Curso


Diploma de técnico superior profissional
Um dos seguintes conjuntos de áreas: Português
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 20
Total de alunos inscritos em simultâneo 40
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Aveiro Av. D. Manuel de Almeida Trindade - Santa Joana 20 40
Descrição geral Conceber, planear, implementar, gerir e avaliar soluções de comunicação digital e melhorar a rede de relacionamentos
Atividades principais
Analisar necessidades e tendências do mercado
Conceber e produzir conteúdos digitais, adaptados às necessidades da organização e do mercado nas diferentes plataformas tecnológicas
Coordenar, motivar e orientar equipas multidisciplinares de desenvolvimento de soluções de comunicação digital
Monitorizar, analisar e medir indicadores de performance, identificando ações com vista à melhoria dos resultados.
Planificar e conceber uma estratégia digital considerando o briefing inicial
Potenciar a divulgação de marcas através de ambientes de comunicação digital desenvolvendo estratégias que promovam um relacionamento eficaz entre a organização e os seus públicos alvo.
Selecionar instrumentos de comunicação digital no âmbito da estratégia global de marketing
Conhecimentos
Conhecimento especializado das novas tendências de comunicação
Conhecimento especializado de técnicas de comunicação tendo em conta os diversos cenários da web
Conhecimento especializado em marketing digital
Conhecimento especializado em software de edição de conteúdos web
Conhecimento especializado na pesquisa, seleção e integração da informação
Conhecimento fundamental da legislação aplicada aos meios de comunicação digital
Conhecimento fundamental dos meios de comunicação digital
Conhecimento fundamental em técnicas de análise de mercado
Conhecimento profundo das tecnologias de comunicação existentes
Conhecimentos especializados de comunicação
Conhecimentos especializados de instrumentos de trabalho em equipa
Conhecimentos especializados de técnicas de medição de resultados no âmbito da comunicação digital
Conhecimentos profundos dos processos de desenvolvimento de soluções de comunicação digital
Aptidões
Adequar meios e formatos de comunicação
Analisar públicos alvo e seus comportamentos
Aplicar a legislação em vigor no âmbito da estratégia e produção de soluções de comunicação digital
Avaliar campanhas de comunicação e resultados
Conceber um plano de comunicação
Criar instrumentos de divulgação de marcas
Identificar ações que promovam a melhoria contínua
Identificar conteúdos e formatos de comunicação
Identificar meios e recursos digitais
Identificar os canais de comunicação digital adaptados às organizações e aos seus públicos alvo
Identificar os modos de criação e difusão da informação
Integrar conteúdos em plataformas tecnológicas web
Planificar o desenvolvimento de soluções de comunicação digital
Produzir conteúdos para web
Selecionar conteúdos representativos das organizações e saber comunicá-los ao grupo alvo
Atitudes
Demonstrar capacidade argumentativa
Demonstrar capacidade de análise
Demonstrar capacidade de aprendizagem
Demonstrar capacidade de decisão
Demonstrar capacidade de iniciativa e pró-atividade
Demonstrar capacidade de inovação
Demonstrar capacidade de interpretação e adequação da legislação em vigor
Demonstrar capacidade de reflexão autónoma
Demonstrar capacidade de trabalho em equipa
Demonstrar capacidades criativas
Demonstrar empenho e assiduidade
Demonstrar espírito empreendedor
Demonstrar que reconhece os seus objetos e público-alvo

--
Comunicação Digital (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Audiovisuais e Produção dos Media (0213) 0213 63 0 0 52.5%
Línguas e Literaturas Estrangeiras (0222) 0222 5 0 0 4.17%
Língua e Literatura Materna (0223) 0223 7 0 0 5.83%
Marketing e Publicidade (0342) 0342 28 0 0 23.33%
Gestão e Administração (0345) 0345 8 0 0 6.67%
Direito (0380) 0380 3 0 0 2.5%
Informática na Ótica do Utilizador (0482) 0482 6 0 0 5%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1500h 286h 0h 60
Semestral Tecnologias no Marketing e Comunicação Digital Técnica 0482 150h
 (HEP 102h)
48h 0h
6
Semestral Técnicas de Expressão Escrita Digital: Oficina de Copywriting Técnica 0213 225h
 (HEP 153h)
70h 0h
9
Semestral Princípios, Técnicas e Estratégias gerais de Comunicação e Marketing Técnica 0342 175h
 (HEP 119h)
50h 0h
7
Semestral Princípios, Técnicas e Estratégias de Gestão de Empresas Geral e científica 0345 100h
 (HEP 68h)
0h 0h
4
Semestral Princípios, Técnicas e Estratégias de Comunicação e Marketing Digital Técnica 0342 225h
 (HEP 153h)
60h 0h
9
Semestral Inovação e Empreendedorismo na era Digital Geral e científica 0345 100h
 (HEP 68h)
0h 0h
4
Semestral Inglês Técnico Geral e científica 0222 125h
 (HEP 85h)
0h 0h
5
Semestral Direito e Media Técnica 0380 75h
 (HEP 51h)
10h 0h
3
Semestral Design da Comunicação Digital: Estética e Imagem Digital Técnica 0213 150h
 (HEP 102h)
48h 0h
6
Semestral Comunicação em Língua Portuguesa Geral e científica 0223 175h
 (HEP 119h)
0h 0h
7
2º Ano 1500h 224h 0h 60
Semestral Processos de Avaliação e Report na Comunicação Digital Técnica 0342 150h
 (HEP 102h)
40h 0h
6
Semestral Laboratório de Produção de Conteúdos: oficina multimédia com produção de produtos digitais Técnica 0213 450h
 (HEP 306h)
144h 0h
18
Semestral Estudos de Mercado: Oportunidades de Mercado e Inovação Técnica 0342 150h
 (HEP 102h)
40h 0h
6
Semestral Estágio Em contexto de trabalho 0213 750h
 (HEP 750h)
0h 0h
30
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Diploma de técnico superior profissional
Um dos seguintes conjuntos de áreas: Português
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 35
Total de alunos inscritos em simultâneo 70
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Aveiro Av. D. Manuel de Almeida Trindade - Santa Joana 35 70

--
Comunicação Digital (Percurso Geral) 120 ECTS
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)