Curso


Diploma de técnico superior profissional
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 35
Total de alunos inscritos em simultâneo 75
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Peniche Campus 4 - Rua do Conhecimento, nº 4 35 75
Descrição geral Planear, implementar, gerir, monitorizar e avaliar estratégias e ações de comunicação em marketing digital com recurso a novas tecnologias de informação e comunicação, no setor do turismo.
Atividades principais
Analisar o comportamento do consumidor e turista utilizando as potencialidades disponibilizadas por diversas plataformas digitais
Apoiar o empregador ou cliente no desenvolvimento de novos produtos turísticos, e na sua promoção em ambiente digital
Definir e implementar um plano estratégico de Social Media Marketing, explorando, gerindo e monitorizando a presença nas principais redes sociais, websites de recomendação e blogues de turismo
Desenvolver e executar um plano de marketing digital que inclua acções integradas de marketing digital aplicadas ao setor turístico.
Gerir relacionamento com clientes utilizando diversos meios, incluindo e-mail, SMS e aplicações móveis
Participar na prospeção de clientes para um empregador ligado a serviços de marketing digital construindo um portefólio, uma apresentação de empresa, e propostas de orçamento
Planear, coordenar e monitorizar campanhas de publicidade digital, baseadas em ferramentas gratuitas ou remuneradas
Produzir e gerir conteúdos em formato texto, imagem, áudio ou vídeo para o meio digital atendendo a objetivos estratégicos da empresa ou entidade do setor do turismo
Selecionar e gerir as ferramentas e plataformas digitais mais recentes, necessárias à implementação de ações de marketing digital na comunicação, distribuição e venda de produtos ou serviços turísticos
Utilizar mecanismos de otimização do posicionamento em motores de pesquisa
Conhecimentos
Conhecimento especializado em tratamento de imagem e pós-produção áudio e vídeo
Conhecimentos abrangentes de design e comunicação e de técnicas de criatividade e inovação, adaptados ao desenvolvimento de produtos turísticos
Conhecimentos abrangentes de tecnologias de informação e comunicação que incluam as bases das linguagens de programação mais utilizadas na world wide web
Conhecimentos especializados de análise de mercados turísticos e dos diferentes tipos de atividade englobados no setor económico e empresarial do turismo
Conhecimentos especializados de gestão de conteúdos em websites de empresa, redes sociais, sites de recomendação e blogues ligados ao turismo
Conhecimentos especializados dos algoritmos de classificação utilizados por motores de busca e otimização da presença digital da organização
Conhecimentos especializados em marketing e promoção digital de produtos turísticos
Conhecimentos especializados em questões de direito de utilização de imagem, privacidade, proteção de dados em ambiente digital
Conhecimentos fundamentais da análise geográfica do território nacional e dos recursos turísticos e de sistemas de georreferenciação em ambiente web
Conhecimentos fundamentais de comportamento do consumidor e do turista de relacionamento com clientes em ambiente digital
Conhecimentos fundamentais de estatística descritiva e processamento estatístico por software
Conhecimentos fundamentais de venda e negociação em business to business e distribuição turística
Conhecimentos gerais em língua inglesa
Aptidões
Calendarizar, orçamentar, implementar e monitorizar campanhas de publicidade digital com recurso a múltiplos meios de comunicação, redes e outras plataformas em ambiente digital
Construir e apresentar um portefólio em formato digital dos produtos ou serviços da organização, durante os processos de angariação de clientes
Criar novos produtos turísticos utilizando técnicas de criatividade e modelos de inovação adaptados à organização, e desenhar os planos de promoção necessários
Desenvolver campanhas de promoção digital em plataformas gratuitas ou remuneradas, associadas a motores de busca
Desenvolver e implementar estratégias de promoção e de relacionamento com clientes utilizando dispositivo móveis
Produzir e disseminar por meios digitais os conteúdos de texto, imagem, áudio ou vídeo necessários para a comunicação e promoção dos produtos da organização, a partir do plano de marketing
Propor o conjunto de ferramentas, redes e meios de comunicação presentes no ambiente digital mais adequado à implementação das ações de marketing digital da organização, sendo capaz de avaliar custos e potencialidades daquelas disponíveis
Selecionar as ferramentas gratuitas ou remuneradas capazes de fornecer informação à organização sobre o consumidor e o seu comportamento em ambiente digital, sistematizando essa informação de modo a apoiar as decisões na organização
Atitudes
Capacidade de agir em função de princípios éticos e deontológicos
Demonstrar capacidade analítica e pensamento lógico
Demonstrar capacidade criativa e capacidade de resolução de problemas
Demonstrar capacidade de comunicação em ambiente digital
Demonstrar capacidade de flexibilidade e adaptação e contextos profissionais
Demonstrar capacidade de planeamento e pensamento e delineamento de estratégias de comunicação
Demonstrar capacidade para integrar equipas de trabalho
Demonstrar potencial de aprendizagem e capacidade de explorar e de se adaptar às novas tecnologias
Demonstrar responsabilidade, iniciativa, autonomia e atitude positiva
Desmontrar capacidade de inovar e empreender

--
Marketing Digital no Turismo (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Audiovisuais e Produção dos Media (0213) 0213 5 0 0 4.17%
Design (0214) 0214 6 0 0 5%
Línguas e Literaturas Estrangeiras (0222) 0222 6 0 0 5%
Língua e Literatura Materna (0223) 0223 5 0 0 4.17%
Marketing e Publicidade (0342) 0342 55 0 0 45.83%
Direito (0380) 0380 4 0 0 3.33%
Estatística (0462) 0462 4 0 0 3.33%
Ciências Informáticas (0481) 0481 10 0 0 8.33%
Informática na Ótica do Utilizador (0482) 0482 5 0 0 4.17%
Turismo e Lazer (0812) 0812 20 0 0 16.67%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1620h 285h 0h 60
Semestral Tecnologias de Informação e Comunicação Geral e científica 0482 135h
 (HEP 75h)
0h 0h
5
Semestral Técnicas de escrita criativa Técnica 0223 135h
 (HEP 75h)
45h 0h
5
Semestral Métodos Quantitativos Aplicados Geral e científica 0462 108h
 (HEP 63h)
0h 0h
4
Semestral Marketing Digital Técnica 0342 162h
 (HEP 102h)
45h 0h
6
Semestral Língua Inglesa Geral e científica 0222 162h
 (HEP 102h)
0h 0h
6
Semestral Introdução ao Marketing Geral e científica 0342 135h
 (HEP 75h)
0h 0h
5
Semestral Geografia e Recursos Turístico Técnica 0812 162h
 (HEP 102h)
45h 0h
6
Semestral Fundamentos de Turismo Técnica 0812 108h
 (HEP 63h)
30h 0h
4
Semestral Edição imagem e vídeo Técnica 0213 135h
 (HEP 75h)
45h 0h
5
Semestral Direito da Informática Geral e científica 0380 108h
 (HEP 63h)
0h 0h
4
Semestral Design e Comunicação Técnica 0214 162h
 (HEP 102h)
45h 0h
6
Anual Comportamento do Consumidor Online Técnica 0342 108h
 (HEP 63h)
30h 0h
4
2º Ano 1620h 255h 0h 60
Semestral Produção de Conteúdos Web Técnica 0481 135h
 (HEP 75h)
45h 0h
5
Semestral Negócios em Turismo B2B Técnica 0342 108h
 (HEP 63h)
30h 0h
4
Semestral Mobile Marketing Técnica 0342 162h
 (HEP 102h)
45h 0h
6
Semestral Inovação e Desenvolvimento de Produtos Turísticos Técnica 0812 135h
 (HEP 75h)
45h 0h
5
Semestral Gestão de redes sociais Técnica 0481 135h
 (HEP 75h)
45h 0h
5
Semestral Estágio Em contexto de trabalho 0342 810h
 (HEP 810h)
0h 0h
30
Semestral Canais de Distribuição e Reserva Turística Técnica 0812 135h
 (HEP 75h)
45h 0h
5
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Diploma de técnico superior profissional
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 35
Total de alunos inscritos em simultâneo 75
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Peniche Campus 4 - Rua do Conhecimento, nº 4 35 75

--
Marketing Digital no Turismo (Percurso Geral) 120 ECTS
Diploma de técnico superior profissional
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 53
Total de alunos inscritos em simultâneo 100
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Peniche Campus 4 - Rua do Conhecimento, nº 4 35 75
Pombal Câmara Municipal de Pombal 18 30

--
Marketing Digital no Turismo (Percurso Geral) 120 ECTS
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)