Conhecimentos |
Conhecimentos abrangentes de cartografia, orientação e navegação em atividades de turismo de natureza, desporto, aventura e náutica de recreio |
Conhecimentos abrangentes de empreendedorismo, marketing e de promoção turística, análise estratégica, orçamentação e gestão de empresas turísticas |
Conhecimentos abrangentes de línguas estrangeiras |
Conhecimentos abrangentes de oceanografia e meteorologia, nomeadamente sobre interpretação das características físicas e químicas dos oceanos e da atmosfera, bem como da sua aplicação às pescas e às atividades marítimo-turísticas |
Conhecimentos abrangentes sobre animação turística, tendências atuais e em termos de interpretação da paisagem e património natural em atividades marítimo-turísticas |
Conhecimentos abrangentes sobre infraestruturas portuárias, atividades náuticas, logística, e suas entidades gestoras |
Conhecimentos abrangentes sobre os recursos naturais aquáticos, atividades associadas, bem como dos principais temas atuais sobre a sua conservação, sustentabilidade e gestão ambiental |
Conhecimentos especializados da segurança básica e gestão do risco, primeiros socorros e resgate em meio aquático |
Conhecimentos especializados de observação e amostragem de recursos vivos e ou parâmetros ambientais |
Conhecimentos especializados dos processos de comunicação, relacionamento interpessoal a nível organizacional, protocolo e etiqueta, regras e boas práticas em atividades marítimo-turísticas |
Conhecimentos especializados em náutica de recreio e tecnologia da pesca, incluindo aspetos da seletividade das artes de pesca |
Conhecimentos fundamentais de instrumentação científica utilizada em investigação e desenvolvimento |
Aptidões |
Avaliar as condições físicas e ambientais do terreno, identificar os principais parâmetros meteorológicos, fluviais e oceanográficos |
Elaborar informação turística que valorize e divulgue o património ambiental de uma região |
Executar processos e manobras a bordo de uma embarcação de recreio |
Executar tarefas de observador e ou amostrador |
Identificar artes de pesca, tipo de embarcações e relacionar tecnologia de pesca associada, de acordo com padrões internacionais |
Interpretar, implementar e melhorar planos de resposta a situações de segurança, gestão do risco e técnicas de salvamento em meio aquático |
Planear atividades e acolher participantes em segurança, de acordo com regras de etiqueta e boas práticas |
Planear, organizar e realizar atividades de turismo de natureza, desporto e aventura, no contexto das atividades marítimo-turísticas, no estrito cumprimento das normas de qualidade prescritas e em função da concorrência, segmentos, época do ano e recursos |
Preparar, operar e coordenar a manutenção de instrumentos técnico-científicos |
Propor ações concretas que contribuam para a conservação e sustentabilidade dos ecossistemas aquáticos |
Propor ações para minimizar impactes ambientais decorrentes das atividades de turismo de natureza, desporto e aventura |
Selecionar e usar técnicas de orientação e de navegação no terreno, bem como interpretar cartas sinópticas, fluviais e oceanográficas |
Usar sistemas de registo de dados para monitorização e gestão de ecossistemas aquáticos |
Atitudes |
Demonstrar brio profissional, adotar princípios éticos e deontológicos, respeitando o âmbito e os limites da sua atuação profissional |
Demonstrar capacidade de adaptação à evolução de procedimentos e tecnologias, bem como uma capacidade de reflexão crítica sobre a atividade profissional, numa ótica de desenvolvimento e de melhoria contínua das suas competências profissionais |
Demonstrar capacidade de comunicação interpessoal, intercultural e intergeracional, de forma profissional e cativante, em termos orais e de escrita |
Demonstrar capacidade de planificar, organizar, gerir trabalho e tomar decisões de forma autónoma |
Demonstrar capacidades de valorização e proteção ambiental, cultural e social no que respeita à conservação da biodiversidade e da sustentabilidade dos recursos naturais |
Demonstrar dinamismo e autonomia para identificar as oportunidades e potencialidades de desenvolvimento local |
Demonstrar uma atitude ambiental e socialmente responsável no planeamento de atividades ou eventos |
Demonstrar uma atitude responsável no desenvolvimento de atividades marítimo-turísticas, investigação, conservação e educação ambiental, com segurança, em função das condições fluviais, oceanográficas e meteorológicas |
Ser criativo e capaz de inovar |