Curso


Diploma de técnico superior profissional
Um dos seguintes conjuntos de áreas: Português; História; Biologia e Geologia
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 25
Total de alunos inscritos em simultâneo 50
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Aveiro Av. D. Manuel de Almeida Trindade - Santa Joana 25 50
Descrição geral Planear, elaborar, dinamizar e coordenar atividades pedagógicas e lúdicas, com vista à promoção de bem-estar e de desenvolvimento, da educação pessoal e social e do desenvolvimento de competências, junto de crianças e jovens em idade escolar, em contextos educativos e sociais diversificados, de acordo com princípios deontológicos e de valorização da formação humana.
Atividades principais
Acompanhar e promover o bem-estar global, a formação pessoal e social e o desenvolvimento cognitivo, sócio afetivo e psicomotor das crianças e jovens, em diferentes contextos educativos
Colaborar na inclusão das crianças e jovens com necessidades especiais, recorrendo a estratégias e recursos educativos que favoreçam o seu desenvolvimento integral
Colaborar no desenvolvimento de relações e interações positivas, quer entre as crianças e jovens acompanhados, quer com as suas famílias, favorecendo um clima de confiança, diálogo e apoio mútuo
Conceber, produzir e desenvolver recursos educativos de apoio a crianças e jovens, adequados ao nível de desenvolvimento e ao contexto de atuação
Gerir e atuar em situações de conflito decorrentes do processo de acompanhamento de crianças e jovens em contextos educativos
Integrar equipas multidisciplinares com funções orientadas para o apoio a crianças e jovens, colaborando na planificação, no desenvolvimento e na avaliação de atividades e de projetos
Planificar, gerir e dinamizar atividades pedagógicas, lúdicas, extracurriculares e de tempos livres especialmente orientadas para o desenvolvimento pessoal e social das crianças e jovens
Planificar, implementar e avaliar projetos de intervenção educativa com crianças e jovens, em diferentes respostas socioeducativas
Conhecimentos
Conhecimentos especializados das novas tecnologias de informação e comunicação com fins formativos
Conhecimentos especializados de diferentes formas de expressão (plástica, musical, dramática e motora) e atividades criativas e lúdicas com crianças e jovens
Conhecimentos especializados de métodos e de técnicas de intervenção socioeducativa
Conhecimentos especializados de planeamento, de implementação e de avaliação de projetos ou de atividades para crianças e jovens com ou sem necessidades específicas de formação
Conhecimentos especializados de processos de observação, de planificação e de avaliação de intervenção socioeducativa em contextos profissionais
Conhecimentos especializados de técnicas de animação específicas para desenvolvimento junto de crianças e jovens
Conhecimentos especializados de técnicas de orientação, apoio e supervisão de crianças e jovens
Conhecimentos especializados dos diferentes processos de prevenção e intervenção com crianças e jovens de risco
Conhecimentos especializados dos fundamentos psicológicos, sociais e afetivos das diferentes necessidades educativas específicas de crianças e jovens
Conhecimentos especializados dos processos de promoção da saúde e do bem-estar das crianças e jovens em contexto educativo
Conhecimentos especializados em métodos de educação em valores e de educação para a cidadania em contextos de diversidade cultural e de inclusão
Conhecimentos especializados sobre a forma como cada indivíduo comunica de modo diferente e das dinâmicas de relação entre os indivíduos e os grupos
Conhecimentos especializados sobre as etapas de desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e da personalidade desde o nascimento até à adolescência
Conhecimentos fundamentais de gestão de recursos e ambientes pedagógicos adequados para o nível de desenvolvimento e o contexto de atuação junto de crianças e jovens
Conhecimentos fundamentais de língua portuguesa e de língua estrangeira, ao nível da oralidade e da escrita
Conhecimentos fundamentais de mecanismos de proteção social e jurídica da infância que permitam uma intervenção consequente
Conhecimentos fundamentais do processo educativo, em geral, e dos processos de ensino-aprendizagem em particular (fins e funções sociais da educação)
Aptidões
Adaptar as atividades e os recursos às crianças e jovens com necessidades específicas de formação
Aplicar e avaliar projetos para crianças e jovens em colaboração com outros profissionais de diferentes áreas do saber
Conceber e preparar materiais de apoio socioeducativo adequados às diferentes faixas etárias com que desenvolvem a sua intervenção, mobilizando recursos artísticos e de multimédia
Criar, dinamizar e avaliar projetos ou atividades de caráter cultural, educativo, social, lúdico ou recreativo, em diferentes contextos socioeducativos
Gerir e mediar conflitos, em contextos de diversidade cultural e de inclusão
Identificar comportamentos de risco, agir na sua prevenção ou sinalizá-los às equipas técnicas adequadas
Implementar métodos e técnicas pedagógicas adequadas aos diferentes contextos
Potenciar o desenvolvimento dos fatores protetores no âmbito da prevenção de comportamentos de risco em crianças e ou jovens
Programar e aplicar técnicas de animação e dinamização de atividades dirigidas a crianças e jovens
Realizar atividades promotoras do bem-estar e do desenvolvimento de competências de crianças e jovens nos diversos momentos e nas rotinas do quotidiano de instituições de educação formal e não formal
Selecionar e aplicar os recursos pedagógicos mais adequados tendo em conta as características das crianças e dos jovens e os objetivos da intervenção
Selecionar, organizar, sistematizar e manter atualizada a informação relativa às atividades desenvolvidas
Utilizar estratégias de comunicação adequadas, orais e escritas, na língua materna e em língua estrangeira
Utilizar estratégias pedagógicas que facilitem os níveis de interação entre os participantes e de acordo com a intencionalidade educativa
Atitudes
Demonstrar autonomia na tomada de decisão e capacidade de iniciativa
Demonstrar capacidade de análise crítica sobre a prática profissional própria e de outros
Demonstrar capacidade de comunicação, adaptando a linguagem às características dos diferentes interlocutores
Demonstrar capacidade de organização e planificação
Demonstrar capacidade de polivalência, motivação e espírito de iniciativa
Demonstrar capacidade de trabalho e de cooperação em equipas multidisciplinares
Demonstrar colaboração, entreajuda, solidariedade e respeito pelo outro
Demonstrar criatividade na conceção e na implementação de atividades e de projetos socioeducativos
Demonstrar flexibilidade e capacidade de adaptação a diferentes situações e contextos
Demonstrar princípios e práticas de rigor, sentido profissional e comportamento ético
Manifestar capacidade relacional e de equilíbrio emocional, promovendo relações interpessoais adequadas

--
Acompanhamento de Crianças e Jovens (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Ciências da Educação (0142) 0142 10 0 0 8.33%
Línguas e Literaturas Estrangeiras (0222) 0222 4 0 0 3.33%
Língua e Literatura Materna (0223) 0223 6 0 0 5%
Psicologia (0311) 0311 15 0 0 12.5%
Sociologia e Outros Estudos (0312) 0312 5 0 0 4.17%
Ciência Política e Cidadania (0313) 0313 5 0 0 4.17%
Informática na Ótica do Utilizador (0482) 0482 4 0 0 3.33%
Serviços de Apoio a Crianças e Jovens (0761) 0761 67 0 0 55.83%
Trabalho Social e Orientação (0762) 0762 4 0 0 3.33%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1500h 210h 0h 60
Semestral Inglês Geral e científica 0222 100h
 (HEP 68h)
0h 0h
4
Semestral Gestão dos Ambientes Educativos Técnica 0142 150h
 (HEP 102h)
36h 0h
6
Semestral Educação para a Promoção da Saúde Técnica 0761 100h
 (HEP 68h)
24h 0h
4
Semestral Crianças e Jovens com Necessidades Específicas de Formação Técnica 0761 100h
 (HEP 68h)
24h 0h
4
Semestral Comunicação em Língua Portuguesa Geral e científica 0223 150h
 (HEP 102h)
0h 0h
6
Semestral Cidadania e Educação Geral e científica 0313 125h
 (HEP 85h)
0h 0h
5
Semestral Animação de Crianças e Jovens Técnica 0761 150h
 (HEP 102h)
36h 0h
6
Semestral Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Técnica 0482 100h
 (HEP 68h)
24h 0h
4
Semestral Relações Interpessoais e Dinâmica de Grupos Técnica 0311 125h
 (HEP 85h)
30h 0h
5
Semestral Psicologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente Geral e científica 0311 125h
 (HEP 85h)
0h 0h
5
Semestral Prevenção de Comportamentos de Risco em Crianças e Jovens Técnica 0761 150h
 (HEP 102h)
36h 0h
6
Semestral Perspetivas Sociológicas da Educação Geral e científica 0312 125h
 (HEP 85h)
0h 0h
5
2º Ano 1500h 180h 0h 60
Semestral Oficina da Expressão Físico Motora Técnica 0761 100h
 (HEP 68h)
24h 0h
4
Semestral Oficina da Expressão Artística (Dramática e Plástica) Técnica 0761 100h
 (HEP 68h)
24h 0h
4
Semestral Modelos de Intervenção Profissional Técnica 0761 125h
 (HEP 85h)
30h 0h
5
Semestral Estágio Em contexto de trabalho 0761 750h
 (HEP 750h)
0h 0h
30
Semestral Análise da Prática e dos Contextos Profissionais Técnica 0142 100h
 (HEP 68h)
24h 0h
4
Semestral Sistemas de Proteção Social Técnica 0762 100h
 (HEP 68h)
24h 0h
4
Semestral Projetos Socioeducativos Técnica 0311 125h
 (HEP 85h)
30h 0h
5
Semestral Oficina da Expressão Musical Técnica 0761 100h
 (HEP 68h)
24h 0h
4
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)