selecionar as novas tendências tecnológicas no mercado capazes de responder aos desafios propostos pela indústria do Turismo.
Aplicar técnicas de comunicação, em língua inglesa com clientes/parceiros estrangeiros
Desenvolver, dinamizar e identificar itinerários turísticos, mercados e produtos.
Criar e desenvolver aplicações móveis
Criar meios gráficos e audiovisuais
Criar sistemas de Realidade Virtual e Aumentada
Calendarizar, orçamentar, implementar e monitorizar projetos de Turismo 4.0
Desenvolver aplicações de inteligência artificial
Produzir e gerir conteúdos para os diferentes meios digitais
Construir projetos de webmap
Criar jogos para a dinamização do setor do Turismo
Construir modelos 3D para uso em suportes interativos e estáticos.
Atitudes
Demonstrar proatividade na pesquisa e integração de novas tecnologias no setor do Turismo.
Trabalhar com orientação para alcançar objetivos e sob pressão de prazos.
Demonstrar capacidade de delineamento de estratégias de comunicação adaptadas a diferentes perfis de clientes.
Demonstrar responsabilidade, iniciativa e autonomia.
Comunicar a nível interno e externo, com interlocutores diferenciados
Demonstrar capacidade de organizar, planear e criar de forma autónoma projetos tecnológicos adequados ao setor do Turismo
Assegurar a capacidade de propor projetos/ ideias de soluções tecnológicas aos clientes

--
Turismo 4.0 (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Turismo e Lazer (812) 812 65 0 0 54.17%
Línguas e Literaturas Estrangeiras (222) 222 6 0 0 5%
Informática na Ótica do Utilizador (482) 482 5 0 0 4.17%
Design (214) 214 11 0 0 9.17%
Áudio-Visuais e Produção dos Media (213) 213 10 0 0 8.33%
Ciências Informáticas (481) 481 15 0 0 12.5%
Marketing e Publicidade (342) 342 4 0 0 3.33%
Matemática e Estatística (460) 460 4 0 0 3.33%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1620h 570h 660h 60
Semestral 1ºS Realidade virtual e aumentada aplicada ao turismo Técnica 481 135h 45h 60h
 ( T 15h  TP 45h  )
5
Semestral 1ºS Métodos Quantitativos Geral e científica 460 108h 45h 45h
 ( TP 45h  )
4
Semestral 1ºS Design Gráfico aplicado ao Turismo Técnica 214 162h 45h 60h
 ( T 15h  TP 45h  )
6
Semestral 1ºS Tecnologias da Informação e da Comunicação Geral e científica 482 135h 60h 60h
 ( TP 60h  )
5
Semestral 1ºS Língua Inglesa Geral e científica 222 162h 60h 60h
 ( TP 60h  )
6
Semestral 1ºS Introdução ao Turismo Geral e científica 812 108h 45h 45h
 ( TP 45h  )
4
Semestral 2ºS Produção de Conteúdos para os Media Digitais Técnica 213 162h 60h 75h
 ( T 15h  TP 60h  )
6
Semestral 2ºS Edição de vídeo Técnica 213 108h 30h 45h
 ( T 15h  TP 30h  )
4
Semestral 2ºS Introdução à inteligência artificial aplicada ao Turismo Técnica 481 162h 45h 60h
 ( T 15h  TP 45h  )
6
Semestral 2ºS Itinerários turísticos Técnica 812 162h 45h 60h
 ( T 15h  TP 45h  )
6
Semestral 2ºS Comportamento do consumidor online Técnica 342 108h 45h 45h
 ( TP 45h  )
4
Semestral 2ºS Novas tendências tecnológicas no Turismo Geral e científica 812 108h 45h 45h
 ( TP 45h  )
4
2º Ano 1620h 250h 515h 60
Semestral 2ºS Estágio Em contexto de trabalho 812 810h
 (HEP 640h)
0h 170h
 ( E 170h  )
30
Semestral 1ºS Projeto de Turismo 4.0 Técnica 812 162h 45h 60h
 ( T 15h  TP 45h  )
6
Semestral 1ºS Modelação 3D Técnica 214 135h 45h 60h
 ( T 15h  TP 45h  )
5
Semestral 1ºS Gamificação no Turismo Técnica 812 135h 45h 60h
 ( T 15h  TP 45h  )
5
Semestral 1ºS Desenvolvimento de Aplicações móveis Técnica 481 108h 30h 45h
 ( T 15h  TP 30h  )
4
Semestral 1ºS Webmapping no Turismo Técnica 812 135h 45h 60h
 ( T 15h  TP 45h  )
5
Semestral 1ºS Produtos e mercados turísticos Técnica 812 135h 40h 60h
 ( T 20h  TP 40h  )
5
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)